quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO É COISA BONITA.

“Pedimos desculpas pelos transtornos causados e solicitamos sua colaboração e compreensão.” Ass: Embasa.

Nada mais bonito do que educação. A obra do sistema de esgotamento sanitário chegou à praça. Praça da Bandeira. Tenho a larga impressão que esta obra vai melhorar as condições de higiene, saúde e qualidade de vida da população e dos moradores da praça. Que Deus te ouça!

Eu estava observando que é o mesmo sistema de esgotamento de Stella Maris (Salvador) e lá funciona a contento, pois ninguém reclama, pelo menos, eu não vi ninguém reclamando. Ótimo. Queremos que seja assim. Soube, pela boca de um conhecido, que lá em São Raimundo Nonato no Piauí, esse mesmo sistema deu furado. Fico pensando: “Estamos nas mãos da tecnologia!” Seja o que Deus quiser.

Brocaram a Praça da Bandeira. Eu nunca vi tanta poeira. Os carros e motos passam e levantam poeira. Para quem entende pouco da alta tecnologia, como eu, fica uma incompreensão indignada: por que quando eles tiraram o calçamento para colocar aquele tubinho de (75mm?) não voltam a refazer o calçamento assim que o tubinho esteja embaixo da terra? Será que é pra o povo ver que a desgraça do serviço está sendo feito? Desgraça no bom sentido.

Hoje em dia, a eficiência e a racionalidade é menos convincente do que os transtornos. Vamos deixar essa terra solta, por meses e mais meses, pra essas desgraças enxergarem que o serviço está sendo feito. Desgraças no bom sentido. E Ipirá vai virando um canteiro de obras, como quer o prefeito.

Tecnologia é assim: um tubinho é melhor do que um tubão para fazer o bombeamento. Estaremos nas mãos das bombas. Se a bomba falhar (bota essa boca pra lá) os dejetos (ficaria feio eu escrever a bostalhada) não chegarão naquela Estação em frente ao Parque de Exposição, mas aí, eu confio na eficiência da Embasa e nada disso vai acontecer, pois estaremos pagando a taxa de esgotamento e a Embasa vai ganhar essa grana e não vai deixar seus clientes passarem por transtornos. Isso é coisa para o futuro.

Voltando à obra. Quanto tempo vai demorar esse troço? Essa obra não vai terminar da noite para o dia, ainda vai sair muito coelho dessa buraqueira. Estamos no Brasil. Depois das empreiteiras de ponta e de elite do Petrolão vamos questionar tudo. Essa obra foi uma conquista da administração de Diomário  por 30 milhões de reais; está começando na administração Ademildo com 42 milhões de reais e vai terminar, só Deus sabe quando, com muito aditivo goela abaixo, na próxima administração com muito otimismo e nas duas próximas buscando ser realista, em torno dos 80 milhões. Isso é coisa para o futuro.

Voltando aos dias atuais. Estou querendo compreender o seguinte: quando a rede estiver pronta toda residência vai ter que fazer uma nova ligação? Vai. A Embasa pediu educadamente minha compreensão e eu tenho que compreender essa zorra. Os sanitários das casas ficam na parte do fundo, aí os moradores vão ter que destruir o piso e fazer uma nova linha de esgoto até a caixa que fica na frente da casa. A Embasa não vê problema nisso, não é dela, o problema é do morador.  Se o nível da casa ficar abaixo do nível da caixa na rua como essa bosta (dejetos) vai vencer a Lei da Gravidade. Pelo bombeamento? Ta resolvido. Quebrar o piso da casa é que deixa a maioria da população retado da vida.

A tubulação do esgotamento não podia passar pelos fundos da casa? Se não foi feito é porque não podia passar. Ninguém ia sofrer transtornos com a obra, não ia ficar sacaneado e não ia ver que Ipirá é um canteiro de obras. Tudo isso é o preço que a população tem que pagar pelo atraso de Ipirá. Ainda estamos na fase de esgotamento urbano em pleno século XXI. E o prefeito fica dizendo que Ipirá virou pólo. Estamos engatinhando.


E porque estamos engatinhando é necessário que o prefeito cobre da mal educada Coelba o porque quase todo santo dia no horário das 18 h tem pico de energia em Ipirá. Virou brincadeira essa coisa vezeira. Isso é desrespeito com o povo de Ipirá.  Descaso e desrespeito. E a Coelba não diz nada, age como se o povo de Ipirá não merecesse uma satisfação. É isso, prefeito Ademildo! Que faz de Ipirá um município atrasado. Tem  que comer muito chão para virar pólo de cidadania, de verdade e na realidade. Qualquer bronca, telefone (75) 3254-3088.

Nenhum comentário: