terça-feira, 30 de janeiro de 2018

QUE DESGRAÇA FOI ESSA?

Bah, perdeu Ipirá! Bah, caiu Ipirá! Nota da CV (Câmara de Vereadores): “...votadas e aprovadas por unanimidade dos edis, emendas que destinariam parte do orçamento municipal para a reforma da Casa dos Estudantes e do Mercado de Artes...”

A administração municipal rebate com uma nota da PM (Prefeitura Municipal):”... e os vereadores que assinam a reportagem que ora contestamos, propuseram emendas que são proibidas pela lei...”

Nota da CV:”... Os valores estabelecidos no orçamento foram de um milhão de reais para a reforma da Casa dos Estudantes e um milhão de reais para a reconstrução do Mercado de Artes. O prefeito fez um veto a Emenda Aditiva Nº 05/2017, foi aos recurso...”

Nota da PM:”... diferente do noticiado, o orçamento citado tanto para a reforma da casa dos estudantes quanto para a reconstrução da praça do mercado das artes está sim garantido para 2018...”

Nota da CV:”... para a surpresa de todos, o prefeito municipal Marcelo Brandão (DEM) sancionou o projeto aprovado com vetos as emendas colocadas pela bancada de oposição...”

Nota da PM:”... o projeto de lei do orçamento para o ano de 2018 que foi encaminhado à Câmara Municipal já continha previsão para tais propósitos. É nesse sentido que justificou-se o veto às emendas contrárias à legislação, conforme mensagem que acompanhou o veto...”

Estão observando o tamanho da encrenca. Quem tem farinha no saco? Quem está com razão? O prefeito ou os vereadores? Continuando com o bafafá.

Nota da PM:”... Dessa forma, estabelecer a priori parâmetros para a fixação de despesas, segundo sua natureza de gasto, individualizando-a de tal forma, deixando a peça orçamentária pulverizada... Por essa razão, propõe-se veto aos dispositivos em questão...”

Nota da CV:”... Estes recursos sairiam da verba destinada ao gabinete do prefeito municipal...”

A minha interpretação é que mexeram num ninho de jacu cheio de marimbondos de fogo.

Nota da PM:”...sem levar em consideração as prioridades a ser atendida, contraria o interesse público, por flexibilizar a alocação dos recursos, dificultando o atendimento das demandas da sociedade...”

Pergunto eu: Casa do Estudante e Mercado de Arte não é interesse publico e uma demanda da sociedade de Ipirá?

Nota da PM:”... só podemos imaginar que a oposição, demonstrando total falta de compromisso com a população e desconhecimento da legislação orçamentária do país, procura criar polêmicas para tentar obscurecer os grandes avanços que vem passando o município de Ipirá com esta gestão...”

Meu espanto:”... grandes avanços que vem passando o município de Ipirá com esta gestão!” Sou obrigado a tomar dois litros de garapa, com litro e meio de cachaça e duas caixas de Rivotril.

Nota da PM:”... Infelizmente, os vereadores que buscaram criar essa polêmica... tentaram tumultuar e criar dificuldades para a atual gestão, assim como fizeram no projeto de lei que alterava o código tributário do município, um código defasado que dificulta o desenvolvimento da cidade de Ipirá...”

Para mim acabou o segredo, até que enfim, consegui descobrir quem trava o desenvolvimento de Ipirá. São os vereadores de Ipirá. Eles tumultuaram o Código Tributário. São eles e eu pensava que o Capeta  tinha enterrado um jegue em cada canto da cidade.

Nota da PM:”... A gestão ORGULHO DE VIVER AQUI esclarece ainda, Reiteramos, mais uma vez, que estão garantidos no orçamento as previsões para a reforma da casa e reconstrução da praça do mercado, mesmo sabendo que os recursos financeiros podem não ser suficientes, em virtude da não aprovação do novo código tributário no exercício de 2017. Porém, todos os esforços serão realizados para realização dessas obras...”

Eu pensando em ‘Tranca-Rua’ bem na hora que baixou o ‘santo’ do prefeito Marcelo Brandão dizendo nas entrelinha da nota que, os recursos financeiros não são suficientes para a Casa do Estudante e o Mercado; que Ipirá não consegue nem uma agulha dos governos federal e estadual; daí não tem outro jeito, alguém tem que chimbar e não vai ser seu gabinete; não pode nem passar vaselina, tem que meter a peixeira no pescoço da população de Ipirá para tirar dinheiro, fazer dinheiro e bambá de qualquer jeito, pois ele está pensando que o povo de Ipirá está nadando em grana e facilidades. É o preço que se paga.

É o preço que se paga para se manter mordomia, boa vida e pensamento megalomaníaco. Eu quero terminar dizendo uma inverdade: Ipirá não suporta mais bancar essa politicagem do jacu e do macaco. 

Para, encerrar, com a mais pura verdade, encontrada na Nota da Prefeitura Municipal de Ipirá: “...Importante lembrarmos aos nossos edis, a obrigação que todos nós que fomos eleitos temos com a população da nossa cidade em difundir apenas a verdade, e o compromisso com uma gestão séria nos parâmetros da lei.”

sábado, 27 de janeiro de 2018

PREFEITO MB 2017, BOM DE FESTA!

Pense num prefeito bom de festa! Pensou em: Marcelo Brandão. Neste quesito o homem é bom todo, é um Zé Festinha. É prefeito série A .

Quem diz isso é o FLUXOGRAMA, o medidor de eficiência em gestão pública. O FLUXOGRAMA está querendo furar os olhos do prefeito e colocou mais dez festas para o prefeito realizá-las.

Anote a listagen:
1  1.Festa da FM,
       22Arraiá do Camisão,
3.    Micaretão do Marcelão,
4 Cavalgada em Nova Brasília,
5 Festa do Couro,
6 Gincana Setembro,
7, Gincana Outubro,
8. Expo Ipirá,
9. Festival da Juventude,
10. Festival de Verão,
11.Revèillon 2018,
12. Festa,
13. Festinha,
14. Festona,
15 Festança.

No assunto FESTA, o prefeito Marcelo Brandão tirou de letra no seu primeiro ano: realizou uma das melhores Micaretas do interior da Bahia, mesmo com micareta estando fora da moda e do orçamento de qualquer prefeitura. Fez um bom São João e um Revèillon 2017 nos conformes da realidade financeira do erário público.

Coloque aí trinta festas num ano, numa administração que faltam três anos teremos um total de noventa festas. Qual foi o prefeito que alcançou essa marca? Esse homem vai salvar Ipirá.

O prefeito Marcelo Brandão tem uma preocupação muito grande com o desenvolvimento de Ipirá e ele quer, por que quer, transformar isso aqui num pólo turístico. Em suas três grandes festas não conseguiu atingir esse patamar. Estamos no aguardo dos turista, até agora nada.

“Festa deixa muito” diz o prefeito. Mas, o prefeito Marcelo Brandão procura dar uma oportunidade ao trabalho informal de ganhar uma grana do dinheiro que vem de fora, mas a coisa é tão difícil e limitada, que nada é nada. No nosso caso, deixou muito pouco, o faturamento dos ambulantes foram números precários, próximos do ridículo.

Aliás, quem mais atrapalha é o local da festa. Ipirá não tem local apropriado para festas, que são realizadas no mesmo espaço onde eram feitas as festas da década de 80 do século  XX . É a marca do atraso. Não evoluiu para suportar um mega evento do prefeito Marcelo Brandão. Quem vem de fora sofre um desconforto terrível; quem sabe disso, cá não vem.

o prefeito só pensa numa Ipirá alegre e com felicidade plena, mesmo com os baixos e vergonhosos índices sociais que atropelam o nosso município.

Incentivo não falta. Tem como Ipirá fazer um evento com e para 30 mil turistas? Tem. Basta o prefeito pegar dois milhões do dinheiro público e bancar um show de 2h, com toda estrutura, da cantora Anita. Pense, num show estourado! Não tem como não entrar dinheiro de fora.

Se isso aí não deixar o povo de Ipirá com muito bambá no bolso, podemos tirar o cavalinho da chuva, porque vai contraditar com essa idéia de festa para injetar grana nova no município, que é coisa da cabeça do prefeito.

Festa traz alegria e euforia. Na festa rola grana, um pouquinho aqui, um pouco ali. De grão em grão, as atrações enchem o bolso. Pelo superfaturamento, os contratantes embolsam x mil reais e os organizadores dão uma boa mordida. A prefeitura banca a conta de milhões e a mula sem cabeça (Ipirá) fica dando pinote quando recebe esporada no vazio.   

FLUXOGRA retornará em janeiro de 2019. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PREFEITO MB 2017 - ESCORREGOU NUMA CASCA DE BANANA!

FLUXOGRAMA (pensa assim): “Deixa essa cara de prefeito marrento e vai trabalhar, senão eu vou furar teus olhos!”

PREFEITO MB (pensa assim): “Chega pra lá fluxograma peba, eu vou ser o maior prefeito dessa terra!”

Na avaliação do gestor temos que ter por base fatos concretos. O que está fazendo o gestor e o que pretende fazer? Voltarmos ao Programa de Governo apresentado nas eleições. FLUXOGRAMA aborda a prestação dos serviços públicos, com qualidade Nota DEZ; sem qualidade e ineficiente é ZERO na cabeça.

1.     EDUCAÇÃO.

O Programa do prefeito Marcelo começa assim: “Educação – fator essencial do crescimento”

(a) “A nova administração de Ipirá vai criar um serviço móvel de reparos exclusivo para a educação. sem qualquer burocracia para que não haja queda na qualidade do serviço de educação prestado, ou qualquer atraso no ano letivo.”

(b) “A administração vai prestigiar o mérito dos estudantes. Será lançado o projeto “VALEU”. uma viagem cultural e de lazer para um ponto da Bahia e do Brasil.”

(c) “Será também ampliado e melhor estruturado o curso de alfabetização de adultos.”

(d) “O bem-estar das crianças carentes com as creches será privilegiado. Teremos boa alimentação e horários compatíveis com o trabalho das mães.”

SUA OPINIÃO – O que você acha?

 2.     SAÚDE.

O Programa do prefeito Marcelo começa assim: “Meta – uma saúde eficiente.”

“Vamos buscar um sistema de saúde municipal que prestigie a pessoa, o ser humano. Temos conhecimento das dificuldades nessa área. pretendemos tornar o atendimento médico-odontológico mais eficiente para a nossa gente.”

“Revitalização dos serviços de Saúde e Educação. Reorganização da política de prioridade para os serviços públicos essenciais com imediato diagnóstico de carências essenciais e operacionalização de ações emergenciais de atendimento de saúde e a educação e com recuperação de recursos físicos e material necessário.”

(a) “As crianças deverão ter uma assistência diferenciada. O Centro Médico de Ipirá passará a ser o Centro Médico Pediátrico, com médicos, diariamente, para consultas tratamentos específicos e emergências médicas.”

(b) criar um Centro de Diagnóstico, onde a comunidade contará com profissionais das mais variadas especialidades e com bom atendimento,

(c) “É ponto pacífico, sem mais discussão, a aquisição de uma UTI móvel. Ela estará pronta a qualquer hora para atender casos de extrema gravidade. Buscaremos a verdadeira implantação do serviço SAMU para Ipirá. Renovaremos a frota de ambulâncias, toda zona rural esteja coberta por esse serviço de remoção de pacientes.”

(d) “Os serviços odontológicos serão intensificados.”

(e) “O Hospital Municipal deverá sofrer uma reformulação geral para melhor atender você. Construiremos uma ala especial para crianças de até 12 (doze) anos, Será instalado no HMI o Núcleo Geriátrico para atendimento de idosos, inclusive com fisioterapia.”

(f) “A Zona Rural terá uma assistência médico-odontológica eficaz, ampliada para todas as localidades do município. Serão adquiridas unidades móveis de saúde.”

(g) “Serão instalados Postos de Saúde em bairros mais distantes do centro da cidade, para realização de pequenos atendimentos.”

(h) “PSFs, cuja a implantação em todos os povoados e distritos é meta a ser buscada.”

MINHA OPINIÃO: Um fato concreto: uma senhora teve uma fratura, aqui em nossa cidade. Na UPA não tinha como tirar uma radiografia, mas levou uma radiografia tirada aqui na cidade para Feira de Santana, ao entregá-la ao médico, ouviu: “isso aqui não serve pra nada” e jogou-a na lata do lixo. A paciente necessitava fazer uma cirurgia. Lastimável, mas a nossa cidade não tira uma radiografia com visibilidade. Inacreditável! O melhor atendimento de saúde em Ipirá está em colocar o paciente numa ambulância e enviá-lo para um grande centro. Demonstra atraso e falta de cidadania, mas rende voto.  

 3.      SEGURANÇA.

Está escrito no Progrma do prefeito Marcelo: “A segurança pública é um desafio, na sede e no interior do município. Sabemos das deficiências do Governo do Estado. E sentimos aqui os problemas crônicos e, por isso, vamos buscar solução.” 

( a) “É nosso desejo criar a Guarda Municipal, treinada, armada e monitorada, para garantir a segurança, no apoio à Polícia Militar, na sede e na zona rural,”

(b) “Deflagração da operação “Ipirá em paz”, com serviço de inteligência, prevenir e reprimir os assaltos nas estradas e outras ações criminosas que ponham em risco a tranqüilidade da população.”

(c)  “Equipes de rondas nas estradas rurais e entradas dos distritos, em comunicação com as polícias civil e militar através de uso de novas tecnologias.”

(d) - lutar pela implantação de Postos Policiais nos distritos, observada a prioridade segundo as estatísticas;

(e) - Apoio as ações das polícias civil e militar através de convênios de cooperação,

 SUA OPINIÃO: O que você acha?

4.    EMPREGO & RENDA.

Lembrando a juventude, não podemos nos afastar do tema geração de emprego e renda. Vamos fazer o melhor por nossa terra.

(a)  “A geração de emprego em Ipirá será o nosso objetivo na busca incansável no governo estadual, federal e iniciativa privada. A juventude precisa trabalhar.”

(b) “As grandes festas serão por certo o nosso ponto alto de lazer e geração de renda.’’

SUA OPINIÃO: O que você acha?
   
 5. LIMPEZA PÚBLICA.

(a) “A limpeza pública. O atual sistema será ampliado, com a inclusão da coleta de entulho e a erradicação do mato nos terrenos inabitados na periferia da cidade.”

(b) “Quanto à coleta de lixo na sede do município, deverão ser implantados depósitos de coleta seletiva, para recolhimento em horários pré-estabelecidos. “

(c)  “Será criada a Diretoria de Pequenos Reparos que, dotada de veículo e pessoal especializado, vai reparar com a urgência necessária e sem deixar acúmulo, o que torna exorbitante o custo, como buracos, meio-fio quebrado, calçamento cedendo, capina, retirada de animais da via pública,”

(d) “As metas principais dessa Secretaria serão o esgotamento sanitário, pavimentação e asfaltamento de ruas.”

(e) “Projeto Viver Bem.”

MINHA OPINIÃO: O entulho não deve ser obrigação do Poder Público, mas de quem faz o reparo ou a construção; deve ser, como é em qualquer cidade que se respeita. Tem uma coisa que ninguém pode negar: Não chegamos à ERA do Saneamento Básico, somos uma cidade arrodeada por esgoto à Céu Aberto por todos os lados.        
 6.  ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

(a) “A iluminação pública deverá ser ampliada. O serviço será terceirizado e nenhum ponto de zonas urbanas ficará no escuro.”

MINHA OPINIÃO: A Praça da Bandeira apresenta pontos de escuridão por falta de uma lâmpada de trinta reais. Será que essa prefeitura vai ter tanto dinheiro para terceirizar tantos serviço?

7.  DESENVOLVIMENTO SOCIAL – “Nossa maior paixão”

“As carências da população devem ser prioridades. Cabe ao poder público tentar de todos os meios supri-las. Esse é o nosso entendimento. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ipirá vai manter um cadastro sempre atualizado de famílias carentes, verdadeiramente carentes, para as quais serão destinados os benefícios.”

(a) “A vontade de viver bem dos idosos também será prioridade, somando-se ao núcleo geriátrico que será implantado no HMI.”

(b) “A nova administração criará o Expresso da Cidadania.”

(c)  “A Secretaria de Desenvolvimento Social manterá uma ambulância exclusiva para o transporte de gestantes do interior à sede do município,”

MINHA OPINIÃO: O IDHM de Ipirá é vergonhoso e o prefeito sozinho não será o Salvador da Pátria.

8. ESPORTE, CULTURA & LAZER.

“É compromisso: A juventude terá destaque na nossa administração.”

  a) “O nosso governo vai com muito prazer, dar vida ao Campeonato Municipal, como nos bons tempos, a Seleção de Ipirá, É Ipirá crescendo no futebol.”

(b) “A Prefeitura de Ipirá vai contratar professores das mais variadas práticas esportivas, para fomentar nas quadras da cidade a prática do vôlei, basquete, futebol, handebol, entre outras. Esses professores terão também a função de formar equipes e campeonatos, para mobilizar a comunidade e os bairros, assim como levar a disputa para outros municípios.”

SUA OPINIÃO: O que você acha?

9. DESENVOLVIMENTO RURAL– “A força que vem do campo”

“Cremos, como cidadão de Ipirá que sente de perto as dificuldades dos proprietários rurais, que com a conjugação dos quatro fatores água, energia elétrica, estradas e segurança, a vida do homem do campo vai melhorar acentuadamente. Esse é o nosso desejo.”

“O nosso governo, para a zona rural, vai priorizar quatro ações básicas: água, energia elétrica, estrada e segurança.”

SUA OPINIÃO: O que você acha?

10. FINANÇAS - Gestão Responsável Gera Desenvolvimento.

  “A área financeira de uma empresa pública ou privada é a espinha dorsal do seu funcionamento.”
   
“Garantindo uma administração serena, eficiente, responsável”

(a) “Para que se viabilize um controle austero de gastos, o que irá propiciar grande economia e uma melhor aplicação dos recursos.”

(b) “Estabeleceremos uma planilha mensal de pagamento que priorizará, com base na média de arrecadação, o pagamento da folha de funcionários,”

(c)  “Prioridade fica por conta das despesas de manutenção geral e pagamento a fornecedores, tendo as compras critérios rígidos,”

(d) “Setor de tributos, que passará por um processo de reestruturação, com aperfeiçoamento e treinamento de pessoal, viabilizando o aumento da arrecadação”

(e) “Setor de compras, para monitoramento total, com prioridade para o comércio local,”

(f)   “Controle de gastos, inviabilizando a ultrapassagem da despesa sobre a receita.”

SUA OPINIÃO: O que você acha?

“É nossa intenção dotar da melhor estrutura possível todas as regiões do município, detectando os problemas e buscando soluções que sejam possíveis e atendam aos anseios da população.”

“Realização de obras de infra-estrutura, urbanização e jardinagem dos acessos de entrada da cidade e dos principais entroncamentos para os distritos com respectiva sinalização. Ainda em relação à entrada da cidade, iluminação, paisagismo e sinalização;”

“Com o tempo, a administração pública vem se tornando mais complexa em virtude das fontes de captação de recursos e do maior número de obrigações, o que exige especial aptidão e perseverança do gestor e sua equipe de colaboradores. O aperfeiçoamento da legislação, que vem procurando melhor dimensionar os gastos públicos no sentido de ver aplicados de maneira eficaz os recursos disponíveis, também é fator que requer do administrador atenção, para moldar a sua atuação às determinações legais.”

TUDO ISSO, ESTÁ ESCRITO NO LIVRINHO.