quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É DE ROSCA

Estilo: ficção
Natureza: novelinha
Capítulo: 31 (mês de abril 2010) – incrível, apresentação do novo capítulo da novelinha esculhambada com, simplesmente, 10 meses de atraso e observe que ela tem 2 anos e 7 meses e não acaba. Nem satanás acaba essa novelinha.

- UAI, UAI, UAI, UAI, UAI, UAI, UAI, UAI!
Essa gritaria conseguiu espantar toda a vizinhança, principalmente, isso acontecendo em pleno silêncio da madrugada. Muitos levantaram para saber o que era que estava acontecendo e todos aguardando a iniciativa de alguém, pois, poderia ser uma coisa grave.

- Vem de onde esses gritos? – indagou alguém.

- Parece briga de marido e mulher – acrescentou uma vizinha mexeriqueira.

- Vem da casa do prefeito Dió; só pode ser coisa grave – disse alguém que deixou as indagações de lado e tomou a iniciativa de bater na porta e ser atendido.

Foi o próprio prefeito Dió quem abriu a porta: “Uai, uai, uai!”

- Mas, prefeito Dió o que foi que aconteceu? – perguntou o vizinho querendo ser solidário.

- Uai, uai, uai!

- Já sei! O senhor estava sonhando com o Matadouro de Ipirá?

- Uai, uai, uai! Antes fosse. Eu quero discutir o Matadouro de Ipirá, no
rádio, no blog, em qualquer lugar.

- Mas, prefeito Dió! Quem mais sabe que esse Matadouro de Ipirá não vai sair é o senhor mesmo. O senhor já enrolou o povo de Ipirá até hoje, com esse assunto e ainda quer enrolar mais? O que foi que aconteceu mesmo? Foi um pesadelo ou é mais enrolação prá cima do povo? – questionou o vizinho.

- Uai, uai, uai! Quem ta enrolado sou eu. Uai, uai, uai!

- Para de chorar, homem de Deus! E diga logo o que está acontecendo. O senhor nunca quis saber do Matadouro de Ipirá e agora, acorda uma hora dessa da noite querendo falar de Matadouro de Ipirá! – falou o vizinho.

- Uai, uai, uai! Me mataram! Acabaram comigo! Botaram no meu! Me lascaram! E sem cuspe. Uai, uai, uai!

- Quis cunversa atravessada é essa prefeito Dió? O prefeito Dió andou fazendo istripolia pelo avesso? – perguntou o vizinho esbaforido.

- Uai, uai, uai! Não, vizinho! Não é isso que o vizinho ta pensando não. É na política. Uai, uai, uai!

- Mas, prefeito Dió! O senhor acorda uma cidade, uma hora dessa, por causa da política! Logo o senhor, o Mestre dos Mestres, o Águia do Agreste da politicagem interiorana, o senhor, o Grande Maestro que dá nó em pingo d’água, o Carcará que pega com destreza os adversários e coloca-os no bolso, e agora está, em plena madrugada, a choramingar por causa da política! Me faça uma garapa, porque essa eu não engulo, eu vou é dormir – disse o vizinho.

- Uai, uai, uai! Não vá não, vizinho. Não me deixe só nesse tormento. Luiz do Demo, que só quer ser PMDB, quer acabar comigo. Não é que ele botou meu irmão Luciano como pretendente ao cargo de prefeito. Uai, uai, uai! O que é que eu faço? Eu quero morrer. Eu vou morrer. Uai, uai, uai!

- Não faça isso não prefeito Dió. Tenha calma, homem de Deus. Isso é lá hora de pensar numa desgraça dessa? – argumentava o vizinho tentando contornar aquela situação.

- O vizinho tem toda razão. Uai, uai, uai! Mas Luiz do Demo que só quer ser PMDB, quer acabar comigo. Eu tinha acabado com a jacuzada. A jacuzada estava no buraco, fritada em banho-maria, sem beira nem eira e, agora, esse Luiz do Demo que só quer ser PMDB, na hora de sucumbir afogado, botou meu irmão contra mim e agora eu não tenho saída, ou dou uma facada na macacada ou dou uma facada em meu irmão. Uai, uai, uai!

- Isso é fácil de resolver, prefeito Dió! O senhor coloca o candidato do PT de Ipirá que é o candidato do governador Wagner, todo mundo aceita e ponto final – sugestionou o vizinho para acabar com aquele chororô.

- Uai, uai, uai! Isso é o que o PT de Ipirá pensa que vai acontecer! Mas de tanto pensar morreu o burro e o dono do burro. O PT de Ipirá não é problema, esse ta grudado nas tetas da macacada, o problema é justamente o governador que virou macaco e agora vai virar jacu. Meu irmão tem o apoio do homem. Uai, uai, uai. Eu quero morrer. Uai, uai, uai.

- Eu vou dá um conselho ao prefeito Dió, não morra não prefeito Dió, tire umas férias, o senhor trabalha só dia de quarta-feira e deve estar muito cansado, tire umas féria, ande por esse mundo de meu Deus, respire outros ares e depois, ao invés de morrer, o senhor dá uma espetada em alguém e vamos que vamos – aconselhou o vizinho.

- Uai, uai, uai! Meu vizinho tem razão e é isso o que eu vou fazer, vou largar tudo aí, não quero nem saber. Amanhã mesmo, vou embarcar num transatlântico e vou pelo mundo gozando as delícias de um cruzeiro. Uai, uai, uai, ô vida boa!

- Que mal lhe pergunte: o senhor vai levar o PT de Ipirá? – perguntou o vizinho.

- Uai, uai, uai! Não estrague meu passeio, vizinho. Isso é uma reunião de cúpula, é coisa de família. Nós vamos para Cintra, em Portugal. Uai, uai, uai! Ô vida boa!

Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? Em quem o prefeito Dió vai dar a facada? Na macacada ou no irmão? Com crime toda novela aumenta a audiência. Agora é que essa novelinha não acaba nunca. Êta coisa de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.

Leia o capitulo 30 (março 2010) bem abaixo.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

saj91921 disse...

Caro amigo Agildo Barreto cuja admiração não tem nem tempo e nem desejo de acabar,venho te parabenizar pela sua luta boa e constante por Ipira e sua gente, sua historia, sua cultura,os nossos Ipiraenses ancestrais da nossa mata da caboronga,das mangas espadas pretas e brancas,da sua agua da bica,quanta lembranças? Parabenizo por sua luta e vibro com cada fibra do coração que Ipira tem geito se nos reunir a pessoas como voçê que o amam nossa terra! Viva Ipira, viva o movimento Renova ipira,viva Delorme Martins, lenda da boa medicina Ipiraense,Viva professor Eladio, Maristela,caborangueiros autenticos,Ivo Barreto em dose dupla pai e filho, Chico de Sinesio que figuraço,viva a filarmonica do mestre Vanderley,Almeida da fundal,prof. Iara e sua linda luta pela escola agrotecnica, marco importante na nova maõ de obra de Ipira, viva Neuza Cadore e sua rede de proteção social que fez de Pintadas uma Cidade respeitada e admirada, viva a Cooap, o Sicoob do sertão, a cas do estudante de Ipira,tive a honrra de presidi-la em uma das gestões de Delorme Martins, viva meu padrinho Aldo, reserva moral de nossa terra ao lado de homens como Armenio, Raimundo Danta, Jose Sant-Clair e que e a quem agradecemos por Renee, esperanças renovadas de Ipira,Viva a familia historica dos Alves de Umburanas, Malhador e Rio do Peixe que deu a Bahia o governador Landulfo Alves e o grande educador do Intituto de Educaçaõ Isais Alves. Quiz Deus que eu pudesse nesta quadra da minha vida estar ao seu lado e dos amigos novos e antigos correr atras desta origens que tanto nos enche de prazer e orgulho! Receba meu forte abraço extenda a todos os companheiros do Renova Ipira!!!!!

Jolival( vava de cincinho)