MENGÃO CAMPEÃO
Estou voltando a postar em meu blog e queria fazê-lo em grande estilo. Pelo menos é o que pretendo. Poderia colocar um artigo sobre a política local, contemplando, principalmente, aqueles que só pensam, ansiosamente, em 2012, querendo ultrapassar a todo galope 2010; poderia focar a quadrilha de intocáveis que opera em Brasília, com dinheiro pegando picula nos bolsos, cuecas e meias, só para o grandioso ato solidário de distribuir Panetone aos necessitados; ou até mesmo, sobre a grandiosa, esperada e ressuscitada obra do matadouro de Ipirá; mas sem preâmbulos, prefiro uma notícia surrada, de duas semanas passadas, velha como ela só, superada e demasiadamente sem interesse: “MENGÃO CAMPEÃO”.
Vou começar pela cervejada, ou melhor, pelo ritual propagandístico da cerveja patrocinadora da Copa do Mundo, que coloca em cena um exército de homens que se apresentam em desafio, numa carga emotiva voluntariosamente exacerbada e inflamada. As armaduras de ferro fecham-se. O exército de armaduras está a posto para o que der e vier.
“2010 tá chegando”, “é o ano da copa”, continua “Que a seleção fosse prá copa, como se vai prá uma batalha”, vai adiante “Jogadores que lutem em campo como a gente luta na vida”, tem mais “Uma derrota pode ser humilhante, decepcionante, inaceitável”, complementa, “Perder nunca”, e afirma “Se perder uma partida, eu quero a volta por cima”, e “Uma derrota pode derrubar uma lágrima, mas não quero isso”, “Quero jogadores que lutem em campo”, e com um grito “Quero guerreiros” e “Vamos pra guerra juntos”, e fecha “Somos 190 milhões de guerreiros”. Tudo isso, é um incentivo à violência e ao orgulho. Tem que ser guerreiro, hexa e vencedor. “Tenho orgulho de defender essa causa” é a última citação.
O inimigo exército bárbaro aparece; as fisionomias são grotescas e demonstram marcas impiedosas de ódio e violência nas faces; a raiva é um pressuposto transparente. A marcha traz em si um convite ao combate: “É uma batalha para guerreiros”. Um simples jogo de futebol é transformado em guerra. O clima criado é favorável ao desafio, ao embate. A esportividade transcende para a batalha, guerra, ferocidade e barbárie. A intencionalidade é plantar o nacionalismo exacerbado, a agressividade, o orgulho, o chauvinismo chulo e a competição crua. O clima criado, ou mesmo a realidade, é favorável ao desafio e ao embate. A emoção excede canalizando a força bruta. Afloram os instintos mais primitivos. É um puro apelo ao sentimento e ao emocional. Vislumbrar e plantar sistematicamente uma mensagem subreptícia com uma ideologia de “vencer ou vencer” e a idéia de que “sou brasileiro, sou guerreiro” e não querer uma atitude correspondente é chover no molhado e aí vai ter.
Produzem um ambiente em que o campo de futebol vira campo de batalha, e uma simples partida de futebol vira um chamamento para uma guerra, ganhando uma dimensão que ultrapassa a realidade.A música tem tonalidade grave e compassada. O gestos são marcantes e fortes, com vibrações agressivas e violentas. A voz manifesta tensão. A imagem é forte, puxando pela emoção. A caricatura dos adversários é pontilhada como um exército bárbaro e violento. Impera o campo de batalha em lugar do campo de futebol.
Quando se cria uma expectativa muito além da realidade da vida e uma simples partida de futebol vira uma decisiva batalha numa sociedade que sucesso é sinônimo de vencedor, os perdedores não suportam uma derrota de maneira esportiva, “é uma derrota na vida” e os guerreiros não podem se submeterem à derrota, muito menos aceitarem uma derrota, “têm que dar a volta por cima”.
O Fluminense atrasou 20 minutos com a intenção de, é bom que se diga, se o jogo do Botafogo com o Palmeiras continuasse empatado, fazer um “jogo de compadres”, um “anti-jogo” com o Coritiba , o empate entre os dois serviria para ambos, seria aquele joguinho “segura a onda compadre, esse empate deixa nós dois na primeirona, prá que correria”. Nem tudo acontece como se quer, o Botafogo fez o segundo gol e o jogo do Couto Pereira virou um inferno. O caldeirão do diabo estava para estourar. O tempo passava e os jogadores do Fluminense prendiam a bola, caíam, faziam cera. Os guerreiros do Curitiba forçavam, jogavam seus derradeiros esforços, só a vitória interessava, não deu, não foi possível, restavam os guerreiros das arquibancadas que estavam dopados emocionalmente pelas circunstâncias, e como se sabe, guerreiro não aceita a derrota e partiu para “dar a volta por cima”.
Em 1950, o Maracanã, com mais de 100 mil pessoas, calou, chorou, frustrou-se e suportou a derrota. Não tenho notícias de quebra-quebra. Em 2014, quando um simples jogo de futebol, não for mais um simples jogo de futebol, e sim, uma batalha, por propaganda e outros meios, eu posso dizer, mesmo não tendo bola de cristal, que uma derrota será insuportável e aí a gringolhada terá que segurar o fiofó, porque o pescoço estará por um fio. Com tudo isso:”O MENGÃO É CAMPEÃO”.
Estou voltando a postar em meu blog e queria fazê-lo em grande estilo. Pelo menos é o que pretendo. Poderia colocar um artigo sobre a política local, contemplando, principalmente, aqueles que só pensam, ansiosamente, em 2012, querendo ultrapassar a todo galope 2010; poderia focar a quadrilha de intocáveis que opera em Brasília, com dinheiro pegando picula nos bolsos, cuecas e meias, só para o grandioso ato solidário de distribuir Panetone aos necessitados; ou até mesmo, sobre a grandiosa, esperada e ressuscitada obra do matadouro de Ipirá; mas sem preâmbulos, prefiro uma notícia surrada, de duas semanas passadas, velha como ela só, superada e demasiadamente sem interesse: “MENGÃO CAMPEÃO”.
Vou começar pela cervejada, ou melhor, pelo ritual propagandístico da cerveja patrocinadora da Copa do Mundo, que coloca em cena um exército de homens que se apresentam em desafio, numa carga emotiva voluntariosamente exacerbada e inflamada. As armaduras de ferro fecham-se. O exército de armaduras está a posto para o que der e vier.
“2010 tá chegando”, “é o ano da copa”, continua “Que a seleção fosse prá copa, como se vai prá uma batalha”, vai adiante “Jogadores que lutem em campo como a gente luta na vida”, tem mais “Uma derrota pode ser humilhante, decepcionante, inaceitável”, complementa, “Perder nunca”, e afirma “Se perder uma partida, eu quero a volta por cima”, e “Uma derrota pode derrubar uma lágrima, mas não quero isso”, “Quero jogadores que lutem em campo”, e com um grito “Quero guerreiros” e “Vamos pra guerra juntos”, e fecha “Somos 190 milhões de guerreiros”. Tudo isso, é um incentivo à violência e ao orgulho. Tem que ser guerreiro, hexa e vencedor. “Tenho orgulho de defender essa causa” é a última citação.
O inimigo exército bárbaro aparece; as fisionomias são grotescas e demonstram marcas impiedosas de ódio e violência nas faces; a raiva é um pressuposto transparente. A marcha traz em si um convite ao combate: “É uma batalha para guerreiros”. Um simples jogo de futebol é transformado em guerra. O clima criado é favorável ao desafio, ao embate. A esportividade transcende para a batalha, guerra, ferocidade e barbárie. A intencionalidade é plantar o nacionalismo exacerbado, a agressividade, o orgulho, o chauvinismo chulo e a competição crua. O clima criado, ou mesmo a realidade, é favorável ao desafio e ao embate. A emoção excede canalizando a força bruta. Afloram os instintos mais primitivos. É um puro apelo ao sentimento e ao emocional. Vislumbrar e plantar sistematicamente uma mensagem subreptícia com uma ideologia de “vencer ou vencer” e a idéia de que “sou brasileiro, sou guerreiro” e não querer uma atitude correspondente é chover no molhado e aí vai ter.
Produzem um ambiente em que o campo de futebol vira campo de batalha, e uma simples partida de futebol vira um chamamento para uma guerra, ganhando uma dimensão que ultrapassa a realidade.A música tem tonalidade grave e compassada. O gestos são marcantes e fortes, com vibrações agressivas e violentas. A voz manifesta tensão. A imagem é forte, puxando pela emoção. A caricatura dos adversários é pontilhada como um exército bárbaro e violento. Impera o campo de batalha em lugar do campo de futebol.
Quando se cria uma expectativa muito além da realidade da vida e uma simples partida de futebol vira uma decisiva batalha numa sociedade que sucesso é sinônimo de vencedor, os perdedores não suportam uma derrota de maneira esportiva, “é uma derrota na vida” e os guerreiros não podem se submeterem à derrota, muito menos aceitarem uma derrota, “têm que dar a volta por cima”.
O Fluminense atrasou 20 minutos com a intenção de, é bom que se diga, se o jogo do Botafogo com o Palmeiras continuasse empatado, fazer um “jogo de compadres”, um “anti-jogo” com o Coritiba , o empate entre os dois serviria para ambos, seria aquele joguinho “segura a onda compadre, esse empate deixa nós dois na primeirona, prá que correria”. Nem tudo acontece como se quer, o Botafogo fez o segundo gol e o jogo do Couto Pereira virou um inferno. O caldeirão do diabo estava para estourar. O tempo passava e os jogadores do Fluminense prendiam a bola, caíam, faziam cera. Os guerreiros do Curitiba forçavam, jogavam seus derradeiros esforços, só a vitória interessava, não deu, não foi possível, restavam os guerreiros das arquibancadas que estavam dopados emocionalmente pelas circunstâncias, e como se sabe, guerreiro não aceita a derrota e partiu para “dar a volta por cima”.
Em 1950, o Maracanã, com mais de 100 mil pessoas, calou, chorou, frustrou-se e suportou a derrota. Não tenho notícias de quebra-quebra. Em 2014, quando um simples jogo de futebol, não for mais um simples jogo de futebol, e sim, uma batalha, por propaganda e outros meios, eu posso dizer, mesmo não tendo bola de cristal, que uma derrota será insuportável e aí a gringolhada terá que segurar o fiofó, porque o pescoço estará por um fio. Com tudo isso:”O MENGÃO É CAMPEÃO”.
Prezado Agildo:
ResponderExcluirPrimeiro é um prazer comentar em seu blog. Tudo que você postou, revela a mais pura e cruel realidade em que se tornou o futebol mundial. Mortes, violência e destruição, são consequências de uma elite mal preparada e interesseira que comanda o futebol, principalmente no Brasil. É simplesmente ridícula a campanha da "cervejaria" (ou selvageria). E pensar que o conceituado jornal "O Estado de São Paulo" enfrenta neste momento,uma censura absurda em favor de político corrupto.
Grande abraço professor,
REN@TO S@NTOS
http://renatoipira.blogspot.com
rsrsrs...Saudações Agildo...obrigado por nos proporcionar o prazer da leitura em seu blog,suma mais não, como sabe, vivemos num lugar onde poucas pessoas se propõem a discutir a cidade...reflexo do capitalismo selvagem fazendo o que sempre fez, grande apelo midiático e seu efeito multiplicador nefasto.
ResponderExcluirCamarada Agildo,
ResponderExcluirQue bom que voltou a escrever, ler seus textos no blog é sempre uma aula, sempre que posso dou um ctrl+c e ctrl+v imprimo e volto a ler, só assim consigo iniciar minha interpretação, pois numa primeira leitura é difícil extrair tudo.
Gilvan
Agildo!Que demora! Até que enfim!Feliz Ano Novo!Saiba que vc fez muita falta.
ResponderExcluirEu não me interesso mais pelo futebol.Até porque ele não existe mais. Mas não perco de forma nenhuma as jogadas milionárias das marcas.Acompanho tudo.Quando os jogadores estão correndo em campo,eu lembro que as mangas do Ronaldo,por ex valem 18 milhões!!!
E o peito vale 25!!Mas muita gente ainda acredita no futebol e nem imagina pq o Lubrax foi campeão.
Ah e tem o lado do peito onde bate forte não um coração mas sim o símbolo da nike que não demora vai estar também na Bandeira Nacional.
Abraço.