sexta-feira, 10 de abril de 2009

A GANGORRA


"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és". Com base neste ditado popular, o então candidato a deputado federal, Rui Costa, não precisava de apresentação, chegou à Ipirá numa dobradinha com Carlinhos Oliveira, que era candidato a deputado estadual. Foi bem votado. Já está na fita uma nova dobradinha: Rui Costa para federal e Jurandy Oliveira para estadual. Não precisa dizer mais nada.

Outra dobradinha deverá se estabelecer entre Afonso Florence para deputado federal e Neuza Cadore para estadual, levando-se em conta, que a deputada foi bem votada em Ipirá, inclusive recebendo uma votação significativa da jacuzada naquele pleito, porque, hoje, a jacuzada está de corpo fechado contra a deputada, devido a sua postura nas eleições municipais, quando ficou com a macacada.

Feita essa explanação, é aqui que se estabelece a gangorra, com Jurandy Oliveira com 6,2 e Neuza Cadore com 5,2. Os dois atuando e digladiando-se no mesmo espaço, no próprio campo; o da macada. Um sobe e o outro desce. Não sei quem.

Nisso tudo, qual será o papel do prefeito Diomário ? Só ele sabe, mas é possível arriscar um prognóstico. Hoje, o prefeito Diomário é o homem de confiança e a grande esperança eleitoral do governador Jaques Wagner em Ipirá. Desse status ele não abre mão, pois Diomário não é menino, além do mais é o maior estrategista político de Ipirá.

Sem dúvida, Diomário não escorregará na casca de banana, apoiará Jurandy Oliveira e Neuza Cadore, naturalmente, com a mão fechada e no bolso; resmungando, chorando e lamentando-se, mas na postura de sempre, meloso, ensaboado, escorregadio e sabendo aproveitar a oportunidade.

E quanto ao PT de Ipirá ? Entraram na fase da múltipla escolha. Podem ficar com Afonso ou Rui, embora com todo cuidado, porque Rui é o dono da caneta, e poderá acontecer com alguns, o que aconteceu com Tineck e André no Ciretran de Ipirá.

Na esfera estadual, o PT de Ipirá poderá ficar com Jurandy Oliveira, homem de confiança do governo de Wagner, e tem mais prestígio na esfera governamental do que qualquer petista, esquerdista, reformista, militante ou comunista de Ipirá, é bom que se frise, de Ipirá. Oh! Errei. Peço perdão. Jurandy Oliveira não tem no peito a sagrada estrelinha do PT. Resta Neuza Cadore.

Agora, o PT de Ipirá vai sentir o gosto amargo do fel. Vai ter que disputar com a macacada no mesmo terreno. Vai ter que conquistar vereador e cabo-eleitoral, que não trabalham para deputado sem uns trocados. Vai ter que fazer assistencialismo na saúde. Vai ter que comprar votos. Não ! isso aí não. É que as coisas estão turvas e não estou enxergando direito. Perdoem-me pelos exageros.

Um comentário:

GILVAN disse...

Agildo Barreto,

Podemos esperar qualquer coisa em 2010, pois a militância petista agora é pelo poder.
Estive em Ipirá agora na semana santa,parei para ouvir um discurso do senhor Diomário, na Rádio Ipirá FM, e a crise apresentada pelo nosso prefeito naquelas dimensões só existe lá em nossa cidade.
Talvez a contabilidade da prefeitura não esteja passando os números corretos para o nosso prefeito, pois a arrecadação nao caiu.
Será que o tesouro nacional está mentindo com relação aos repasses de Ipirá.


Gilvan