sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUEM VAI RENUNCIAR PRIMEIRO?


Dizia o poeta: “Triste Bahia! Oh quão dessemelhante.”
Nasci nesta cidade de Ipirá e não quero fazer essa paródia com a minha cidade, com a nossa cidade: “Triste Ipirá! Deveras é semelhante.”
Não quero e não devo, por isso faço esse manifesto, não sei se de alerta ou de desabafo.

O papa Bento XVI renunciará no dia 28 de fevereiro. O papa está sendo coerente,  justo e magnânimo na medida em que, percebendo que o corpo não permite ir além de seu próprio limite vai abdicar, assim sendo, expõe o seu apreço pela Igreja Católica, da qual é o sumo sacerdote.

Em Ipirá, (16/02/13) a situação está nebulosa. É engraçado observar como “os macacos” estão confusos e têm pouco a dizer sobre o que está acontecendo. O edifício de suas crenças desabou. Suas referências não mais servem, frente à força dos fatos. Alguns, mais espertos, estão calados esperando o furacão parar de soprar. Outros, menos precavidos, enchem os ouvidos das conversações que dispõem, com um monte de bobagens. Poucos sabem o que está por acontecer.

Ipirá espera da prefeita Ana Verena uma atitude coerente. Não é fácil tomá-la. Às vezes é mais difícil do que se imagina. A comunidade ipiraense espera uma atitude sensata. Longe de ser a conduta melindrosa de uma adolescente pirracenta querendo impor o impossível por mero capricho, ou a ação impulsiva de uma criança birrenta que quer por que quer que as coisas aconteçam no seu querer. Não é por aí. Prefeita, Ana Verena! Ipirá quer bom senso e respeito; só isso, respeito e bom senso.

Todo ipiraense sabe as dificuldades em que vive o município. O município de Ipirá estava sendo castigado e derrubado por uma seca prolongada e inclemente. As chuvas vieram no início de novembro, amenizou a questão da água; em janeiro, choveu em algumas regiões, em outras não, o fato é que nos deparamos cotidianamente e rotineiramente com a estiagem ou com suas graves conseqüências que colocam o nosso município em xeque-mate, ou na berlinda, ou no corredor da morte, como queiram.

A verdade é que a economia rural de Ipirá está estagnada. Tem que acontecer uma atitude séria para se combater e se reverter essa situação lastimável. Isso é vital. Ipirá, como um todo, é dependente inevitável dessa economia rural. Onde está o poder público municipal? Não está no seu devido lugar. Está vivenciando uma crise de identidade e de governabilidade. Prefeita, Ana Verena! Tem questões prementes no município que exigem uma ação imediata e grandiosa de seus administradores e a bola não pode estar dividida. Não brinquem com Ipirá.

Ipirá tem problemas sociais graves. As questões de saúde pública e educação são problemas mal resolvidos em nosso município. Não minimizem Ipirá e suas necessidades. Não tratem Ipirá de forma irresponsável. Ipirá precisa de administradores que trabalhem em tempo integral; que sejam incansáveis vigilantes; que sejam íntegros nos seus afazeres constantes e diuturnos para destravar e conseguir dar passos para o desenvolvimento. Chega de quem não tem apreço pelo trabalho. Chega de quem não gosta e não quer se doar pelo município. A ação do Servidor Público no.1 tem que ter ressonância com as necessidades e com os interesses do município, caso contrário o óbvio torna-se contraditório.

Dizer que não existe uma crise de governabilidade para o “benefício de Ipirá” é querer tapar o céu com uma peneira. O administrador tem que ter vontade e dispor-se de corpo e alma para administrar Ipirá. Essa tarefa exige o tempo precioso do administrador. Ipirá não é um bode expiatório para servir de brincadeira para incautos.

Governar em benefício de grupo não é muita coisa, é simplesmente governar em benefício de grupo e isso não apaga os problemas corriqueiros que espremem e agridem Ipirá. Isso urge solução e a solução não virá sem a temperança, sem o denodo, sem a insistência, sem a boa vontade de quem se propõe a governar este município. O governo do município tem que ter a responsabilidade necessária e requerida para que se resolva e se solucione as demandas complicadas e complexas que ocorrem no dia-a-dia de um município do porte de Ipirá.

Não é fácil romper com o que está posto. Não é fácil sair da estrada costumeira, mesmo estando infectada. Não é fácil arredar-se do grupismo espúrio que está impregnado em nossa cidade, isso é pior do que o vício do crack. Não é fácil desgrudar-se da tramóia sórdida imposta. Não é fácil separar o joio do trigo no vigor do lamaçal. Sem o alerta, sem a vigilância necessária e precisa, quando menos se espera, está-se enroscado na engrenagem de um jogo politiqueiro sujo e indecente. Isso brilha como falsa realidade. Brilha e impregna. Impregna e suja. Suja a decência e a dignidade.

Quando o Servidor Público no. 1 menos espera, ele encontra-se atolado em um estado de sujeição; preso nas entranhas de pequenas máfias, talvez, de médios mafiosos que bradam que a coisa pública é “ COSA NOSTRA” e, às vezes, quem teve uma orientação ética precisa e sólida ao ver-se imiscuída nessas entranhas sente a náusea mortificante e o pudor vivificante. A vida é coragem e mudança. É necessário que existam pessoas diferentes. Diferentes e que tenham coragem e queiram as mudanças. Ipirá quer mudança e renovação. O Servidor Público no.1, seja quem for, não pode ser refém dos chantagistas que se proliferam nos grupos (jacu / macaco), nem dessa máfia que se incorpora no grupismo (jacu /macaco), que se formou e se consolidou em Ipirá e querem solapar os recursos públicos. È preciso dizer NÃO para os salteadores e SIM para o povo trabalhador de Ipirá.

Esse pequeno manifesto é um simples gesto pessoal, de uma pessoa que nasceu e gosta de sua terra, além disso, quer vê-la plena em desenvolvimento humano, no patamar de uma democracia política, também econômica e, mais do que nunca, social. Não quero e não devo cantar: “Triste Ipirá! O quanto é semelhante.” Não sei se você concorda com isso?

Um comentário:

Antonio Claudio disse...

Parabéns professor!! Historiograficamente ótima! Eis os resultados previstos na análise!

Segue mue blog com Matéria do Bocaonews, com a devida VENIA por ter utilizado fonte tão suspeita!!

http://antonioclaudiopires.blogspot.com.br/2013/02/prefeita-ana-verena-renuncia-ao-cargo.html