sábado, 17 de agosto de 2024

QUE BALAIO DE GATO!

Não espero muita novidade nesta campanha eleitoral de 2024 em Ipirá. A mesmice de sempre vai prevalecer, acompanhada daquela narrativa esfarrapada e com uma batida que não sai do lugar e não leva a lugar algum.

 

Motivo pelo qual, aguardo com certa esperança de que algo diferente e agradável ocorra através do discurso do vereador Deteval Brandão, agora, candidato a vice-prefeito, pelo fato dele ser o maior interlocutor da Nova Política em Ipirá. Este será um dos discursos que pretendo acompanhar amiúde, nesta campanha.

 

O que é a Nova Política defendida pelo vereador Deteval Brandão? Esta campanha é uma ótima oportunidade para o vereador Deteval Brandão explicar, traçar e delinear, demarcar e mostrar ao povo de Ipirá quais são os princípios básicos, o norte e como será a prática dessa Nova Política.

 

O discurso de Deteval Brandão tem essa perspectiva e poderá ser a grande novidade e o maior diferencial das Eleições 2024 em Ipirá, desde quando tem o papel de esclarecimento e poderá se distinguir ficando distante do lengalenga de ficar dizendo que vai fazer isso e aquilo, tentando chover no molhado e amarrado no tronco da mesmice.

 

Explicar ao eleitor o que é a Nova Política; de que forma se traduz a Nova Política para o conhecimento do eleitor. Esse é o papel magnânimo que corresponde ao candidato a vice-prefeito Deteval Brandão, a voz ativa e principal defensor da Nova Política. Espero que cumpra o seu papel e não emborque, não mergulhe e não venha naufragar e se afogar na tradicional e velha política.

 

O que está acontecendo na politicagem de Ipirá?

As velhas lideranças médicas estão sendo substituídas pelas novas lideranças de ricos comerciantes (Dudy na linha de frente e com pinta de liderança).

 

A desorganização partidária sem a devida prestação de contas. Nesse caso, todo candidato que não prestou conta no último pleito fica inelegível (na última eleição, em 2020, aconteceu com a candidatura a prefeito de Hugo Baiano, que ficou inelegível apelando para recursos no sentido de ganhar tempo).

 

O União Brasil (que já foi Arena, PDS, a desgraça toda) em Ipirá, querendo lançar um vice ficha-suja na Justiça Eleitoral e que ficou sem nome para substituí-lo. Pode uma escaramuça dessa!?

 

Uma candidata do MDB, Nina Gomes, que quer enfrentar uma batalha eleitoral sangrenta sem os devidos recursos financeiros, achando que cinco milhões de reais vão cair no sofá de uma hora para outra.

 

Um candidato do PSD, Tiago do Vale, que é genro do atual prefeito (nepotismo deslavado) e acha que não tem que obedecer à Lei Eleitoral e faz o que bem entende.

 

Uma Eleição que vai dar o que falar. Tudo isso poderá ser resolvido na Justiça Eleitoral e quem tiver um bom advogado sairá como o vencedor da parada. Observe o que estou colocando aqui: do jeito que vai o andor da procissão até o santo Deteval Brandão, que é candidato a vice, poderá ser o próximo prefeito de Ipirá.

 

Vamos esquecer essas arengas e vamos para o mais importante e real dessa confusão toda; as minhas novelinhas (isso aqui não tem nada a ver com novela da Globo, isso aqui é vida real).

 

LAÇOS DE FAMÍLIA (capítulo 2)

O deputado Oliveira pediu que sua esposa trouxesse uma calculadora e fizesse uma pequena operação: um bilhão, vezes 10%, vezes 4 anos.

 

Depois de várias tentativas a esposa declinou: “Oliveira é tanto número que não cabe na calculadora.”

 

- Entregue a calculadora para meu sobrinho, que ele vai realizar essa operação – disse o deputado Oliveira.

 

O sobrinho tentou de baixo para cima, de cima para baixo, de lado, pelo avesso e nada, chegando à seguinte conclusão e à melhor solução: “meu tio! Essa conta só pode ser feita no computador da NASA.”

 

O deputado Oliveira reconhecido pelo esforço dedicado e satisfeito pelo resultado apresentado, era só alegria e começou seu pronunciamento:

 

- Eu queria viver mais cinquenta anos para poder ver com esses meus olhos, que a terra haverá de comer, como será o desenvolvimento e o progresso de nosso torrão com as administrações de vocês. Um dos dois será agraciado pela eleição, mas trabalhem em conjunto, com a nossa família se dedicando de corpo e alma nessa tarefa.

 

- Poxa Oliveira! Eu não gosto quando você fala assim, de um jeito de despedida, você é madeira maçaranduba da boa, tem longevidade e vai ser testemunha do grande trabalho que vamos realizar – disse a esposa.

 

- Meu tio! O patriarca Abraão viveu 175 anos, eu considero o senhor nessa equivalência, como o patriarca da família Oliveira, o senhor vai ver as inovações que faremos nessa terra – falou o sobrinho.

 

O deputado Oliveira ficou entusiasmado e começou a clarear o pensamento para ser melhor entendido:

 

- Nossa terra terá um lançamento futuro de 1 bilhão de reais em quatro anos e vocês, minha esposa ou meu sobrinho, vão ser os gestores dessa grana toda, sendo que, é necessário muita sabedoria, habilidade e desprendimento para fazer o progresso e desenvolvimento de nossa terra.

 

- De minha parte, eu vou fazer o Metrô Ipirá, com uma linha do Ipirazinho ao bairro 20 de Abril, com uma estação no Centro de Abastecimento e outra na Praça da Bandeira. Assim que eu tomar posse vou iniciar essa obra cavando dois buracos, um no Ipirazinho e outro na Vinte – relatou a esposa.

 

- Logo não está vendo que isso não dá certo! Isso aí vai ser igual ao matadouro, nunca vai funcionar e não vai passar de uma dupla de grande ‘buracão de tatu da pré-história’. Meu tio! Esse 1 bilhão não vem todo no início do meu mandato, vem todo fatiado até chegar à finalização do mandato em quatro anos, mas mesmo assim, eu digo que vou realizar uma obra pensando no futuro de nossa terra, um grande e moderno aeroporto para aviões supersônicos que saem da Europa para São Paulo, fazendo escala em Fortaleza e na sua rota passam por nosso município. Vamos fazer uma escala em nossa cidade e enquanto o avião abastece e faz a manutenção necessária, os passageiros vão visitar nossa cidade – argumentou o sobrinho.

 

- Não tá vendo que essa é uma ideia sem pé nem cabeça. Quem vai viajar nesse avião? Só os treze empresários da prefeitura de vocês vão poder sentar na poltrona e viajar na primeira classe desse avião, o povão vai ficar comento poeira e com a zoada das turbinas na cabeça. O nosso metrô vai contemplar o nosso povo simples e trabalhador – disse a esposa.

 

- Esse é um debate rico, que vai do uso de nosso subsolo à utilização do nosso espaço aéreo para o bem do nosso povo. Travem esse importante debate lá fora, que isso será uma máquina de fazer votos – sacramentou o deputado Oliveira com toda sua experiência e esperteza.

 

FAMÍLIA É TUDO (capítulo 2)

O deputado Oliveira chamou seu sobrinho e foi cirúrgico:

- Meu sobrinho! Não venha em minha residência nestes dois meses que antecede as eleições de outubro. Se alguém vê você entrando aqui depois das dez horas vai dizer que tá tudo combinado e que essa eleição é marmelada.

 

- É verdade, meu tio! Inclusive eu já disse que não vou xingar ninguém nessa campanha e não vou dizer que alguém passou cheque sem fundo, o que eu quero discutir é sobre nossa terra, da qual eu sou conhecedor profundo e tenho andado pelos quatro cantos e vou fazer desse município uma grande referência no nosso Estado.

 

- Oliveira! Nosso sobrinho é mais esperto do que cachorro que bota ovo para comer no jantar. Ele diz que não vai xingar ninguém nos comícios, só quer ser o bonzinho do pedaço. Agora, eu vou te dizer uma coisa: essa prefeitura, que você faz parte e é o chefão, fede mais do que pau de galinheiro, por isso, nosso sobrinho tá com essa conversa mole de não xingar ninguém, para que ninguém toque fogo nesse rabo de palha da prefeitura que ele faz parte – afirmou a esposa.

 

- Não é nada disso, minha tia! É que eu conheço nossa terra, eu tenho andado por todo município e sei o que nossa terra precisa e não é de xingamento e de ataques pessoais – rebateu o sobrinho.

 

- Ora, meu sobrinho! Você não quer que eu toque no mal feito dessa gestão, mas eu estive lá e conheço esse furdunço e vou denunciá-lo à população – disse a esposa.

 

- Você está certo, meu sobrinho! Você é um menino esperto e não é à-toa que só quer um comício em praça pública, porque este governo que meu sobrinho está montado e enfiando a espora no vazio tem um rabo de palha do tamanho de um licurizeiro, que se tocar fogo na ponta vira um incêndio, que não tem quem apague – disse deputado Oliveira.

 

- Muito bem, Oliveira! – disse a tia.

 

- Eu só quero que a minha querida família permaneça unida. Não tem uma família mais importante nesse município do que a nossa, por isso, fomos escolhidos para administrá-lo. Briguem lá fora, nos palanques, nos comícios, agora, aqui dentro das nossas casas vamos manter a união e a verdadeira unidade, nossa família é tudo – argumentou o estrategista deputado Oliveira.

 

Nenhum comentário: