quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PERIPÉCIAS DE CAMPANHA 4


Achei conveniente compartilhar dos comentários neste espaço da postagem, até mesmo, para interagir com as opiniões.
Na opinião de Simões, nós temos, em Ipirá, uma Nova Era, a Gomes de Sá.
Será que é isso mesmo ? Será que Gomes de Sá tornou-se uma oligarquia ?

Eu acho difícil que isso esteja acontecendo. Gomes de Sá não tem pedigree, tradição, nem sangue nobre, para auferir tal posição e, talvez, nem tenha tais pretensões, porque essa intromissão não é permitida dentro do sistema, que é fechado e impenetrável.

Diomário lidera um grupo político que atua, como força minoritária, dentro da macacada. Não exerce uma liderança consensual e não é carismático, mas é reconhecido por diversos motivos pela macacada, principalmente, devido ao controle da caneta. Embora não seja subserviente, tem o comando na mão, porque tem a chave, e quem tem a chave do cofre é quem manda.

Mesmo mandando, não consegue influenciar e ampliar sua liderança nas hostes da macacada. Nem de longe sua atuação fustiga e enfraquece o sistema jacu-macaco, muito pelo contrário, reforça-o. Dizer que vai quebrar o sistema jacu-macaco diluindo-o por dentro contagiou os ingênuos oportunistas. Diomário não se propõe a isso. Ele reza na cartilha do sistema de forma obediente e servil. Sem o desmanche da politicagem macaco-jacu não se retira o poder das oligarquias. Diomário não contribui para isto; nunca teve essa preocupação e sempre atuou dentro do sistema, aderindo e reforçando-o.

E como Diomário conseguiu ser prefeito por dois mandatos em Ipirá ? O destaque é para sua capacidade pessoal. Com habilidade mostrou-se um exímio equilibrista dentro do sistema macaco-jacu e na conjuntura. Foi arguto no seu sonho político pessoal. Foi bastante sagaz para se impor como candidato da macacada. Procurei e encontrei um dito popular que é a cara de Diomário: "cobra que não anda não engole sapo".

Gilvan coloca o sistema jacu-macaco como um câncer e apresenta justificativas para tal: no fato de Ipirá estar acumulando um déficit de investimento; na exploração do capital e na falta de políticas públicas de verdade para mudar a cara da saúde e da educação.

Eu disse que a droga jacu-macaco deixa a população de Ipirá mesquinha. Para demonstrá-lo vou colocar um exemplo recente. Soube que o Secretário de Saúde resolveu alugar um prédio na avenida César Cabral para o funcionamento da secretaria. Aí a macacada ficou enfurecida e bradou "como é que pode, alugar um prédio de um jacu !" e baixou a madeirada. Ipirá é assim; aqui, a mesquinharia não tem limite. A única preocupação foi que o "prédio era de um jacu"; em nenhum momento, essas pessoas questionaram se esse plano (não é um projeto) vai melhorar a saúde de Ipirá, simplesmente, ficaram presas a uma coisa tão pequena, um simples aluguel. É isso que o sistema jacu-macaco faz com as pessoas.

4 comentários:

Lilian Simões disse...

Em comentários que eu recebo e excluo por estarem na categoria que eu considero impublicáveis vieram 3 queixas:
1-... "As professoras que foram convidadas pela secretaria de educação de Itaberaba para o seminário,foram todas substituídas por outras.A secretaria daqui não permitiu que elas fossem por que eram jacús e o seminário é remunerado".
2-..."As diretoras jacús foram transferidas antes da eleiçao escolar pq se elas ficassem em suas escolas de origem ganhariam a eleiçao."
3-..." O FUNDEF não dá "agrado" nenhum. Já o FUNDEB dá uma grana boa.Então jacú vai pro FUNDEF e macaco pro FUNDEB."
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs mas os palavrões eu não posso escrever aqui e quanto ao pedigree a minha opinião continua a mesma.Quem botar comida no prato ganha a eleição.Com ou sem pedigree o povo quer cimento,feijão e telha.E os gominhos que trabalharam nesta eleição,na próxima já serão laranjas inteiras!! rsrsrsrssr E pra quem a vida toda engoliu macacos e jacús vai ser mole engolir gominhos de novo !!rsrsrs eu faço parte daquele povo que não vota por isso não engulo nada,nem água rsrsrsrs mas a felicidade também alimenta.
Abração,Agildo.

Carlos Henrique disse...

é esse tal de crack ta de mais nessa cidade tem muito gente morrendo por causa dele.
Os ladrões estão roubando para compre essa porcaria do crack ou então ta comprando fiado e não tem dinheiro pra pagar ai é aonde entra o vendedor querendo o dinheiro e eles não tem como pagar ai os vendedores marta por causa da divida
porriso q ta morrendo muitas gente por causa do crack.



carlos henrique da silva fernandes... (3º A)

iuri barbosa disse...

Na cidade de ipira o fluxo do trafico de drogas vem crescendo a cada dia e com ela a criminalidade.

O crack é uma palavra fácil de pronunciar porem difícil de combater ...


iuri barbosa (2º B)

Carlos Henrique disse...

vlw agildãoo...