sábado, 2 de maio de 2009

É DURO DE DOER.


No Rio Grande do Sul, um rapaz drogado, viciado em crack, ameaçou a própria mãe, que foi obrigada a defender-se: atirou no próprio filho. Além de matar o único filho, ficou uma chaga corrosiva no seu coração de mãe. Uma tragédia. Esse tal de crack dilacera vidas e destrói famílias.

Em Ipirá, esse tal de crack chegou sem pedir licença. Ninguém sabe onde fica, mas está presente e bem presente. É muito fácil encontrá-lo, pois apresenta-se em qualquer esquina, viela ou cloaca desta cidade. Está em profusão. Serpenteia volúvel e vertiginoso pelas bocas, ingressando na vastidão das mentes. Penetra sagaz nas franjas sociais, imiscuindo-se nos setores mais debilitados, nas hostes mais voluntariosas, nos seres mais angustiados e impulsivos. Atua onde houver vida propensa aos seus favores ou aos seus estragos. O vício é tenebroso e teremos a nossa cracolândia, quem viver, verá. São tempos nebulosos e destruidores de efeito devastador. Estamos diante de uma tragédia anunciada.

Como o destino é irônico ! esse tal de crack, a juventude de Ipirá encontra em qualquer esquina. A Biblioteca Municipal Eugênio Gomes ninguém sabe onde está. Sumiu, simplesmente sumiu. Onde encontra-se o acervo da Biblioteca Municipal Eugênio Gomes ? Tudo indica que em algum buraco ou mesmo, corroendo-se em algum depósito. Pouco importa, só temos a lamentar essa tragédia, pois que, a quimera tem a força para alimentar uma vida juvenil sedenta de curiosidade e repleta da fome de informação e de conhecer. Um livro tem força; é forte, saudável e move o mundo; podendo ser um encontro, um belo encontro.

Para não dizerem por aí, que só falo de espinhos. É bastante louvável a idéia, em gestação, da Biblioteca Ambulante, que aos domingos, assim penso eu, adentrará pelos bairros, em um ônibus, ou uma kombi, ou uma van, ou num Fiat, ou numa carroça, seja lá o que for, cheia de livros, para que as crianças, os jovens, a dona-de-casa, o adulto, veja-os, folhei-os, leia os títulos, tome intimidade, requisite-o para que passe uma semana ou mais em sua casa, sem dúvida, terá um grande amigo no seu convívio.

Só em pegar um livro, uma criança sentirá o deslizar de suas mãos por um corpo suave, permissivo, perfeito, harmônico e figurativamente permeável; muito diferente da superfície que de tão dura doe as mãos, carquilhada, imperfeita, disforme, ondulada e grotesca do cristal de crack. As consequências são infinitamente diferentes. Assim penso eu; algumas mentes pensam assim; outras nem tão bem assim, porque acham que não adianta bater a testa no batente, porque é duro de doer.

46 comentários:

CiiNtRa.CoM disse...

Pois é professor, o senhor está coberto de razão. Muitos deixam de frequentar o colégio devido ao vicio e outros não trabalham porque diz que é pesado e que ele não nasceu pra isso, com o vicio deixa que frequentar as aulas e sem o trabalho consequentimente vai falar o dinheiro para sustentar o danado do vicio, e com isso ele irá passar a roubar e até mesmo cometer coisas piores.
E sobre a bliblioteca movel será uma boa, pois quem diz não ter tempo pra ir a blibioteca ler um livro, então o livro vai até ele.

Lenon Cintra Série/Turma: 3ºD

neto dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
neto dias disse...

ola professor "é d de duer" e o senhor levar agente para sala de informatica e nao deixa agente nao acessar a web.nem orkut, msn nada.........




Antonio neto /cemels
série /turma:2curo

mauricio disse...

Parabens Profº, o Senhor Esta Com a Plena Verdade nas mãos, o crack esta destruindo cada Vez maiis as familias, que Poderiam estar por exemplo, lendo um livro,que assim Comoo senhor Disse è uma Excelente compania!

Parabens Continue Sempre Assim!

Mauricio figueredo Santos, 2º A, Vespertino

Unknown disse...

Olha vc sincero com o senhor passei pra dar uma uma olhada e fazer um comentario, pela proposta que o senhor fez, mais lendo o texto achei muito bacana o que o senhor faz, chama a atenção para quem ler,e mostra a realidade do problema que a sociedade tem que enfrentar, que muitos jovens se tivessem oportunidade como o senhaor fala, de ler um livro, poderia tomar jeito e consequir ser alguma coisa na vida,e para isso os governates deveriam fazer algo mais,e esse plano da biblioteca é otimo e eu acho que deveria vier tambem para os povoados, pelo menos uma vez por mês, assim todos ficariam informado.FaLô!

Everton Oliveira/Bonfim /Turma:2°D.

Lucia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia Mendes disse...

Olá, Professor
É triste vermos estes fatos acontecendo, na Palavra de Deus, diz: Que o ladrão vem pra matar, roubar e destruir...E que o leão anda ao derredor procurando a quem devorar. Eu fico mim questionando,
será que os pais ñ estão deixando os filhos serem presa fácil deste destruídor?? ou será, que os jovens ñ estão se deixando ser presa fácil ??
Defino as drogas como O CÂNCER DA JUVENTUDE, que vai corroendo tda uma sociedade e levando os mesmos a destruição e os tirando a Salvação.
Precisamos despertar neles a sua importância como pessoa e seu papel na família, na sociedade...Quando cada ser humano descobrir a resposta para estas 2 perguntas, cada governante, cada pessoa será melhor!!
QUEM SOU ???
POR QUE ESTOU AQUI ????

Q Deus nos ajude nesta caminhada, que possamos buscar o melhor para toda a sociedade, visando sempre
os ensinamentos de Deus...Promover a vida, promover meios e recursos para que todos possam viver em paz consigo e com o próximo!

Aproveito para parabeniza-lo !!!
Lúcia Mendes, Escola Profª Maria B. Melo, 7ª/8ª D

Unknown disse...

- Pois éh professor, muitas vezes muitas crianças deixam de ler um bom livro, pra ficar nas ruas, fazendo certos tipos de coisas inadequadas. Não sabendo elas, que apenas um livro pode mudar totalmente sua própria vida, é só alguém dá um imopurrãozinho, ou até ela própria colocar a mão na consiência, e ver que é de força de vontade que as pessoas precisão!!

Fabrícia Guerra 2ª

willian disse...

È professor...
tem toda razao,quantos jovens por ai a fora estao trocando uma vida repleta de futuro pela frente por um vicio que só faz acabar com ele mesmo.
O jovem hoje deveria tar lendo um livro do que ta por ai sustentando o vicio das drogas.


willian/3 ano A/cemels

Anônimo disse...

Realmente é duro de doer! A droga invadiu nosso país, nosso estado, Nossa Cidade, esta em todos os lugares. Porém acho que se os nossos governantes dessem lazer para os jovens; propostas de empregos; enfim algo para ocupar o tempo e as cabeças vazias eles nunca se entregariam às drogas! Por outro lado acho que falta de informação leva qualquer pessoa para o Precipício; se houvesse mais informação nas escolas nas esquinas, ou seja, lá onde fosse; na minha opinião eles iriam conhecer as conseqüências e não usariam nenhum tipo de droga!
Jamiciely, cemels, 2°D

EsporteComMúsica.com disse...

Realmente professor Agildo, é duro de doer ver uma cidade como Ipirá sem uma biblioteca pública pra que aluno e até mesmo professores possam usar, e sobre a biblioteca móvel realmente será uma boa principalmente para aqueles que não gostam muito de ler agora não vai ter desculpa pra não ir a uma biblioteca.

Leanderson Araújo
Turma: 3ºA

Unknown disse...

- Pois é professor é triste , como o crack vem destruindo vidas e familias.
Talvez se eles tivessem uma educação , e pensassem no futuro maravilhoso que poderiam ter...com uma vida digna e produtiva ,Lendo boms livros .. eles não se entregariam as drogas desfazendo suas vidas sonhos , e futuro.

Maria Calra Bastos Oliveira /2° A

Unknown disse...

Entre tudo que acontece nesta terra e que nos leva à total indignição, quero manifestar meu estarrecimento com o desaparecimento da Biblioteca Eugenio Gomes, fato que tem chamado minha atenção desde fevereiro.
O acervo foi transferido da Biblioteca Municipal Eugênio Gomes localizado na Praça da Bandeira (Roberto Cintra??) e transferido para um espaço improvisado na Rua Landulfo Alves, alguns meses depois encaixotado e levado para a SEC de Agricultura, de lá foi encaminhado para o Ex-Cenecista e no momento estou me assegurando, com responsabilidade, as últimas informações.

Unknown disse...

Pois é Professor com toda certeza essas afirmacoes são verdadeiras, cada dia que passa os jovens de cabeça vazia acabam se deixando influenciar e acabam caindo num caminho quase sem volta, que é o caminho das drogas!
E um livro talvez, seja um bom aliado nesse caso!

Parabéms pela postagem!

Edelaine 3º A

Unknown disse...

Pois é professor,as pessoas tentam esconder mas só que não da para "tapar o céu com a peneira" os jovens estão de destruindo nas drogas e nada está sendo feito.As autoridades não faz nada para driblar essa situação. Porém os livros são uma ótima opção porque neles crianças,jovens,e adultos se interagem descobrem uma nova visão das coisas, não é que eles irão transformar de uma hora para outra
suas vidas, mas irá mudar a forma de voçê algimas coisas.

Larissa Silva 2°Ano A

CARLOS FERNANDO CINTRA disse...

Fiquei sabendo deste post no seu blog, permita-me comentar.

As drogas, infelizmente, estão invadindo cidades e lares, as primeiras principalmente aquelas sem perspectiva de abertura de vagas de trabalho. Seleção do REDA não vale!

Com relação à biblioteca, acho importante fazer algumas perguntas:
1. Onde estão os livros?
2. Existe algum órgão dentro da prefeitura responsável pela conservação dos livros?
3. Haverá espaço para a instalação de uma nova biblioteca?

Não sei se é do conhecimento de todos, mas na época que a biblioteca ainda estava no espaço improvisado na rua Landulfo Alves, a cidade passou por um período de chuvas que teve como consequencia a perda e/ou inutilização de diversos livros.

Devemos prestar atenção para saber o que realmente ainda existe no acervo da outrora biblioteca.

Afinal, sem acervo, não adianta criação de biblioteca ambulante!

Cleidiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleidiane disse...

Olá professor!adorei o seu comentario,onde o senhor relata a realidade da nossa cidade,é muito triste sabermos que uma cidade tao linda com todas as possibilidades de ser um paraiso exite está destruição chamada:DROGAS;por isso todos o jovens e adolescentes devem mudar isso ,procurar meios saldaveis de vida. um otimo exemplo que o senhor sitou é a biblioteca
pois através dela nos aprimoramos nossos conhecimentos e é uma forma de mudarmos essa triste realidade que não assola não só a nossa cidade como o Brasil inteiro...

por isso fuja das DROGAS...
Cleidiane de Oliveira Sena
turma C,2 ANO...

13 de Maio de 2009 09:52

Unknown disse...

pois é professor fico triste em saber que uma cidade que tem tudo para se desenvolver, esta cheio de jovens desinteressados que não querem nada com a voz do Brasil.
isso é muito costrangedor.adorei você mostrou toda a realidade...

Thaylanne Bastos 2ºA

Unknown disse...

- Pois é professor, a realidade é dura, mais temos que nos informar sobre ela. Achei muito interessante você está querendo passar isso para as pessoas, e concordo sim, que um livro possa fazer toda a diferença. Acho que os jovens muitas vezes fazem isso por influência de pessoas que se dizem 'amigos', as vezes até por achar que é a solução de problemas, mais um livro poderia sim ajudá-los a ver, que é apenas ilusão, pois muitas vezes quando eles caem na realidade, já é tarde demais. Muitas vezes acontece isso também, por falta de oportunidade, portanto, cabe a cada um ver que isso não é e não será solução para nada.

Thaís Fernandes. 2º A.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Triste saber que uma cidade tão progressista como Ipirá, tornou-se a TERRA do "JÁ TEVE".
Já teve JUSTIÇA.
Já teve UNEB.
Já teve Biblioteca.
Já teve Cinema.
Já teve Cenecista.
Já teve Saúde (SUS).
Já teve desenvolvimento.
Já teve geração de empregos.
Já teve peixe na Semana Santa.
Já teve cesta básica , muitas até, antes da eleição.
Já teve desenvolvimento social.
Játeve governante.
Já teve ...Já teve...Já teve...
Hoje é a terra do TEM:
Tem dengue.
Tem crack nas esquinas das escolas.
Tem mulheres parindo nos carros indo para Feira (porque TEVE SUS).
Tem deseducação.
Tem descompromisso com a cidadania.
Tem irresponsabilidade social.
Tem fome.
Tem maternidade fechando.
Tem só "15" fichas no ambulatório do Hospital.
Tem de TUDO...menos o que deve.
Mas...voltando ao ponto LIVROS,
fica também a minha pergunta?
Onde estão os livros do acervo da Biblioteca???
É DURO DE DOER MESMO!!!

Welber Santos disse...

Meu caro Agildo, uma das funções mais importantes de um professor/educador não é oferecer respostas aos alunos mas sim provocá-los, instigá-los para que assim possam ir em busca de conhecimento e sua formação. Mesmo se não tivesse em sala de aula , neste espaço aqui estaria cumprindo uma função educativa indescritível: provocando a todos(as) a uma debate sério e urgente. Fiquei aqui a me perguntar: se , ao invés do "fechamento" de nossa biblioteca fosse suspenso o são joão, qual reação não se estaria nas ruas da cidade? infelizmente,a cidade constrói uma outra cidade avessa às questões mais essenciais, portanto, não é passar a responsabilidade às pessoas mas sim, deixar claro que a falta de "querer" por uma leitura é uma construção bem arquitetada ao longo dos anos por aqueles que já têm garantido uma formação mais sustentável para seus decendentes.Enfim, o crak chega como consequência desta contruão perversa que se fez de nossa cidade ao longo dos anos.Não condenemos o crak mas suas vias de chegada! Forte abraço!

Unknown disse...

è professo, é realmente Duro de Doer.

( Jucelio de oliveira, 2 D CEMELS )

iago souza disse...

Pois é professor, a realidade é dura, mais temos que nos informar sobre ela. concordo sim, que um livro possa fazer toda a diferença.
A adolescência é um período de intensas modificações na vida do indivíduo, caracterizado pela busca de novos desafios, dentre os quais o uso de drogas pode estar presente;è nessa fase da vida que os adolescentes trocam de ler um bom livro para ouvir uma música , para ver um filme sem nexo algum, para ir as festas e conheÇer personalidades ruins que as levam para o mal caminho, é como dizem " Diga com quem tu andas , que direi quem tú és" , é duro de doer ver essa situação cotidiana na vida dos jovens de nossa cidade , estão trocando suas casas pelas ruas , um bom livro por um maço de maconha,Quem sabe essa ideia da biblioteca ambulante não pode ajudar muita gente, quando as pessoas tiverem acesso a algum livro , seja lá qual for, já vai está dando o primeiro passo, pois os livros oferecem a mulheres e a homens uma tremenda oportunidade de crescimento. Bons livros ajudam a amadurecer, crescer e a viver o dia-a-dia de forma correta e feliz.
Os livros tambem nos ajuda a pensar, analisar, crescer e aprender mais e mais.
LER é um hábito que todos deveriam ter.


Iago Souza
2°A

William Dantas disse...

O Senhor está muito certO..

Pois cada vez que entra uma pessoa no crack vai se destruindo cada vez mais uma familia...por isso temos que mostra mesmo pra que sirva de exemplo pra outras pessoas...'

William Alves Dantas, 2º A, vespertino

juliana disse...

Pois é professor “é duro de doer’’ ter que afirmar que estamos vivendo em uma sociedade,onde a juventude se deixa levar pelo caminho que eles acham que é mais fácil, mais que na realidade é uma suposta doença crônica.
É muito triste ver os jovens se tornando o principal alvo do mundo das drogas, deixando se corroer,sendo que é muito mais fácil ler um bom livro,afinal de contas como senhor mesmo diz: “um livro tem força,é forte, saudável e move o mundo.

CEMLS Juliana Soares /3ºD

Néia Soares disse...

Realmente professor, a droga ultimamente tem sido o câncer da juventude. É triste ver jovens trocar a delícia de ler um livro por alguns momentos de ilusões que é o mundo das drogas, que leva os jovens para um poço sem fundo!!!

Enerivalda Soares (2ºC CEMELS)

Unknown disse...

professor duro de duer e a vida de milhares de pessoas nque viven en condiçoes miseraveis.

Unknown disse...

GRÉ duro de doer mesmo percebermos que cada dia mais o crack toma espaço na vida dos jovens.É muito ruim vermos também o estrago que traz na vida de um jovem ,que largam suas vidas,deixam seus sonhos de lado,e acabam perdendo muitas oportunidades.A ideia da biblioteca otima isso ajudaria muito.
CEMELS,graciela Almeida 3°B

Isaías Pimentel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isaías Pimentel disse...

É professor a realidade de ipirá e ate mesmo de todo mundo e´dura .
Muitos deixam de ir ao colegio pra estar nas esquinas, fazendo algo q vai apenas destruir sua vida
se drogando, e vivendo uma vida infeliz. É triste , como o crack vem destruindo vidas e familias.
seria muito bom se todos usassem seu tempo pra ler livros e obter novos conhecimentos , assim veria-mos que nossa cidade teria uma realidae totalmente diferente grande parte da nossa comunidade seria construida de grandes cidadões capacitados.
parabé´ns pela postagem tocou num assunto de extrema importancia!!!!!!!

Isaias pimentel 2ano A CEMELS

leandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leandro disse...

Professor: Achei que o senhor descreveu toda a realidade do nosso cotidiano. estamos vivendo tudo isso que vc escreveu.
Como jovem, tenho esperança de um mundo melhor para mim e para todos os jovens que estão por vir na geração futura.
Vamos abraçar este mundo que está virado, sem paz e sem Deus.

LEANDRO SANTOS 2ºB

Unknown disse...

Infelismente as drogas estão em toda parte,até Ipirá vai se tornar "cracolândia" rsrsrs.Do jeito que vai...


Ah!também já procurei pela biblioteca municipal mas ninguém sabe onde está,ficando uma interrogação no ar.???

É DURO DE DOER!

Eraldo disse...

Pois é profº,é muito triste afirmar que está inserido na realidae de Ipirá esse mal devastador as "drogas", na qual os jovens se deixam levar por esse caminho que difícilmente tem volta.Sendo que um livro vai fazê-lo muito melhor.


Eraldo 2ºC/ CEMELS

Unknown disse...

"É duro de doer"

É duro sabermos que filhos matam mães
por drogas, porque a mãe não tem dinheiro para dar pra ele comprar drogas e tudo isso acaba com um grande assacinato!
Nós não sabemos aonde foi parar a biblioteca de ipirá é duro sabermos que nós alunos não temos mais aonde pesquisar um trabalho e nem ler um livro. Realmente é duro de doer saber que isto estar acontecendo em nossa cidade!!!!!
RENAN GOMES DA SILVA SÉRIE/ TURMA 3 D

Unknown disse...

Ola professor,esta certo muitas pessoas abrem mao do estudo,da aprendizagem para se envolver com estas coisa que alem de causar mau para se proprio e um perigo para a comunidade,valeu, ROBEMARIO

Unknown disse...

Ola professor,esta certo muitas pessoas abrem mao do estudo,da aprendizagem para se envolver com estas coisa que alem de causar mau para se proprio e um perigo para a comunidade,valeu, ROBEMARIO

Unknown disse...

Ola professor,esta certo muitas pessoas abrem mao do estudo,da aprendizagem para se envolver com estas coisa que alem de causar mau para se proprio e um perigo para a comunidade,valeu, ROBEMARIO

Unknown disse...

Ola professor,esta certo muitas pessoas abrem mao do estudo,da aprendizagem para se envolver com estas coisa que alem de causar mau para se proprio e um perigo para a comunidade,valeu, ROBEMARIO

robemario ramos disse...

robemario 2c

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

cada dia que passa os jovens se envolve mais com as drogas,não querem nada com estudos com a leitura." Duro de Roer" mesmo

Raissa 3° B