segunda-feira, 17 de abril de 2017

TÔ DE VOLTA!

GERAÇÃO DE EMPREGO & RENDA, aqui está o ponto principal da questão, no dizer do prefeito Marcelo Brandão. “Geração de emprego e renda. Esse é o principal objetivo do prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, ao anunciar a micareta que vai agitar a região e atrair turistas de todo o estado entre os dias 20 e 22 de abril.” Comentário sobre o pronunciamento do prefeito à Rádio Sociedade da Bahia.
O objetivo está definido e claro. Essa ênfase de atração de turista de todo o Estado da Bahia fica por conta do exagero, do esforço pirotécnico e da necessidade de vender ilusão; na real, fica a capacidade concreta para agitar a região, principalmente, Baixa Grande e Pintadas de onde procederão 90% dos turistas. Evidentemente, que todos que aqui comparecerem serão bem recebidos; o ipiraense tem um coração generoso e receptivo.
A folia terá status cinco estrela na vontade, até mesmo porque a administração atual é jacu (a anterior era macaca) quer e faz questão de mostrar serviço nessa área do entretenimento, tem que deixar uma marca de expressão neste mandato: “a jacuzada é que é boa na realização de festa,” nem que seja uma razoável impressão que fique. Mas em folia e agitação, não tenham dúvidas, acontecerá. A administração de jacuzada é boa em organização de eventos e a população de Ipirá é alegre e entusiástica na folia.
Para os leitores que moram em outras cidades, quero salientar o seguinte: quando cito jacu e macaco, não é sentido pejorativo, nem preconceito, nem ataque ou querendo desfazer de quem quer que seja, simplesmente, os agrupamentos da politicagem de Ipirá denominam-se jacu e macaco e não por partidos, eu sei que é para enganar o povo; mas fazer o quê?
São duas administrações oligárquicas que se revezam no Poder Municipal fazendo meia-sola no município, que fica em estado de convalescença ao fim de cada gestão. Nada mais proposital que grandes festejos nestes momentos. Os jacus e macacos são bons realizadores de festas, isso ninguém pode negar.
Difícil de entender é a questão do fortalecimento do comércio, do turismo e da economia de Ipirá com a folia. É de um simplismo implicante. Os setores que tirarão proveito serão o lojista, hoteleiro, bar, lanchonete e restaurante. O movimento será forte ou fraco em grana? Temos que ver acontecer para termos uma idéia. Não deixa de ser uma dúvida.
“Com o festejo iremos gerar emprego e renda para o nosso povo e atrair os olhos para o nosso município que está crescendo”, comemora Brandão. Aqui, ficam menos dúvidas. Que emprego? Emprego por três dias? Isso aí tem cara e características de sub-emprego.
Geração de renda para o nosso povo? O setor mobilizado será o informal, que não deixará de botar dinheiro no bolso, mas no limite que decorre da própria capacidade de investimento. Nada do outro mundo. Tem mais fumaça do que fogo de fogos de artifício.
O prefeito Marcelo Brandão pensa que vai resolver o problema da economia de Ipirá com festa. Ele pensa que Ipirá vai virar um pólo de atração turística. Ele aposta até o que não tem que é por aí. 
Vamos ser sincero, se o prefeito Marcelo Brandão resolver o problema da economia de Ipirá em três dias; seja com festa ou sem festa, o homem é ninja. Se o prefeito Marcelo Brandão solucionar a dificuldade econômica do município e tirar Ipirá do gargalo com sua micareta, o homem merece uma estátua de pedra-sabão que é porosa e tem envergadura para não se dobrar às bicadas de jacus e às línguas ferinas de macacos e oposição.

Tudo isso é suposição e por suposição eu pressuponho que a prefeitura de Ipirá gastará mais de um milhão de reais nessa festa e que a renda do povo de Ipirá nesta festa ficará abaixo de um milhão de reais. É o que eu acho! 
Quem poderá eliminar qualquer dúvida será o prefeito Marcelo Brandão apresentando os números reais da festa, depois do grande evento. Se não for assim, tudo será um mero prognóstico e a realidade de Ipirá não vai dá sopa para o engano e a mentira.

Nenhum comentário: