sábado, 28 de junho de 2025

VEM AÍ O RÉVEILLON NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO

Deixando a ‘lata de sardinha’ da Praça do Mercado para o Parque de Exposição, o São João de Ipirá foi um sucesso. Pela fala do povo, pode ser considerado um dos maiores festejos juninos já realizados em Ipirá.

 

Motivo suficiente para a administração Thiago Oliveira começar a pensar na organização do Réveillon do final do ano no Parque de Exposição. Sem dúvida, vai bombar.

 

Não custa nada, a gestão de Ipirá pensar em realizar um carnaval em nossa cidade no período carnavalesco, que se tornou uma semana morta em nossa cidade (não é micareta), pois atrairá muita gente, desde quando o carnaval da capital atingiu dimensões gigantescas e, talvez, seja necessário festejos no interior para começar a diluir o crescimento do Carnaval de Salvador. Carnaval à moda antiga e com cantores rejeitados na capital.

 

Todo cuidado é pouco. As administrações dessa Nova Política (tão velha quanto) que governa Ipirá não bota a cara à tapa e não desce do sapato Luís XV nem a pau. No governo Dudy, uma criança caiu e de uma fobica que fazia o transporte escolar e faleceu. Uma nota da Prefeitura Municipal de Ipirá disse: “a veraneio passou por vistoria técnica e cumpriu os protocolos exigidos para garantir a segurança dos alunos...”

 

Todo cuidado continua sendo pouco. Uma criança caiu da Roda Gigante: "A Prefeitura Municipal de Ipirá informa que a Roda Gigante instalada no parque de exposições passou por vistoria técnica durante sua instalação, cumprindo os protocolos exigidos para garantir a segurança dos frequentadores.

O repeteco nos dois casos: “As causas do ocorrido ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas...”

 

Não havia necessidade da nota dizer que: ”Por respeito à privacidade da criança e de sua família, não serão divulgados detalhes pessoais...” Transparece que...

 

Não dá para acreditar! Será (será) que eles querem colocar a culpa nos ‘detalhes pessoais’? Nos dois casos, por mais travessuras que tenham feito as crianças, jamais serão culpadas pelo ocorrido nos dois episódios, sendo que um foi fatal. Quem iria imagina insegurança no transporte escolar e num brinquedo? A quem cabe de direito e obrigação estabelecer a garantia da segurança?

 

São seis meses da gestão do prefeito Thiago Oliveira e parece que ele assumiu o governo neste São João, principalmente, quando afirma que agora ele vai correr atrás da saúde, educação e segurança.

 

A gestão de Thiago Oliveira não tem uma obra com recursos próprios. A população tem reclamado muito dos serviços da prefeitura na área da saúde e da infraestrutura na questão das estradas vicinais.

 

Naturalmente, que o prefeito T.O. não é bobo e adora montar na garupa de uma obra do Estado para dizer que é coisa sua; tudo bem, que é na sua gestão, mas muito cuidado, pois o governo do Estado não tem beneficiado Ipirá em coisas importantes e significativas, sendo que, se o governo municipal se apropriar daquilo que governo estadual está fazendo, vai terminar o governo estadual ficando sem cartas para jogar na mesa. E nas Eleições 2026, como é que fica?

 

Ipirá dá um azar desgraçado. Observe que essa avenida RGS está sendo asfaltada pela terceira vez (ou quarta!); o governo MB deixou um poste de eletricidade no meio do asfalto, que acabou em pouquíssimo tempo; o governo Dudy refez o asfalto que esfarelou logo; o governo T.O. está asfaltando novamente e parece que o melhor trabalho (manilhas e caixas) está sendo feito agora. Tudo isso com recursos do governo do Estado. É a tal das ‘três obras em uma’.

 

A desgraça do azar de Ipirá continua. O governador Jerônimo Rodrigues, comendo bode na fazenda, prometeu a reforma do ginásio de esporte. É a terceira ou quarta reforma desse ginásio de esporte, uma delas foi por indicação do ex-deputado Javier Alfaia e, por incrível que pareça, quem deteriora esse ginásio é a baixa utilização do mesmo, que o deixa entregue ao rigor das intempéries e do vandalismo. É o tal dos ‘três ginásios para se ter um’.

 

Também, pudera, é dinheiro do governo! A prefeitura de Ipirá vive de emendas parlamentares de deputados e sanadores, conseguidas pelo prefeito e pelos vereadores. Quanto veio para o São João de Ipirá? foram três milhões e meio ou quatro milhões e meio de reais, por emendas do senador?

 

É uma farra. Deputados estão tomando as prerrogativas do Executivo Federal e estão fazendo obras. Agora, imagine deputado fazendo obras! Uma prefeitura que receberá durante o mandato (quatro anos) do prefeito Thiago Oliveira mais de UM BILHÃO DE REAIS, só sobrevive se tiver ajuda de emendas parlamentares.

 

E a saúde em Ipirá? Não tá lá essas coisas! A criança que caiu foi conduzida para Feira de Santana e passa bem. Feira de Santana é a nossa salvação. Sabe onde Ipirá foi contratar uma empresa de saúde ocupacional? Na cidade de Caetité, aqui na Bahia. Qual é a distância? 516,0 Km / 7h 13min/ via BR 030

 

Está no 4º Aditivo. O Contrato é o no. 080/2024, inexigibilidade no. 054/2024. Assinado pelo prefeito T.O. em 29 de abril de 2025. Não encontrei o valor, mas consta como inexigibilidade.

 

“A inexigibilidade de licitação é uma modalidade de contratação direta, prevista na legislação brasileira, que permite à administração pública contratar um fornecedor sem a necessidade de um processo licitatório.”
 

sexta-feira, 13 de junho de 2025


NÃO SE GANHA NO GRITO




 Aqui está o vídeo colocado pelo blog do Agildo Barreto; texto este, que o prefeito Thiago Oliveira está dizendo que é uma inverdade ou seja, uma mentira cabeluda e que ele não vai permitir que fiquem propagando notícias inverídicas.

 

Nada melhor do que comemorar a conquista de um contrato com a prefeitura. Licitação 26/2025 - decoração do parque de exposição, vias públicas e praças do município durante o período dos festejos juninos, com um custo estimado em R$ 689.325,68.

 

 

Abaixo temos o EDITAL da administração do prefeito Thiago Oliveira

EDITAL DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRÁ

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 26/2025

(Processo Administrativo n° 14/2025 - GDP)

 

“O custo estimado total da contratação é de R$ seiscentos e oitenta e nove mil trezentos e vinte e cinco reais e sessenta e oito centavos, conforme pesquisa de preço realizada com 3 fornecedores, com base no art. 23, parágrafo 1º, IV, Lei nº 14.133/21, que segue anexa. A quantidade dos itens foi estabelecida conforme estudo técnico preliminar levando em consideração o calendário de eventos do município.”

 

 

Como é que o prefeito Thiago Oliveira diz (no vídeo) que é mentira? Se foi copiado fidedignamente do Edital de Licitação da Prefeitura. Observe o “CUSTO ESTIMADO” de R$ 689.325,68 conforme “PESQUISA DE PREÇOS realizada com 3 fornecedores” (acima).

 

 

Tudo isso foi tirado do Portal da Transparência da Prefeitura de Ipirá, não tem nenhuma invenção da minha parte.

 

 

Como aconteceu o Processo Administrativo no. 014/2025 GDP?

Detalhe Evento

Status: Em andamento / Mês: Maio / Ano: 2025 / Modalidade: Pregão Eletrônico / Licitação: 26/2025 /Covid: Não / Nº Edital:

Nº Processo ADM: 14/2025-GDP /Prazo de Execução: /Orgão:

Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A LOCAÇÃO, MONTAGEM, MANUTENÇÃO E DESMONTAGEM DE ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS DE ORNAMENTAÇÃO JUNINA, DESTINADAS À DECORAÇÃO DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES E VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO, DURANTE O PERÍODO DOS FESTEJOS JUNINOS

Fornecedor: / Informação Complementar:

Aquivo(s)

Aviso

·       AVISO

·       AVISO ERRATA

Edital

·       EDITAL PE26

·       EDITAL RETIFICADO

Homologacao

·       HOMOLOGAÇÃO

Contrato

·       contrato

 

 

A matéria foi publicada no blog no dia 24 de maio de 2025, tendo por base Edital PE26 valor R$ 689.325,68 / e do Edital Retificado com valor de R$ 689.325,68 /

 

 

E o prefeito só fez homologação R$ 369.980,00 e assinou o contrato de R$ 369.980,00 no dia 27 de maio de 2025 fechando o contrato nesse valor. Ele assinou o contrato depois do artigo posto e não antes.

 

 

Observe bem: item 25 - código 178544 - descrição: Sanfona Gigante confeccionada em fibra de vidro, medindo 5 metros de comprimento por 3 metros de altura, em anexo figura 25 - quantidade 01 - valor unitário R$ 16.600,00 no Edital e no contrato saiu por R$ 8.910,00. Esta sanfona está na entrada da cidade, no trevo da prefeitura (um preço salgado para um enfeite! Eu acho).

 

 

O prefeito Thiago Oliveira mostrou uma certa ingratidão no que se refere ao blog do Agildo Barreto, ele devia agradecer ao blog por ter ajudado a economizar para os cofres públicos quase R$ 320 mil reais.

 

 

E também digo mais, se o BNews e A Tarde (O Carrasco) não tivessem feito uma análise e publicado matérias sobre este contrato, o que ia ser aprovado era o de R$ 689 mil reais e o blog que fosse lamber sabão, porque eles não estão nem aí para o que escrevo, eles estão se lixando.

 

 

Não houve discordância do prefeito Thiago Oliveira sobre os valores dos outros três contratos. Foram explicações: a compra das fraldas descartáveis foi por ordem judicial, por isso tinha que ser licitada, mas, porém, entretanto, possa ser que, não se compre nenhuma fralda, pois depende diretamente da Justiça, pois só serão adquiridas com pedido da Justiça.

 

 

Fico imaginando: que Justiça maluca e irresponsável é essa, que pede para comprar mais de 435 mil reais de fraldas descartáveis e não tem um precisante, nem ao menos um necessitado, na sua agenda, tudo foi feito “à migué”, sem nenhum estudo, verificação ou projeto!

 

 

Agora, quando se trata da prefeitura! Aí é tudo planejado, organizado nos mínimos detalhes, na maior eficiência e com todo zelo: compra do pão; do material de limpeza; dos gêneros alimentícios. Tudo isso:

 

“Justifica-se o quantitativo mencionado tomando por base o binômio necessidade/procura, ou seja, se tratam de demandas reais advindas de processos de triagem realizados pelas secretarias, com o objetivo de procurar sanar e também buscar as maiores necessidades da população e consequentemente ofertar o melhor tratamento indicativo.”

 

O que eu gostei no pronunciamento do prefeito Thiago Oliveira foi ele ter botado a cara no vídeo e falado mesmo o que ele acha. Não vai ficar nada sem resposta. Quem ganha com isso é o povo de Ipirá. Vai haver e acontecer mais transparência na coisa pública. O prefeito abriu um canal para o debate sempre que necessário. Um bate-papo em busca da verdade sem gritos e sem a pressão do autoritarismo.

Uma boa conversa esclarecedora e toda vez que ele FALAR para contestar, contrapor ou referir-se ao Blog do Agildo Barreto, eu farei a postagem do vídeo neste espaço (ele solicite ou não),

 

 

O que eu não gostei? Foi do prefeito Thiago Oliveira ter dito que “estão fazendo estas matérias sobre licitações porque querem ter contrato com a prefeitura e porque não têm passam a falar mal da gestão.”

 

 

Aí o prefeito Thiago Oliveira foi mal e eu não gostei dessa colocação, porque deixa a gente com um pensamento que eu sei que não é verdadeiro ou seja: a imprensa que não critica a gestão tá comendo da prefeitura. Será que é isso?

 

 

Quem tem direito a contrato com a prefeitura e no preço pago vai a cláusula da mordaça? Nas entrelinhas da fala do prefeito foi isso: o site ou a rádio que falar mal da gestão não faz contrato com a prefeitura nem aqui, nem no inferno!

 

 

Com tal afirmativa, o prefeito fechou questão: quem falar bem ou não falar mal vai mamar nas tetas do poder municipal. Ele esquece que tem os profissionais do jornalismo que não querem celebrar um Termo de Contrato com a Prefeitura de Ipirá dentro dos padrões da gestão passada e atual, que se configura num formato clandestino, ilegal e com pagamento pelo Caixa 2, sem anteparo da observância da lei e demais legislação aplicável, fato que vem desde o governo anterior, do prefeito Dudy.

 

 

Ganha um prêmio quem achar um contrato da prefeitura com a mídia local no Portal da Transparência. Quanto recebe uma rádio local dos cofres da prefeitura? Ninguém sabe ninguém vê. Não existe a formalização de contrato. Cruz, credo!






sexta-feira, 6 de junho de 2025

XEQUE-MATE NAS CONTAS DO PREFEITO THIAGO OLIVEIRA

Perguntei a seu Gulgo (Google): a Câmara de Vereadores pode afastar o prefeito?

 

Resposta: “Sim, a Câmara de Vereadores tem a capacidade de afastar um prefeito, através de um processo de afastamento, também conhecido como impeachment ou cassação de mandato. Este processo é regulado por leis orgânicas municipais e pelo Decreto-Lei 201/1967.”

 

Quais são as consequências? O afastamento do prefeito pode ser temporário, por um período de tempo, ou definitivo, com a cassação do seu mandato.”

 

Seria o seguinte: jogo de bola. O prefeito sacudindo um sarrafo pesado no atacante FNDE; o juiz deu, imediatamente, cartão amarelo e ficou aguardando a orientação do VAR para o cartão vermelho.

 

Vamos ao jogo ou melhor, ao processo. Em Ipirá, o prefeito Thiago Oliveira está agindo e assinou a REVOGAÇÃO daquele Pregão no. 27/2025, com um custo estimado num total de R$ 4.092.824,96.

 

“Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços de locação de equipamentos e estruturas de uso temporário (iluminação, sonorização, trios e geradores) para a realização de eventos do município de Ipirá-BA.”

 

Justificativa: “a presente licitação foi instaurada com vício de legalidade relevante, consubstanciando na ausência de resposta a impugnação tempestivamente apresentada ao edital...”

 

Disse tudo e não falou nada. Tem muito bago de jaca nesse angu. Vamos ao embrulho financeiro da prefeitura: Qual é o ponto crítico das contas da prefeitura? Está no dinheiro público do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar.

 

Observe os pagamentos das despesas em maio de 2025.

 

Antes disso, é bom salientar que não aconteceu o Pregão/Licitação, que estava marcado para o mês de maio, referente a contratação de empresa para fornecimento de gêneros alimentícios (merenda).

 

A bronca: não houve pagamentos para a Agricultura Familiar do município de Ipirá para a compra dos 30% da merenda (obrigatoriedade que não aconteceu).

 

Dia 13/05/25 (empenho 1747) pagou R$ 45.530,00 a uma empresa de Candeias.

 

Dia 16/05/25 (empenho 1905) pagou R$ 26.790,00 a uma empresa de Feira de Santana.

 

Dia 16/05/25 (empenho 1492) pagou R$ 59.890,00 a outra empresa de Feira de Santana.

 

Dia 20/05/25 (empenho 2025) pagou R$ 77.945,00 a uma empresa de Salvador.

 

Dia 26/05/25 (empenho 1486) pagou R$ 12.038,00 a uma empresa de Ipirá.

 

Somando R$ 222.535,00. O comércio de Ipirá perdeu feio. Ipirá tomou 4 a 1 ficando com apenas 5,5%.

 

Agora a batata esquenta. Para nossa surpresa a prefeitura voltou a comprar novamente nas empresas de Dias D’Ávila. Vale a pena ver de novo: duas empresas (nomes diferentes) com o mesmo CNPJ, mesmo endereço, local visitado por dois vereadores de Ipirá, que constataram tratar-se de um “cacete armado”.

 

Pagamento em 15/05/2025 --- R$ 73.137,86

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRA

Relatório: Despesa


 

Unidade Gestora: PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRA

Fase: PAGAMENTO    Nº Liquidação: 2829   Nº do Processo: 202505150023   Data: 15/05/2025

Credor: ............................................................................ CNPJ: 23.206.588/0001-30   Valor: R$ 73.137,86

Bem /Serviço prestado: REFERENTE A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS (MERENDA) PARA COMPOR A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TODAS AS CRECHES E UNIDADES ESCOLARES, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2025.

Função: 12 - Educação   Sub-Função: 306 - Alimentação e Nutrição

Natureza: 33903000 - Material de Consumo

Fonte do Recurso: 1550 - Transferência do Salário-Educação

Processo Licitatório: 018/2024PE-SRP

Ação/Projeto: 4074 - GESTÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

 

 

Pagamento em 16/05/2025 --- R$ 217.000,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRA

Relatório: Despesa


 

Unidade Gestora: PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIRA

Fase: PAGAMENTO    Nº Liquidação: 3379   Nº do Processo: 202505160013   Data: 16/05/2025

Credor: ..............................................................................................................   CNPJ: 23.206.588/0001-30     Valor: R$ 217.000,00

Bem /Serviço prestado: REFERENTE A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PARA MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE BENEFICIOS EVENTUAIS, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2025.

Função: 8 - Assistência Social   Sub-Função: 244 - Assistência Comunitária

Natureza: 33903200 - Material, Bem ou Serviço para Distribuição Gratuita

Fonte do Recurso: 1500 - Recursos não Vinculados de Impostos

Processo Licitatório: 008/2022PP-SRP

Ação/Projeto: 4048 - GESTÃO DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS

 

Total pago – R$ 290.137,86 – observe que este contrato, com empresas de Dias D’Ávila, envolve duas secretarias municipais, sendo de mais de 5 milhões de reais/ano e já está vencido.

 

Sendo que, já aconteceu 01 aditivo de mais de 2 milhões de reais e, agora, no dia 02 de junho de 2025 foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura o II Termo Aditivo para a empresa de Dias D’Ávila, (sem constar o valor) sobre o contrato 001/25 e pregão 018/24.

 

II TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 001/2025; PREGÃO ELETRÔNICO (SRP) Nº 018/2024: FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA COMPOR A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TODAS AS CRECHES E UNIDADES ESCOLARES DE IPIRÁ-BA, VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Edição eletrônica disponível no site www.ipira.ba.gov.br e garantido sua autenticidade por certificado digital ICP-BRASIL

 

Este II Termo Aditivo de Prazo / Cláusula II do Prazo / a duração do Contrato Original tem seu prazo prorrogado até 30/05/25 / foi assinado no dia 30 de abril de 2025, com validade a partir de 01 de maio de 2025.

 

Qual é a espinha com gancho na garganta das contas da prefeitura?

 

A prefeitura pagou R$ 987.230,02 (dia 08 de maio – em vários pagamentos) a uma empresa de Ipirá para contratar funcionários para a prefeitura, uma espécie de ajuda para a prefeitura burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Este contrato é de mais de 12 milhões de reais/ano.

 

Leitor, desse blog! Faça uma comparação: 512 mil reais para a merenda escolar e 987 mil reais para contratar servidores (mês de maio 25), esse é o verdadeiro motivo para o alunado ser obrigado a comer bolacha seca com Q-suco e sem um taco de carne na merenda da escola, quando isso acontece.

 

Se o prefeito T.O. receber um cartão amarelo e tomar um susto, quem ficará no cargo de prefeito será Deteval Brandão (o vice) e o presidente da Câmara, Benedito do Leite ocupará o banco de reserva, também na condição de vice.

 

O maior poder de Ipirá é a Câmara de Vereadores, desde quando, deixe de lado esse ‘complexo de vira-lata’, que tem medo até da sombra de pitbull com focinheira; porque os senhores(a) ocupam estas cadeiras como representantes, porque foram colocados aí por um poder bem maior do que o poder de V. Exas.: o poder do povo de Ipirá. Pelo menos, verifiquem o que está acontecendo.

 

sábado, 31 de maio de 2025

MILHÃO PARA EMPRESAS, ESPETO PARA AMBULANTES

Na última sessão no mês de maio, da Câmara de Vereadores de Ipirá, o vereador Divanilson Mascarenhas em seu pronunciamento, disse que: “É inadmissível...”

 

Verificando no dicionário. Inadmissível significa: não admissível, inaceitável.

 

Voltando para o vereador Divanilson, ele disse que: “É inadmissível que um paciente precisando de uma cirurgia de varicocele bilateral, desde março, não consegue aqui, porque Ipirá não faz. Ipirá tinha uma pactuação com Itaberaba e esse tratamento era feito lá, agora só é feito em Feira de Santana. O paciente está sofrendo horrores de dor.”

 

É verdade, isso é inaceitável. Ouvindo os reclames do vereador, a administração local tomou logo providência e resolveu encaminhar uma CHAMADA PÚBLICA para CREDENCIAMENTO.

 

Licitação 01/2025 CR – no. do Processo Administrativo 13/2025/SMS

 

Para a contratação de 9.600/ano consultas médicas especialidade vascular, com um valor de R$ 96.000,00.

 

Serão 6.000 exames pré-operatórios com ultrassonografia doppler colorido de vasos, com um valor de R$ 237.600,00.

 

Serão feitos 3.000 tratamentos esclerosantes unilaterais, com um valor de R$ 902.340,00.

 

Serão feitos 2.400 tratamentos esclerosantes bilaterais, com um valor R$ 942.288,00 (o caso narrado pelo vereador).

 

O custo estimado total da contratação é de R$ 2.178.228,00 conforme pesquisa de preço anexo.

 

Essa é a situação. Não é admissível, (retornando ao dicionário) significa não admissível, inaceitável que os vereadores(a) de Ipirá não fiscalizem um contrato desse porte na sua execução durante um ano de sua vigência. Não é por nada não! Não é pela quantidade de 5.400 cirurgias.

 

É simplesmente, pelo fato de um outro paciente, como o citado pelo vereador, com essa necessidade urgentíssima e premente, seja tão azarento na vida, desde quando, numa quantidade de 5.400 tratamentos contratados, ele seja o 5.401. Raios que o parta! Assim não dá! É muito azar nas costas de um paciente só. Com tanta dor não tem outra saída: ou ele entra num buraco de formiga ou mete uma bala no ouvido.

 

Dois milhões de reais de dinheiro público pode ser uma bagatela na visão de muita gente e pode não ser acompanhado como deveria ser, mas as dores dos munícipes de Ipirá são sentidas pelos vereadores, caso contrário não seriam feitos relatos públicos como o que foi feito pelo vereador Divanilson.

 

É muito dinheiro! Na saúde:

 

Licitação 05/2025 – Fornecimento de medicamentos e materiais odontológicos.

 

Uma empresa de Salvador. Lote 6 – R$ 20.627,33 + lote 13 – R$ 109.996,00 + lote 12 – R$ 30.000,00 com um total de R$ 160.623,35.

 

Uma empresa de Lauro de Freitas. Lote 03 – R$ 293.999,75 + lote 05 – R$ 159.998,84 + lote x – R$ 154.499,92 totalizando R$ 608.498,54.

 

Uma empresa de Londrina. Lote 04 – R$ 389.842,59 + lote 7 – R$ 22.975,00 + lote 9 – R$ 11.532,40 + lote 15 – R$ 8.072,06 totalizando R$ 432.422,59.

 

Uma empresa de Belo Horizonte. Lote 14 – R$ 115.326,68

 

Total dos contratos com essas 4 empresas R$ 1.316.871,16. Com esse valor não tem como faltar remédios nas instituições de saúde.

 

Agora, observe bem! Não tem como faltar festa com esse investimento, gasto ou bolada: Licitação 27/2025. Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS DE USO TEMPORÁRIO ILUMINAÇÃO, SONORIZAÇÃO, TRIOS E GERADORES PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE IPIRÁ – BAHIA - Custo estimado num total de R$ 4.092,824,96 (enquanto em remédio R$ 1.316.871,16)

 

Pelo outro lado, os ambulantes vão ter que pagar um custo pequeno, um gasto irrisório, uma bagatela (na ideia dos organizadores) e:

 

“A tabela de taxas divulgada pela organização do evento gerou revolta entre os ambulantes. Os maiores valores recaem sobre toldos de bebidas e restaurantes, que exigirão quase mil reais de investimento para obtenção da autorização de funcionamento. Outros serviços, como drinks e food trucks, também não escapam da cobrança pesada: R$ 500,00 cada. Até mesmo os vendedores que utilizam apenas um isopor terão que pagar R$ 80,00 enquanto aqueles que oferecem comidas típicas precisarão desembolsar R$ 100,00.”