terça-feira, 14 de outubro de 2008

No comprendo bien el hable de algunos números.


Estou voltando a postar no meu blog depois de uma temporada de três meses afastado por imposição da lei eleitoral. Retorno com a cabeça cheia de números e pensando nas possibilidades que se arquitetaram e nas que deixaram de despencar porque jamais foram cogitadas.

A numerologia pode até não ter serventia alguma depois do ato consumado, mas destampa profundos sentimentos e desanuvia complicados caminhos percorridos entre nebulosas quimeras.

O PT de Ipirá acertou em cheio no seu objetivo estratégico de reeleger o prefeito Diomário, desde quando isso aconteceu. Se o objetivo do PT de Ipirá não era eleger os dois vereadores eleitos pela coligação (Eduardo / Jaildo) o tiro acertou no próprio pé. Aí fica uma situação de vencedor e outra de derrotado. Comemorar com o prefeito Diomário é tomar um Lacto-purga para curar dor de cabeça, desde quando haverá dificuldades para aplicar um programa mínimo conjunto que não foi discutido. As secretarias formalizam a forma como o PT de Ipirá foi rebocado.

A coligação PT/PTC/PPS/PSB atingiu a marca de 6304 votos e fez dois vereadores, Eduardo do PSB (1342 votos) e Jaildo do PTC (1022 votos). O PT perdeu o mandato que manteve durante 16 anos. Se esse mandato não representava nada na questão política, nada se perdeu; sendo o contrário, representa uma grande derrota eleitoral.

O PT de Ipirá rachou à torto e a direita. Brigou para fazer dois vereadores, terminou sem nenhum. A macacada reconheceu a dívida de gratidão e aumentou a votação dos protagonistas do acordo, mas não enxertou os outros cinco candidatos das fileiras de baixo. Mas é assim mesmo, o reconhecimento é para os merecidos, mesmo que o discurso de conteúdo enviesado traga em si o efeito bumerangue.

A velha, surrada e cansada (em Ipirá) coligação de esquerda PT/PCdoB somaria 3303 votos: 2605 do PT + 698 do PCdoB. Teria atingido o coeficiente eleitoral e feito um vereador, mas pouco importa diante da firme justificativa de que as secretarias darão maior visibilidade política e garantirá um vereador em 2012. Nada melhor do que uma bela certeza.

O governador Jaques Wagner fez sua opção pela macacada e afirmou que se votasse em Ipirá votaria em Diomário, que foi eleito e o governador acertou no apoio, mas ele esqueceu de votar no vereador e o PT de Ipirá perdeu o mandato que tinha e não se tornou a grande força-motriz política que pretendia ser e agora tem que se contentar com a generosidade do prefeito Diomário. Assim é a vida na mumerologia.

7 comentários:

Lilian Simões disse...

O PT foi tiro no pé,
o macaco foi tiro no saco
e o jacú foi tiro pra todo lado porque isso aqui é um blog de respeito mas que deu vontade de falar ah isso me deu...
Falando sério agora, o que eu quero mesmo é perabenizar voce Agildo, pela sua corretíssima campanha,por sua postura seguramente a mais transparente e consciente do que qualquer uma outra.Voce há de convir que o eleitorado no Brasil por não estar acostumado a valorizar a ética,até porque não a conhece, o que é uma pena, pois nem todos viram o show de decencia que voce deu neste e em outros requisitos.
A "bola" continua com o "dono" ou quem preferir,a "caneta" continua com ele e no mais tudo como "d'antes" entre nossos habitantes.
Parabéns aos vitoriosos e não poderia deixar de mandar um abraço fraterno, aos mais de 13 mil da minha comunidade Jacú feliz que foi um show de alegria!

Unknown disse...

O que eu conseguir enxergar foi 26 anos de luta jogada fora, por uma menor ia que sempre foi lobo em pele de cordeiro.
Quando o PT chegou a Ipirá na década de 80, não queria de forma alguma militar, não pelo partido, que sempre tive admiração, e sim por quem estava encabeçado. Mas me convencerão que o bicho que eu estava pintando não era de sete cabeças. Agora tenho certeza que não era de sete cabeças, e sim de sete vezes sete cabeças... Agildo, vamos ser verdadeiros , fiquei triste , gostaria imensamente que o PT tivesse feito um vereador, de preferência o de sempre, só assim o povo de Ipirá ia poder ver o discurso mudar e a mascara cair.
Tem gente que faz o papel de palhaço como verdadeiro artista, e outros tentam fazer o papel de artista e fazem o papel de verdadeiro palhaço...

Unknown disse...

Caros amigos; façam um trabalho de formiguinha...abram já um comitê permanente(mesmo que não seja fisico), e que se promova um constante debate na nossa sociedade. Não deixem para tomar uma atitude apenas em 2012. Por Favor!

Unknown disse...

Não existem cantores do povo
Que não cantem com o seu coração
As maldades do povo da terra
Os segredos da sua paixão
Novamente preparam a guerra
Com desejos e com maldição
Novamente o olho estremece
Com a terrível e final visão

Do segredo da quebra dos selos
Dos novelos da renovação
Dos amores perdidos no peito
Imperfeito verbo na prisão
Da aflição dos amigos do peito
Verdadeira contrição

Não existem pedaços da terra
Que não queiram se colonizar
Nem aboios do gado que berra
Nem vaqueiros na beira do mar
Capatazes cortaram à bala
Os cabelos que vim pentear
Novamente a mão estremece
Com receios de me revelar.

GILVAN disse...

Gostaria de iniciar dizendo que "PT" de Ipirá não fez essa aliança pensando na gestão pública e nem tão pouco no progresso da cidade, digo isso por dois motivo primeiro porque essa estratégia nasceu no governo do estado encabeçada por seu articulador político Rui Costa e na região por intermédio da senhora Neuza Cadoré , segundo que existi por parte de figuras ligado ao "PT" de Ipirá uma fome de poder, quadro composto de figuras que nunca militaram em base alguma, só tem o sindicato dos trabalhadores rurais aparelhado, militância de fato nenhum deles nunca tiveram, inclusive o vereador de 16 anos, que sempre ganhou devido a profissão, pois é uma figura anti-
popular.
Como o interesse deles era o poder, saíram derrotados, pois perderam a cadeira que já vinha a mais de 16 anos, agora eles precisam entender que quem garantia essa cadeira historicamente era o Pc do B.
Há pra não esquecer o governo do estado estar rachado, e lembrando que 2010 o quadro é incerto, cuidado que Dió que sempre foi historicamente carlista até ha última eleição era eleitor de Paulo Souto, não dar um canto de carroceria (abandonar) no "PT" em 2010 (Só especulação)

Gilvan Santos

Fábio Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Leite disse...

FABIO LEITE...DISSE:

Do poeta cubano Pablo Milanez, fruto da parceria com o compositor Chico Buarque, tomo emprestado os atualíssimos versos:
“A história é um carro alegre
cheio de um povo contente
que atropela indiferente
todo aquele que a negue”.
Talvez a lição das urnas, versada na vontade popular, precise mais do que nunca ser traduzida para os políticos que permanecem alheios ao idioma falado aos quatro cantos do camisão. Principalmente aos que protagonizaram esse acordo recheado de interesses muito particulares. SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM!