sexta-feira, 9 de agosto de 2024

BOMBARDEIO NA MADRUGADA EM IPIRÁ

Desta vez foi na madrugada. Pensei: uma hora dessa, jacu e macaco tá ficando doido! Era a polícia em treinamento preventivo.

 

As duas candidaturas para o Poder Executivo de Ipirá já estão postas; então, eu posso fazer duas perguntas: uma para as candidaturas e outra para os eleitores.

 

Para o candidato: senhor Tiago! Desde quando, o senhor poderá virar V. Exa., o prefeito de Ipirá, o que V. Exa., vai fazer com mais de 1 bilhão de reais que entrará na prefeitura de Ipirá em quatro anos, de 2025 a 2028, em todo o seu mandato?

 

Para a candidata: dona Nina! Desde quando, a senhora poderá virar V. Exa., a prefeita de Ipirá, o que V. Exa., vai fazer com mais de 1 bilhão de reais que entrará na prefeitura de Ipirá em quatro anos, de 2025 a 2028, em todo o seu mandato?

 

Não digam que Vossas Excelências não respondem perguntas fora do quadrado dos interesses de suas candidaturas; não digam que não respondem perguntas sobre o que vai acontecer em suas administrações, afinal de contas, ela ainda não começou; não digam que desconhecem esses valores e que não é nada disso. Pois é, sim!

 

Interessante! A população que vai depositar o voto em vocês, vai fazê-lo no escuro, sem nenhuma garantia de que as promessas prometidas de Vossas Excelências serão cumpridas. Não existe programa registrado em cartório, o que também, não significa nenhuma garantia. Quer dizer, o povo tem que acreditar em vocês dois, que podem e tem o direito de esconder o jogo. Não é assim?

 

Não soneguem a verdade ao eleitor: o que Vossas Excelências vão fazer com mais de 1 bilhão de reais, durante o seu mandato? Vão fazer que obras? Qual é a previsão de gastos? Esses recursos virão de onde? O que vão fazer? Como vão disponibilizar esses valores?

 

Não adianta fugirem dessa pergunta básica. Quem respondê-la com mais sinceridade estará mais apto(a) para administrar Ipirá. No mais prevalecem o marketing, a astúcia e o engodo.

 

O engodo não tem cara, nem coração. O VAR poderá decidir essas Eleições 2024 em Ipirá. Quem tiver a melhor banca de advogados especializados em Justiça Eleitoral, poderá virar a mesa da eleição.

 

Observe bem: a candidatura do vice-prefeito Luís Carlos Martins tem pendência na Justiça Eleitoral, poderá ser questionada; a candidatura de prefeito de Tiago do Vale poderá ser questionada quanto à condição de genro do prefeito, se isso constitui nepotismo e quanto ao gasto de campanha, que não é ilimitada e nem a migué.

 

Gasto com foguetório; cada carro recebeu cem reais (segundo um puxa); basta colocar uma pessoa filmando na bomba de gasolina no dia da carreata para ter o flagrante. O dinheiro público não pode ser gasto em campanha e não pode haver caixa dois. Com vigilância e bons advogados, o caldo entorna. Assim é o jogo, ele tem regras, quem não as seguem paga o pato.

 

Agora a pergunta à população. Desde quando, as candidaturas já estão postas e a propaganda eleitoral vai começar, então eu pergunto à população qual é a novela que você vai votar?

 

LAÇOS DE FAMÍLIA (capítulo 1)

Depois do almoço, o deputado Oliveira foi tirar uma madorna, numa poltrona confortável. Depois de certo tempo, sua esposa agitou seu braço, acordando-o e tentando convencê-lo ir para a cama. O deputado Oliveira acordou assustado e disse:

 

- Em cinco minutos de cochilo já estava sonhando com a prefeitura.

 

- É bom quando se sonha com coisa boa. É bom sinal. De quase sessenta mil pessoas, quantas podem sonhar com prefeitura? Meia dúzia. Quantas famílias? Uma trinca de três.

 

Nesse exato momento, quem chegou e foi entrando alegre e sorridente foi o sobrinho do deputado Oliveira, que acompanhou boa parte da conversa.

 

- Oliveira estava sonhando com a prefeitura, não canso de dizer, que farei tudo que for possível para colocar essa prefeitura na mão de Oliveira – disse a esposa.

 

- Minha esposa será uma grande prefeita, disso eu não tenho a menor dúvida, ela é dedicada, competente e é uma pessoa determinada, a nossa terra vai ganhar muito com sua administração.

 

- Meu tio! Eu digo e adianto para sua pessoa que eu vou colocar a prefeitura em suas duas mãos, disso o senhor pode ter certeza que como existe um Deus no Universo, eu acredito na sua pessoa, na sua credibilidade aqui em nossa terra e nunca vou lhe faltar a reverência.

 

- Meu sobrinho! Eu quero te dizer que você é um menino danado, muito esperto e competente. Você vai ser um bom prefeito, nessa terra, não sei se agora ou no próximo mandato. Nossa família vai ter muito tempo de domínio, basta a gente saber conduzir as coisas como devem ser conduzidas. Agora, que já estou em meu quarto, vocês vão dá licença porque eu quero sonhar mais um pouco com a prefeitura.

 

- Pois não, meu tio, o senhor é quem manda! – depois, comentou – esse meu tio é o maior ninja da politicagem de Ipirá. Eu tenho muito que agradecer a ele por ser candidato a prefeito pelo nosso grupo e ele ainda teve a capacidade de colocar a esposa, que é minha tia querida, como candidata do lado de lá ou seja, do lado adversário. Tá tudo em casa, de boa – disse o sobrinho.

 

- Eu aprendi muito de politicagem com Oliveira, você tem razão ele é ninja, nesse ponto nós estamos em plena concordância – disse a esposa.

 

FAMÍLIA É TUDO (capítulo 1)

Em sua residência, o deputado Oliveira tomava o café da manhã, quando o seu sobrinho chegou e foi sentando na única cadeira disponível. É bom salientar que o café na casa do deputado é muito concorrido. O deputado Oliveira foi dizendo:

 

- Vou dizer para vocês, que eu estou pensando em vender uma fazenda para gastar na campanha. Quanto mais recursos disponíveis houverem para a campanha é melhor para a garimpagem de votos.

 

- Meu tio! Não se precipite, não se apresse e não faça uma besteira dessa, não mexa em nosso patrimônio para gastar com o eleitor para não inflacionar a campanha. Quem é que perde com isso? A nossa família Oliveira. Vê se eu tenho razão? Para o povo nós vamos dar bolacha quebrada e levar essa campanha de boa.

 

- Não é que você tem razão, meu sobrinho! – disse o deputado.

 

- Presta atenção, meu tio! Tem uma viúva aí, que vai bancar minha campanha, numa boa, eu acho que eu vou levar; mas se por acaso, minha tia levar, a mesma viúva que pagou a minha campanha poderá pagar a campanha de minha tia, essa viúva não faz questão de dinheiro.

 

- Meu marido Oliveira, nosso sobrinho tá querendo tirar uma de esperto! É claro que se eu ganhar essa viúva vai cobrir minhas despesas, todo mundo faz isso. Agora uma coisa é clara, se eu não gastar umas cinco milhas na minha campanha, o meu sobrinho irá abocanhar a chave da prefeitura numa boa, então para ter chance eu tenho que gastar do nosso bolso, desde quando, eu não tenho essa viúva à minha disposição.

 

- Minha esposa e meu sobrinho! Não esqueçam de uma coisa, nossa família tem que estar unida e sair mais unida ainda dessa campanha. Foi a melhor chance que nós tivemos na vida, tudo favoreceu à nossa família, parece que todos os deuses estão conspirando a nosso favor, então, não vamos desperdiçar essa oportunidade de jeito nenhum. Meu sobrinho vê lá se essa viúva que vai bancar sua campanha, não banca a de minha esposa também? Não esqueçam que tá tudo em casa!

 

Essas novelas não tem nada a ver com as novelas da Globo, isso aqui é a vida real. Você vota em LAÇOS DE FAMÍLIA ou em FAMÍLIA É TUDO?

 

Nenhum comentário: