sexta-feira, 9 de maio de 2008

A VIDA COMO ELA É.

Na democracia.
Foi nesse período que o imperador ACM tomou a maior vaia já observada na cidade de Ipirá. Era um dia de quarta-feira, o dia da feira pública na cidade, aproximadamente uma hora da tarde e um sol de lascar; a multidão impacientemente acotovelava-se na rua de Cima. Era um comício da jacuzada em prol da candidatura Maurício Brandão para prefeito do município. A jacuzada estava esfuziante, lépida e fagueira com a chegada do Toninho Malvadeza. A cúpula dos jacus adorava, idolatrava e santificava o Toninho Ternura, não sabíamos, nem imaginávamos, que era enquanto poder e vida tivesse, como a realidade veio mostrar-nos mais tarde. A macacada estava indócil, apreensiva e saçaricando em chapa quente.

Por trás da multidão havia uma faixa da APLB-Sindicato cobrando os salários atrasados dos professores ao prefeito Luís Carlos. O imperador ACM pegou o microfone, saudou o povo de Ipirá e apertou os olhinhos e fitou a faixa e rugiu com a voz da prepotência "o que eles querem é roubaaaaaaaaaaá", falou apenas um minuto, não disse mais nada, a vaia não deixou. Foi impressionante o que se viu; a multidão de trás encurralou a jacuzada na frente do palanque e soltou uma estrondosa, persistente e avassaladora vaia que deixou ACM atônito e sem entender nada, na sua última aparição nesta cidade. Não teve polícia para amordaçar o povo e a liberdade expressou-se apagando o rugido intolerante e prepotente do velho imperador da Bahia.

Quem foi o protagonista dessa ação foi a macacada, o povão que forma a base da macacada, não a cúpula dos macacos que sempre foi humilhada, pisoteada e desprezada, mas nunca deixou de lamber as botas do carlismo. Diomário era o candidato dos macacos e foi o vencedor do pleito. Pode até dizer que não era carlista, mas que gostava e adorava os amigos do carlismo que estavam no poder, isso lá, é pura verdade, que o diga Paulo Souto, enquanto foi governador. É assim no tempo da democracia.

Nos dias atuais estamos vivendo um tabuleiro de acarajé. Diomário quer Ademildo e também quer Antônio, que quer o PT, mas não quer Ademildo, que quer ser vice de Diomário, com apoio de Antônio, que quer a cabeça com a vice do PT, com apoio de Diomário, que não abre mão da cabeça e não dispensa a macacada, que não quer Diomário na cabeça, mas aceita Antônio com a vice do PT, que não quer largar Diomário, que não desiste da reeleição, nem do PT, nem de Antônio, nem dos macacos; e todos eles juntos querem Jaques Wagner que é o único que sabe o que quer: o mais votado. Tá confuso ? É assim mesmo, quando se discute só nomes e nem de longe se toca em programa, o beco fica sem saída. É assim no tempo da democracia.

Neste vatapá ipiraense quem comanda o tabuleiro é o prefeito Diomário Sá, que esfriou o dendê ao seu gosto e preparou a massa do acarajé do jeito que bem entende. Só vai decidir no tempo certo e que lhe convém, ou seja, nas proximidades das convenções; e não adianta ultimato, nem exigência da concordância de um programa mínimo, como quer o PT, porque o tabuleiro que era de acarajé virou um tabuleiro de xadrez e é preciso ter calma, paciência, tolerância e pensar muito, porque isso Diomário faz muito bem, e muito mais do que muita gente junta.

Quando o PT exige uma decisão de sua parte, Diomário, simplesmente, pede paciência e jura que vai até o fim com o PT para o que der e vier. Vai ter que esperar para ver. Quando Antônio diz que é candidato, Diomário, simplesmente, fala da união dos macacos e que vai junto até o fim, que é a vitória. Vai ter que esperar para ver. Nessa geléia quero ver quem tem coragem para derrubar o rei. O chefe do tabuleiro de xadrez, Diomário, joga com um só xeque-mate: ele na cabeça. A vice ? pode ser Ademildo, com a macacada aceitando uma secretaria ou Antônio, com o PT aceitando uma secretaria. Aí não dá outra; o PT vira PeTeca ou o macaco vira saguim. Na democracia é assim.

Em 2000, o PCdoB lançou a sua segunda candidatura para prefeito de Ipirá, foi a do camarada Nadilson, numa coligação com o PT, sendo uma campanha difícil e cheia de dificuldades, mas tivemos a coragem de saudar os ipiraenses que tinham coragem para lutar. Em 2008, estamos vivenciando novamente, uma conjuntura extremamente complexa e de difícil conclusão. O PT teve pressa em lançar um pré-candidato para diluí-lo e desgastá-lo pouco tempo depois, quando tal proeza só fazia sentido, no nosso entendimento, na viabilização de uma terceira força num campo mais amplo para enfrentar os candidatos do jacu e do macaco, e esperar isso de Diomário é mesmo que botar a mão na fogueira e queimar todo o corpo, de tanto esperar. Diante da situação política que se apresenta em Ipirá, o Diretório do PCdoB de Ipirá definiu pelo lançamento de um candidato próprio para a disputa democrática contra o jacu e o macaco e o enfrentamento no campo das idéias e programático, para fazer Ipirá desenvolver e aumentar a consciência política de seu povo. Esperamos compartilhar nessa luta com os valorosos companheiros do PT de Ipirá e também, estamos abertos para a formação de uma frente mais ampla contra jacu e macaco, mas que essa Terceira Via seja um caminho concreto, democrático e de quem tem coragem para lutar.

3 comentários:

Lilian Simões disse...

Agildo do céu!Que horror é esse? Voce chama isso de acarajé e vatapá? Isso pra mim é um verdadeiro ANGÚ DE CAROÇO.Eu já disse aqui e repito: Não estou nem aí para partidos políticos.Gosto de escolher conforme o trabalho de cada um independente da sigla.Por isso na hora de votar eu mesma faço meu vatapá.No frigir dos ovos , a gente vai descobrindo qual é o ingrediente que dá gosto.Já houve eleição no passado que eu inexperiente, botei um ovo "gouro" em meu omelete,mas a gente vai aprendendo.Nesta última eleição, minha colher de chá foi para Neusa Cadore. Não me arrependo estou confiante e acho que assim como eu muita gente torce para que o bolo dela cresça e que num futuro bem próximo a gente possa receber a nossa fatia.A possibilidade de termos aqui na região, Ensino Superior gratuito me levou ao delírio. Espero que aquele que ganhar a disputa eleitoral aqui, independente do partido,agarre-se sem pudor à saia desta Deputada e traga para este município,todo e qualquer benefício que ela puder oferecer.Ela sabe como ninguém por onde começar.
Quanto aos maus políticos daqui,colher de pau neles! Parabéns, pela sua matéria. Ela está um manjar dos deuses !!

Ana Silvia - Mãe de Athos disse...

Professor!!! Que texto excelente!!! Parabéns. Agora me sinto informadíssima sobre os problemas que rondam a politicagem ipiraense.
Forte abraço.

Blog do Alonso Oliveira disse...

Agildo, você não tem idéia do quanto gosto de ler seu blog. Você é uma das cabeças mais brilhantes que Ipirá tem. Uma pessoa de valor.
Gosto de você de graça e tenha absoluta certeza que você pode contribuir e muito para o crescimento qualitativo do nosso querido "camisão".
Tenho dito!