sábado, 11 de junho de 2011

MARATONA DE COELHOS.


Na corrida de maratona é praxe colocar-se coelhos para participarem com o objetivo de fazer a corrida ganhar velocidade. O atleta-coelho participa somente da metade da competição e impõe um ritmo mais acelerado no início da corrida ao pelotão de elite, que vai até o final. O coelho-atleta cai fora na metade do vamos ver.

Na política de Ipirá está acontecendo do mesmo jeito. Colocam-se coelhos como pré-candidatos para animarem a corrida municipal e depois morrerem na praia ou antes mesmo do São João 2012, que é quando começa pra valer o embate sucessório.

Para a campanha 2012, os coelhos já dispararam na frente. O coelho mais famoso, robusto e festejado é Luciano Cintra. Convidado pela jacuzada, aceitou de prontidão. Tem uma missão impossível: fazer com que o prefeito Diomário largue a macacada, abandonando-a ou pela omissão. O prefeito Diomário tem dito que não é canalha.

Pelos comentários de seus apoiadores, o coelho Luciano vai botar a campanha pra ferver e em alta velocidade em termos do cifrão. Dizem eles, que o coelho vem com muita bufunfa ($) no bolso para detonar. A jacuzada quer isso e muito mais. Desamparada e perdida num mato sem cachorro, desde que ACM Malvadeza foi derrotado nas urnas, essa turma anda atrás de uma sombra para se encostar, pois, para eles, a vida fora do poder é difícil, dificílima, ingrata e sem graça. Rezam na cartilha do oportunismo.

Ainda sobre o coelho Luciano, mesmo no pique que vai, aguarda o aval do governador Wagner; o apoio do prefeito-irmão Diomário e a sigla do PT, via Salvador, para o desatino da cúpula petista local. Caso não aconteça nada disso, esse coelho abandonará a corrida antes do Réveillon 2011 e, se eu não estou equivocado, esse prefeiturável não vai saborear o milho e a canjica do São João 2012, é simplesmente um coelho. Se viver veremos.

Outro coelho famoso que se encontra na corrida da campanha 2012 é o ex-deputado Jurandy Oliveira. Matreiro e ardiloso é desses que não larga o osso por nada. Era carlista de carteirinha, mas aderiu ao petismo oficial do governador na primeira oportunidade. Foi prejudicado pelo esquema petista na última eleição, mesmo derrotado não abandona o barco, a não ser quando aparecer uma outra jangada direitista para salvar os náufragos arrependidos.

O coelho Jurandy é bom na corrida. Não olha para os lados, nem muito menos para trás. Não dá a menor chance para qualquer outro companheiro do seu grupo. É voraz e extremamente egocêntrico, ao mesmo tempo, não assimila que chegou o momento de ceder espaço e oportunidade para outros correligionários, pois não é mais o jovem Jurandy-70, que Ipirá é outra e, além do mais, necessita de novas experiências. Esse coelho é insistente e entrão, mas tem fôlego curto. Só perdurará até o dia em que o chefe e candidato no. 1 Antônio Colonnezi quiser, basta aplicar-lhe uma cacetada na moleira e adeus coelho.

A grande novidade do momento é que inventaram até coelho para vice. A macacada escolheu e aceita Arnor do Sindicato ou Elton da Agricultura para compor a chapa deles como vice. Mas, tratando-se do período de caça aos coelhos é bem provável, que nesta altura da corrida, já estejam perfurados de bala nas hostes petistas, desde quando, neste exato momento, a cúpula do PT de Ipirá trucida qualquer coelho-vice em benefício de uma tal candidatura própria, que pode ser, neste exato momento, um coelho ou uma coelha, para no São João 2012 passarem o porrete no coelho candidato-próprio e aceitarem uma vice, achando que tiveram a maior estratégia do mundo.

A coisa é simples: os macacos não apóiam, por nenhuma hipótese, candidatura do PT de Ipirá à prefeitura, entregam-lhe a vice (Arnor ou Elton). O PT de Ipirá apoiou a candidatura do prefeito Diomário, mas este não apóia candidato a prefeito petista, porque não deixará os macacos, seria canalhice, como ele mesmo vem dizendo. A cúpula petista do Estado quer um candidato petista em Ipirá, mas com possibilidades concretas, não com os que estão no diretório local, que não terão os votos dos macacos.

Nesta temporada dos coelhos, só mete a cara quem tiver pretensão a ser coelho, candidato de verdade fica na moita. É aí que vem a grande surpresa: o coelho metendo a estampa no outdoor. Não sei como é que Marcelo Brandão foi cair numa dessa. De candidatíssimo no.1 (entre os três) nos bastidores da jacuzada, alçou um vôo solene aos píncaros de um outdoor, deixando transparecer que está com receio ou medo de alguma assombração. Se não estou enganado, Marcelo de prefeiturável virou coelho, pelo menos foi foto com cara de vice.

No Movimento Renova Ipirá, todos estão sabendo que o momento é dos coelhos, por isso estamos preocupados em debater Ipirá em toda a sua complexidade e dinâmica. Ipirá necessita de um projeto para o seu desenvolvimento. Ficar no blá, blá, blá dos nomes é chover no molhado, não leva a lugar algum. Aproveitando o ensejo, o Movimento Renova Ipirá estará realizando uma Mesa Redonda com o tema: A SAÚDE QUE TEMOS E A SAÚDE QUE QUEREMOS, no dia 14 de junho, às 20:00, no auditório da APLB/Sindicato.

Em plena temporada de caça aos coelho e com tanto coelho dando sopa, o prefeito Diomário não sai da moita. É verdade, tudo isso acontecendo, um ano e seis meses antes, porque a população de Ipirá já não agüenta mais o descaso administrativo que vive Ipirá. Que venha 2012 e já.

Um comentário:

Lilian Simões disse...

Agildo,se chover mesmo na horta do RENOVA vai faltar cenoura pros coelhos!!!kkkkkkkkkkkkkkk ain agora eu ri beijos!