domingo, 14 de dezembro de 2014

PARABÉNS AO SAMBA!




Tudo tem um começo e uma razão de ser. Ipirá não era não; era uma caatinga 'braba' com perfume de Alecrim; veio o pisoteio do gado tangido dos canaviais, empurrado pelo canto do boiado que traz o lamento, a dor e a esperança alvissareira. O boiador virou vaqueiro.

A tortura cruel do pelourinho deixava dor. O sonho da liberdade era maior do que qualquer castigo. O negro em fuga ganhou as veredas. Ipirá não era não; a caatinga era o rincão da liberdade que acolheu quem de lá chegava; quem de lá vinha trazia o canto da chula, um lamento, uma dor e a esperança da liberdade alvissareira. O homem na caatinga ficou humanizado.

A caatinga acolheu o pisoteio, as passadas, o boiado misturado à chula e supriu o samba e a piega, essa é a raiz cultural mais profunda do lugar. Raiz centenária. Aniversário de dois anos do Samba na Praça de Ipirá, estabelecendo o resgate da identidade cultural e da liberdade. Essa é a riqueza cultural do lugar. Foi isso que trouxe a TV Record para a filmagem da festa.

O movimento do samba é popular, livre da custódia e das rédeas do poder público municipal. O palco e o som, prefeito Ademildo! Trouxe-me a lembrança dos tempos em andávamos juntos, com muitos outros companheiros, em carrocerias de caminhonetes e com o som limitadíssimo de Tonho Arrombado, que Deus o tenha em bom lugar, a levantarmos as bandeiras da participação popular e do resgate da cultura do povo de Ipirá. Tempos passados.

Hoje, os tempos são outros, talvez o prefeito faça questão de passar a esponja nesse passado, porque vive um momento lindo, está nas nuvens, só faz grandes eventos, nunca antes visto, com palco e som mirabolantes, gastando uma fortuna dos munícipes, mas em nenhum deles, apesar da fanfarronice, conseguiu atrair uma emissora de televisão para fazer uma cobertura, porque não passa de um decalque de segunda mão do que acontece em centros maiores, fazendo a festa do repeteco, da mesmice, da réplica e do genérico. O samba de Ipirá tem profundidade cultural e tem história.

O prefeito Ademildo não deixa de ser uma grande decepção. Agora, preste atenção prefeito! Esse som apresentado foi tão ruim que qualquer valor além de 150 reais é super caro, mas muito cuidado para não ser uma fatura de 2 mil reais para cima. Abra o olho! Na verdade o apoio do poder municipal foi pífio. O palco não foi do tamanho do samba, mas nos conformes da mediocridade das administrações jacu e macaco que assolam este município há décadas.

Nenhum comentário: