terça-feira, 23 de junho de 2015

É DE ROSCA (10).

Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Não sei se vale a pena ver de novo
Capítulo: 10 (mês de março 2015)(atraso de 3 meses) (um por mês)

O encontro aconteceu no Fórum da cidade, meio por acaso e mais ou menos com uma intencionalidade determinante porque o prefeito Déo tinha a convicção que não encontrando o ex-prefeito Dió no prédio da prefeitura ele estaria na Casa da Justiça e, justiça seja feita, lá ele estava.

Assim que encontrou o ex-prefeito Dió, o prefeito Déo cumprimentou-o, ao tempo que, observou com acuidade um livro de capa verde e título com letras pretas e chamativas: MENTES PODEROSAS E ENDIABRADAS EM CONTENDAS METAFÍSICAS, escrito por J.K.F. O prefeito Déo franziu a testa e disse:
- Meu grande amigo ex-prefeito Dió! Eu já li esse livro
 
O ex-prefeito Dió tomou aquele susto, ficou meio preplexo e naquele espanto exclamou sem saber o que dizer:
- Já!
- Li uma vez – completou o prefeito Déo.

O ex-prefeito Dió procurou ativar a própria mente e veio-lhe a recordação de que estava fazendo a décima leitura, o que fazia dele o ‘mestre dos mestres’. Tranqüilizado, começou a pensar: ”10 a 1, essa é mole, não tem pra ninguém, eu vou ser o candidato  a prefeito 16 da macacada e com todo mundo rogando aos meus pés para que eu aceite.”

O prefeito Déo ficou sério e conseguiu captar a profundeza daquele pensamento que estava sendo produzido à sua frente e partiu para o revide com um pensamento inquisidor: “Veja só o que esse elemento quer ser, candidato a prefeito! E eu? Eu que tenho direito à reeleição ser descartado desse jeito? Não é assim não! Principalmente por quem disse que deixou a casa arrumada, com 9 milhões de reais no cofre e era tudo conversa-mole; eu peguei foi um abacaxi.”

O ex-prefeito Dió sentiu a força daquele pensamento, mas não titubeou e não deixou de graça ao botar a memória para funcionar:”Veja que sujeito mais ingrato! Eu dei uma prefeitura de graça a esse sujeito e ele ainda questiona o que eu espalhei, não tem nada não, agora leve em conta a quantidade de obras que eu deixei para ser inaugurada de oito em oito dias, dá para ir até o final do mandato. V.Exa. só conseguiu um beco e um quebra-mola gigante.”

O prefeito Déo torceu a cara e botou o pensamento para retrucar: ”Você começou e não terminou uma obra sequer, foram todas concluídas na minha gestão e sou eu que tenho a obrigação de inaugurá-las de quinze em quinze dias, é tanta obra que em 22 ainda estarei inaugurando-as e tem mais, vou inaugurar o Matadouro de Ipirá.”

Neste momento a briga das idéias ganhou o quilate de uma luta de titãs e o pensamento do prefeito empurrou o pensamento do ex em direção hospital, dando e recebendo chutes e socos chegaram ao Parque de Exposição, embolando e enrolando chegaram ao matadouro. O pensamento do prefeito Déo estava se sobrepondo e impôs ao pensamento do ex-prefeito a sua vontade:”Agora, você vai ser o primeiro bicho a ser abatido neste matadouro para nunca mais falar que é candidato. Faça o seu último pedido.” O pensamento do ex-prefeito Dió chorando fez o seu pedido:”Eu quero morrer junto com Chico Gunha” e desmaiou. O pensamento do prefeito não agüentou o ferrão: ”Esse Chico Gunha acabou comigo” e desmaiou.

No Fórum o prefeito Déo apertando a mão do ex-prefeito Dió foi enfático e disse:
- Eu considero você como meu irmão, o que você fez por mim ninguém faz e eu sei que você vai fazer mais ainda.

O ex-prefeito Dió apertou mais ainda aquela mão do prefeito Déo e foi sincero ao dizer:
- Eu sei que V. Exa. não é uma pessoa ingrata e reconhece o que foi feito para V.Exa. chegar à prefeitura e eu sei que V. Exa. vai reconhecer ainda mais.

Suspense: e agora, esse matadouro sai ou não sai?

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.

Nenhum comentário: