domingo, 12 de julho de 2015

GRANDES EVENTOS, PEQUENAS SOLUÇÕES.



O debate é necessário, benvindo e benéfico para o município de Ipirá. Evidente que é a contribuição maior que se pode dar para que os próximos passos a serem dados tenham uma projeção eficiente e sejam seguros e realísticos. Ninguém observa, mas Ipirá, na sua essência, agradece.

Grandes eventos, pequenas soluções. Este é o título que estou dando, da minha parte, para manter e alavancar o debate das idéias a respeito do município de Ipirá naquilo que corresponde a esfera do desenvolvimento e progresso local.

Por enquanto, trata-se de um debate inusitado, por ser um acontecimento e uma iniciativa peculiar, que colocam na linha de frente um blog (blog do Agildo Barreto) e um programa de rádio (Conexão Chapada) no levantamento de questões relacionadas ao município de Ipirá. Será uma oportunidade de colocarmos pontos de vistas e idéias, que podem ser divergentes ou convergentes, mas com intuito de discutir e aprofundar a realidade do nosso município e clarear as opiniões no sentido de que outras pessoas possam acompanhar e participar.

Seria insensatez não perceber o papel relevante e buliçoso do programa Conexão Chapada ao abrir um canal de voz às pessoas, que estão na periferia social e distante das esferas do poder público, para que consigam dar eco aos seus problemas, as suas angústias e aos seus reclamos diante da omissão e ausência das políticas públicas. Espero que o programa Conexão Chapada prossiga mantendo essa linha em outras circunstâncias e situações. Sou ouvinte de carteirinha do programa Conexão, às terças e quartas-feiras.

Não é novidade para ninguém que Marcelo Brandão é conhecedor da problemática do município e não negligencia quando na pauta está os interesses do município de Ipirá. Marcelo Brandão é uma pessoa preparada, eloqüente e que demonstra uma empatia com Ipirá. Um bom combate contempla e engrandece Ipirá. Nada mais justo e dignificante que este aconteça de forma que engrandeça e aprimore a consciência dos ouvintes e leitores.

Uma boa pauta diz respeito ao DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO DE IPIRÁ, levando-se em conta a geração de emprego e renda. Uma idéia que até o momento não me convenceu é essa de grandes eventos com dinheiro público. Vou dar um exemplo: a prefeitura gastar um, dois milhões com uma Exposição no Parque em Ipirá. No meu entender, seria melhor aplicar esse dinheiro para calçar ruas e tirar o lamaceiro que toma conta de várias vias de Ipira quando chove, favorecendo a acessibilidade.


Evidentemente que este parágrafo acima é apenas uma tentativa de sugerir um tema e dar uma primeira alfinetada para a discussão das idéias, porque eu tenho o pensamento de que a situação em que Ipirá se encontra não será resolvida com grandes eventos (com dinheiro público) para propiciar renda e alavancar a economia. Esse tema de uma Exposição de Grande Porte no Parque é um gerador de debate. Farei uma postagem na próxima semana sobre o assunto. Tenho a impressão que Ipirá agradece a um bom combate, contanto que seja de qualidade e com o esforço de trazer à tona os grandes problemas e as suas soluções, para que Ipirá visualize o caminho do desenvolvimento.

Nenhum comentário: