domingo, 11 de junho de 2017

É DE ROSCA (30)

Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Querendo imitar Malhação, que não acaba nunca, sempre criando uma fase nova, agora é a do prefeito Marcelão.
Capítulo 30 (mês de novembro 2016)(atraso de 7 meses) (um por mês)

À véspera da grande final do campeonato ipiraense de futebol com o clássico, Vila Nova contra o Bahia, o prefeito Marcelão descansava em casa, ao tempo que assistia a grande final da Champios League com o grande clássico Real Madrid contra a Juventos de Turim. Quando a cigarra tocou insistentemente. Ele olhou para a funcionária de sua residência e fez uma advertência:

- Veja quem está aí na porta, seja quem for, macaco ou jacu, eu não estou em casa.

A funcionária dirigiu-se até a porta, viu aquela figura espalhafatosa do lado de fora e indagou-lhe:

- Quem é o senhor? – sem aguardar a resposta foi dizendo – o prefeito Marcelão não está em casa.

- Eu só vim aqui, prá pedir um dinheiro ao prefeito Marcelão prá eu assistir ao jogo,  Vila Nova com o Bahia.

A funcionária, com uma mão na porta e só com uma greta aberta, ficou pensativa e viajava em seu pensamento “Oh, meu Deus do Céu! Se ele veio pedir dinheiro só pode ser um jacu eleitor do prefeito Marcelão! E agora, meu Deus do Céu, o qui é que eu vou fazer? Do jeito qui esse prefeito Marcelão ta perdendo jacu, o ninho do jacu não vai ficar nem pichilinga. Num sou eu qui vou jogar água da bacia, o qui dependê de minha pessoa ele num perde um voto.”

- Oia, meu senhor! O prefeito Marcelão tinha acabado de sair e terminou por chegar, o senhor entra aí, que ele ta lá na sala.

Quando o prefeito Marcelão viu aquela figura na sua sala, pensou: “O que é que essa desgraça de macaco quer na minha casa?” Por educação e com medo de gravação, pediu para que o visitante sentasse e indicou-lhe o local no sofá, mas não deixou de fazer uma pequena advertência:

- Vamos assistir esse final de jogo em silêncio, porque eu estou concentrado e a próxima decisão da Champion League vai ser no campo de futebol de Ipirá e eu só quero Real Madrid e Barcelona.

- Se for do querer do patrão prefeito, eu telefono agora e acerto logo o próximo jogo do Real Madrid e Barcelona do campeonato espanhol para Ipirá – disse a funcionária da casa.

- Vê lá se eu vou querer jogo de campeonato espanhol em Ipirá, eu quero é uma final da Champions aqui em nossa cidade, como Ipirá merece, isso aqui vai ficar cheio de turista da Europa – complementou sorridente o prefeito Marcelão.

O jogo terminou com a vitória do Real Madrid 4 x 1 Juventos. O prefeito Marcelão levantou e solicitou que a funcionária pegasse seu capacete e a marreta do 25, no seu quarto.

O visitante quando ouviu a palavra marreta do 25, sentiu o sangue gelar e deu uma tremedeira nas pernas, conseguiu respirar e disse ao prefeito:

- Prefeito Marcelão! Eu só quero dez reais para eu comprá um ingresso do jogo Vila Nova e Bahia no campo de Ipirá, mas V. Exa. já vai falando em marreta do 25 e eu já esqueci o qui eu vim fazê aqui.

A funcionária da casa do prefeito Marcelão, chegou ao quarto e ficou na dúvida:” Eu não sei pra que o prefeito Marcelão faz coleção de marreta, aqui tem marreta de um quilo, marreta de vinte e cinco quilos, até marreta de cem quilos, a que ele gosta menos é essa de 49 kg, não sei nem porque! Esse prefeito vai destruir esta cidade de tanta marretada!”

O prefeito Marcelão levantou a marreta de cem quilos e chamou o visitante para saírem de carro. O visitante assustado foi dizendo:

- Esqueça o que eu lhe pedi, eu não vou assistir o jogo do Vila Nova e Bahia não, eu quero vê é o Real e Barcelona no campo de Ipirá, vai ser um jogão.

Acompanhado do visitante, prefeito Marcelão com capacete e marreta na mão, pararam no fundo da Igreja Matriz, saltou do carro e foi sentando a marreta, em determinado momento levantou a marreta e ouviu o grito:

- Nãaaao, V. Exa. vai apilá na cabeça da criança! V. Exa. perdeu o juízo, prefeito Marcelão? – gritou o visitante.

- Ele ta com cara de filhote de macaco e não vai ficar nada feito por macaco nessa terra, vou apilá tudo – disse o prefeito Marcelão.

- Como é que V. Exa. apila o parquinho das crianças? E agora, onde é que as crianças vão brincar? V. Exa., não faz uma obra e acaba com o que tem, onde Ipirá vai parar desse jeito?  – perguntou o visitante.

- Eu estou salvando Ipirá! Eu vou fazê a vila do arraiá do Camisão para o São João aqui, no fundo da igreja, depois do São João, eu derrubo o arraiá e faço um novo parque para as crianças, vou fazê um parque fantástico, de primeiro mundo no lugar. E você, seu Matadouro de Ipirá! Tá conversando muito, quem vai tomar uma marretada agora vai ser você.

- Não, prefeito Marcelão! Primeiro V. Exa. tem que dá uma marretada naquelas quatro estacas de cimento, que a macacada enfiou no campo de futebol de Ipirá para colocar refletores. Se V. Exa. não apilá aquilo lá, como é que vai ter o jogo do Real Madrid com o Barcelona? – argumentou o Matadouro de Ipirá.

- É verdade! Foi bem pensado, mas eu estou pensando em aproveitar aquela grande obra da macacada em Ipirá, que ninguém valoriza, mas eu sei porque aquilo lá foi feito daquele jeito, aquilo lá são as traves de futebol americano e eu vou trazer a final do Super Bowl do campeonato de futebol americano entre o Chicago Bears contra Buffalo Bill no campo de Ipirá, isso aqui vai encher de turista dos Estados Unidos – concluiu o prefeito Marcelão.

Suspense: Veja que situação: Um matadouro querendo ser obra e um prefeito querendo não ter problema! Onde vai parar uma desgraça dessa?  O que é que eu tenho a ver com o desentendimento do prefeito Marcelão com o matadouro? Será que o matadouro deixou de ser um problema em Ipirá? Prefeito Marcelão vai apilar o Matadouro de Ipirá?

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente! Agora, o artista é o prefeito Marcelão, que foi grande divulgador da novelinha É de ROSCA pela FM.


Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.

Nenhum comentário: