domingo, 11 de setembro de 2016

É DE ROSCA (20)

Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Não sei se vale a pena ver de novo
Capítulo: 20 (mês de janeiro 2016)(atraso de 8 meses) (um por mês)

Uma metade está doida para entrar; a outra metade está doida para não sair, aí não dá outra, fica tudo alucinado e haja miolo mole para muita conversa sem jeito. Assim a frigideira fica fervendo e vamos que vamos.

Não é fácil escrever novelinha nestas circunstâncias. É artista em demasia e muita perturbação para azucrinar a minha escrita. Mas, é certo que a notícia chegou com jeito de recado: “Tem um doido no matadouro e já disse que só sai de lá quando o prefeito por lá aparecer.”

O prefeito que não brinca em serviço, deu um pinote, pegou o capacete e falou para todos ouvirem: “Vou lá agora!”.

O prefeito escarfunchou o matadouro e nada de doido: “Isso só pode ser conversa para boicotar minha administração, aqui não tem nenhum doido e eu vou embora”. Mal terminou o pensamento, o prefeito sentiu um golpe por trás, quase caiu, esbarrou no portão do matadouro, agüentou firme, ao tempo que ouvia uma voz: “Não vai não! V. Exa. vai é conversar comigo, prá gente tirar uns conformes”.

O prefeito ficou assustado com aquele vozeirão, ao tempo que um calafrio percorria-lhe o corpo de baixo para cima, mas ainda deu tempo para perguntar:
- Você é o doido?

- Eu sou o Matadouro de Ipirá! Eu não sou doido, eu estou doido; vocês deixam qualquer um doido e eu não estou entendendo mais nada. Você é o prefeito que número em um mandato? Eu tenho que contar de dedo: ex-prefeita Ana, ex-prefeito Déo, ex-prefeito Bal, agora, prefeito J (prefeito Jotinha) com uma letra só, daqui a pouco entra o prefeito Beto, que seria um sinal de que estaríamos progredindo, pulando de três para quatro letras. Não se incomode comigo não, deixa eu fazer uma pergunta: como foi que V. Exa. prefeito J sentou nessa cadeira de prefeito?

- Eu cheguei chegando e sentei sentando. Eu sou o prefeito J da cidade de Ipirá e o que é que o senhor está querendo, seu Doido?

- Veja lá como é que V. Exa. fala comigo! Eu estou meio atravessado com V. Exa. prefeito J, é pru mode de v. Exa. dizê em seus discursos que vai botá prá fora quem não trabalha.

- Lá isso é verdade, seu Matadouro! Vou demitir todo mundo que não trabalha – disse o prefeito Jotinha.

- Aí é que eu quero ver! Tenho 23 anos que não sirvo para nada; nem um bengo, nem mesmo, uma preá é abatida aqui, quem dera um boi ou um carneiro. Cuma é que V. Exa. vai mim botá prá fora? – indagou o Matadouro cheio de razão.

- Não trabalhou eu boto prá fora, comigo não tem tempo ruim – disse o prefeito Jotinha.

- Qolé, prefeito J! Eu não trabalhei com prefeito de três letras, Cuma é que eu vou trabalha pra um prefeito de uma letra só?

- Comigo não tem conversa pelo avesso, ou trabalha ou vai embora.

- Intonce, V. Exa. prefeito J ta querendo que eu mate boi aqui? Logo não ta vendo que isso não ta certo, isso é uma falta do que fazer de sua parte, mim deixa em Feira de Santana que eu faço o abate para Ipirá, aqui eu só vou ficar abanando o fêofo.

- O quê? Comigo ou você trabalha ou você vai para Pintadas.

- Comigo é diferente, prefeito J! Eu tenho é 23 anos nesse município e nunca dei um prego numa barra de sabão; 23 anos sem servir para nada; 23 anos sem servir nem para ser inaugurado e não é um prefeito com uma letra só que vai fazê eu trabalhar – disse aborrecido o Matadouro de Ipirá.

- Escute aqui, seu Matadouro! Você só serve para atrapalha Ipirá, bota uma banca danada e não mata um carneiro, vá embora daqui e procure uma trouxa de roupa para lavar em outras bandas, aqui no meu terreiro não tem vez para quem não trabalha.

- Não é de hoje nem de ontem que eu não faço nada nesta terra, não é agora que eu vou fazer coisa alguma e vocês deixam qualquer um doido, comigo é diferente, vocês vão ter que pagar o meu tempo de serviço, porque eu não sou trouxa de ter ficado aqui esse tempo todo, perdendo o meu tempo e depois ser despedido desse jeito, sem levar nem o abano do meu fêofo. Eu quero meu tempo de serviço, viu seu prefeito J!

“Agora é que é problema!” pensou o prefeito Jotinha, o mais novo artista dessa novelinha, que tem pouco tempo pela frente, mas usa capacete de prefeito e não dorme no ponto.
  
Suspense: e agora, o bicho pega? esse matadouro vai ou não vai? Êta novelinha complicada e chata. Tem gente que já cansou dessa novelinha. Eu não agüento mais escrever esse troço. Será que o prefeito Jotinha vai inaugurar esse matadouro? De onde menos se espera é que sai o pulo do gato.

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente.


Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.