domingo, 30 de março de 2008

O DONO DA BOLA.

Certa feita, ia acontecer um jogo de futebol infantil em Ipirá, entre o Internacional de Dadai e o Vitória de Dodó, e por algum motivo, não me lembro qual, não havia bola para o jogo. Casualmente, eu tinha ganho, do meu pai, uma bola de couro, pela qual tinha um certo zelo. Sabedores do fato, alguns jogadores do time de Dadai vieram pedi-la emprestada, o que recusei imediatamente, temeroso das bicudas que eles dariam. Mas, entre os postulantes estava Luciano Cintra que propôs que eu participasse do jogo, atuando pelo Internacional. Entusiasmado pela proposta, lá estava eu, no campo do Garrancho, todo enxuido, no meio daquele monte de menino espigado, com uma camisa do Internacional que parecia um camisolão folgado batendo na minhas canelas. Joguei noventa minutos. Meus colegas de time não me deram um passe e não peguei uma bola sequer. O Internacional ganhou. Eu só joguei e aquela partida só aconteceu porque eu era o dono da bola.

Quem seria o dona da bola na corrida municipal 2008, em Ipirá ? Na minha opinião é o prefeito Diomário. O time vai jogar como ele quiser. Se a macacada estiver unida, não perde a eleição. Com o apoio do PT consolida a vitória. Mas, as coisas não são assim tão simples.

O motivo básico da aliança PT/Diomário/Macacada é o tema: "Luís Carlos Martins não pode voltar a governar Ipirá" por diversos motivos, entre eles: irresponsabilidade; improbidade administrativa; corrupção; dinheiro público engordando a agiotagem; atraso e calote no funcionalismo, etc. Neste ponto a aliança concretiza-se e vai até o fim do mundo.

O problema é que até chegar lá a união desmancha-se nas conveniências e interesses pessoais e de grupo, desde quando, todas as propostas já se apresentam engessadas:
* Diomário propõe a chapa com ele na cabeça e Ademildo na vice, o PT ratifica.
* A macacada não aceita Diomário na cabeça e apresenta o nome de Antônio com um petista, que não seja Ademildo, na vice; o PT não acena, por enquanto.

E tudo fica embaçado. São duas vagas para três postulantes. O PT fica com a vice e a cabeça está sendo disputada entre Antônio Colonnezi, o dono do time, e Diomário, que é o dono da bola. É justamente essa disputa caprichosa e cheia de vaidade que poderá negar o motivo básico da aliança, porque na política não se enxerga o que não se vê, ou seja, os interesses.

Para Diomário é necessário aproximar-se mais ainda do governador Jaques Wagner e para tal é preciso continuar mais quatro anos na administração ou até mesmo dois anos, para depois alçar um salto maior. Se essa assertiva for verdadeira, ele não largará a bola.

Para Antônio Colonnezi é necessário assegurar e controlar a macacada a qualquer custo, até mesmo pela derrota, e para tal um macaco-chefe tem que ser cabeça para manter o grupo macaco vivo. Se essa assertiva for verdadeira, ele não entregará a camisa do time.

Para o PT é necessário camuflar a sua votação de dois mil e poucos votos e nada melhor do que embuti-la num grande grupo como a macacada, assim sendo, o governador Wagner não desprezará o representante do seu partido, trocando-o por um prefeito de 15 mil votos. Se essa assertiva for verdadeira, o PT topará qualquer parada pela vice e participará do jogo, até mesmo, sem pegar na bola.

Qual seria a extensão do leque aberto pelo PT ? Tenho a impressão, que para garantir o motivo básico da aliança, ele pode compor até com Antônio Colonnezi na cabeça. Mas Antônio Colonnezi não seria um retrocesso administrativo para Ipirá, igualmente a Luís Carlos Martins ? Antônio e Luís Carlos representam uma tragédia para Ipirá. Ambos foram irresponsáveis; a improbidade administrativa campeou; a corrupção foi deslavada; a agiotagem fez farra com o dinheiro público e passaram o calote no funcionalismo. Não acredito que o PT vista a camisa desse time.

Se a coisa for séria, talvez sobre para o PT na sua empreitada, o dono da bola, Diomário Sá, o atual prefeito de Ipirá. Manter a chapa Diomário e Ademildo na vice, para o que der e vier, de qualquer jeito, até mesmo sem a macacada, tira o sono de muita gente e para ser sincero, eu acho isso dificílimo. Diomário nunca arriscou um olho e não vai em bola dividida, só vai na boa, e além do mais pensa, e pensa muito, antes de realizar suas ações, e não seria logo agora, que daria um tiro no pé, sem o apoio da macacada. Diomário não é de soltar a bola.

A vitória eleitoral do governador Wagner em Ipirá foi fruto da vontade do povo e a base da macacada muito contribuiu para isso, agora a cúpula da macacada é reacionária, raivosa e rancorosa e mantém uma posição contrária a Lula de fundo ideológico. Buscar uma aliança nesse campo é preciso levar isso em consideração ou não ?

Antes que eu esqueça, a votação do PCdoB em Ipirá não cabe em um fusquinha, mas a sua determinação e a sua resistência cabem na locomotiva da História, que passará por cima dos que se julgam poderosos e donos do povo. Votação só depois que abrirem as urnas. Está aberto o debate. Faça seu comentário e vamos ao bom combate.

6 comentários:

Lilian Simões disse...

TÁ NA CARA QUE O JUÍZ VAI DAR CARTÃO VERMELHO PRA QUEM PISOU NA BOLA E CAGOU NO CAMPO.ANTONIO E LUIS CARLOS VÃO SAIR DESSE JOGO E EU JÁ POSSO OUVIR OS XINGAMENTOS DA TORCIDA,(EU NÃO QUERIA SER A MÃE DESSE JUÍZ).SE O DESEMBARG ALIÁS,O JUÍZ DECLARAR QUE O JOGO É LIMPO,SÓ VÃO FICAR DIÓ E ADEMILDO.NESSE CASO,MAURÍCIO SAI DA RESERVA,PEGA JOTA OU RENNÉE QUE ESTÃO DE GANDULA E ENTRA EM CAMPO COM GRANDE CHANCE DE VENCER POR ESTAR VESTINDO A CAMISA DO TIME DO MEGA CAMPEÃO DELORME MARTINS,CUJA TORCIDA É ALTAMENTE ORGANIZADA.EMBAIXO DE URROS E PROTESTOS ESTARÁ A MACACADA QUE PERDEU O CENTRO AVANTE. MARCELO BRANDÃO ESTARÁ AQUECENDO NA LATERAL,(CASO MAURÍCIO TENHA QUE SAIR ÀS PRESSAS PRA SOCORRER ALGUM FERIDO),MENINOOOO!!! ESSE JOGO EU NÃO QUERO PERDER.TÔ LÁ NA TORCIDA.
"Aê seu juíz...dá mole não!"
"Bota pra foraaaa!"
" Créu neleeeees!"
"Olê olê olê olá
pau quebrou em Ipirá..."

Unknown disse...

SINTO VERGONHA DE MIM


Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!

(Cleide Canton)

***

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

(Rui Barbosa)

Blog do Alonso Oliveira disse...

Agildo,
corinthians x flamengo, nunca fui bom de futebol, mas joguei porque além de ser dono da bola era dono do campo também - CLUBE DE CAMPO DK. Muitos risos.
Mas como o campo desse jogo é outro, e nesse caso minha bola é murcha aliás no time não tenho vaga nem no banco de reservas, ficarei como bom torcedor esperando o apito final.
Contudo felicito seu artigo e lamento não ter comentado o nome de todos os pré-candidatos como Dr. Maurício Brandão e Jota Oliveira.

Unknown disse...

Parabéns ao camarada Agildo pela simplicidade na exposição das idéias.
Tenho um carinho muito grande pelo vereador Ademildo, esse sentimento não é fruto apenas da vivência política, a qual, tive a felicidade de compartilhar com o companheiro por mais de década. Entretanto, visualizo essa movimentação política fruto do resultado da última eleição. É lógico que as correlações políticas no Estado não é mais a mesma. O PT que particularmente conheci e fui militante, perdeu-se nas sucessivas tragédias, que nem mesmo Sófocles seria capaz de imaginaras. Ora, justificar essa mudança da nau, ainda não á deriva, não é a reflexão para o exato momento. No entanto, quero expor o meu sentimento a respeito dessa possível coligação.
Quando nasci politicamente, e esse parto ocorreu na AEIPI, tínhamos uma meta na nossa caminhada, inicialmente tudo parecia uma extrema utopia. Qual seja, nós, frutos de uma nova dialética social, deveríamos mudar o curso da História ipiraense. E como?
Bem, a grande batalha posta seria a organização do movimento social para ganharmos as eleições municipais e na condição de agentes públicos, fruto de toda uma luta de gerações inovar a relação que o poder municipal sempre manteve com seus governados.
Porém, a primeira etapa seria derrotarmos as velhas oligarquias ipiraense, pois, estas representavam o retrocesso á transformação social tão desejada.

Vamos refletir!

O que parecia praticamente impossível, tornamos possível, com a eleição de Wagner no primeiro turno.
As repartições estaduais no município, hoje no comando do PT, assim como todo poder na hierarquia governamental encontra-se direcionada pelo partido, ou seja, é um momento impar na História.
Bem, agora que o partido tem o “poder”: curva-se diante do inimigo.

Ressaltando, o PC do B, ao longo de sua HISTÓRIA sempre manteve a chama da esperança acessa. Espero que não sejamos os encarregados de apagar a luz.

Saudações a quem tem coragem!

Rayara Alves disse...

PELO VISTO DENTRO DO CAMPO ESTÁ BEM ANIMADO, MAS A TORCIDA SERÁ QUE ESTÁ EMPOLGADA OU CANSADA DAS MESMAS COISAS E NO FINAL DO JOGO FICA 0 X 0 PARA O TORCEDOR.

Welber Santos disse...

Nesse jogo acho que Agildo esqueceu de um time: o prefeito Ademildo está realizando um sonho e não vai querer sair de titular pra ficar na reserva. Portanto, vai bater pé firme pra ficar como titular, ou seja, cabeça de chapa, o que nao terá apoio de exatamente niguem ai podemos ter uma nova configuração desse campeonato: Marcelo Brandão, Dió ou Antônio, o Renova e o pt, diga-se Ademildo- isoladamente apostando tudo na caneta que ainda será sua mas não sei qual peso dessa caneta em tempos de eleições nao viu? Parabéns Agildo por mais um reflexão madura