sábado, 21 de outubro de 2017

É DE ROSCA. (33)

É DE ROSCA. (33)
Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Querendo imitar Malhação, que não acaba nunca, sempre criando uma fase nova, agora é a do prefeito Marcelão.
Capítulo 33 (mês de fevereiro 2017)(atraso de 8 meses) (um por mês)

O prefeito Marcelão estava cansado da viagem e seu corpo exigia um descanso compensatório que lhe recarregasse a bateria para enfrentar os problemas desta terra de frente e com o nariz empinado. Deitou, dormiu e acordou assustado, eram batidas fortes e contundentes no portão do fundo e na porta da frente de sua residência; pensou: “esses eleitores jacus não me dão mais sossego, agora aparecem pela frente e por trás.”

- Abra a porta, prefeito Marcelão! Venha que eu vou te dá o paraíso florido e cheiroso – falou o governador Rui.

- Abra o portão, prefeito Marcelão! Fique comigo que eu te darei o Céu – falou o prefeito Neto.

- Êta zorra! Agora é que eu me arrombei, se eu errar nessa escolha vou ficar enfiado no inferno até o pescoço. E agora, como é que eu vou me sair desse balaio de gato? – indagava o prefeito Marcelão em voz alta.

Começou a andar nas pontas dos pés e pensava numa saída dinâmica e positiva para aquela situação: “Eu vou é prá minha prefeitura.” As batidas na entrada e saída da casa aumentavam, ele caminhou em direção a um muro lateral e saltou-o feito um campeão de salto sem varas.

Quem passava na rua naquele momento e flagrou aquele salto monumental ficou estarrecido: “Aquele lá num é o prefeito Marcelão? Êta qui o sujeito ta dando mais pinote do que pipoca na pipoqueira de Gerson.” Outra pessoa não deixou por menos: “Lá ele! O homem ta saltando até cerca.”

O prefeito Marcelão chegou ao Centro Administrativo, foi para o gabinete do prefeito, sorridente, alegre e feliz: “Agora, que eu estou na minha prefeitura, eu sou um homem realizado na vida! Vê lá se eu vou ficar esquentando a cabeça com aqueles dois lá, o tal do Rui e o Neto! Mas, menino! Quem botou espinho em porco que trate de pentear! Vou fazer um decreto agora mesmo baixando o meu salário, sou o único prefeito que fez isso nessa terra.”

Abriu a porta do gabinete e tomou aquele susto. Tinha alguém sentado na cadeira do prefeito Marcelão. Aí o que era bom virou uma tempestade. O prefeito Marcelão ficou vermelho, verde do incrível Hulk, amarelo e azulão. Ficou parecendo uma cobra cascavel no bote, uma onça mostrando as garras e um pitbull dando uma mordida. Ouviu-se o grito:

- SAIA DA MINHA CADEIRA JÁ! AQUI QUEM MANDA SOU EU E MAIS NINGUÉM!

O balaio de gato estava formado. O vulto deu um salto de gato escaldado e caiu na cadeira que estava ao lado e foi dizendo:

- V. Exa., prefeito Marcelão, não me dê esporro não, que eu não gosto! V. Exa., aumentou as diárias, viaja prá lá e prá cá e eu fico aqui em Ipirá sem fazer nada. Num ta vendo que isso num ta certo?

- Ora, seu Matadouro de Ipirá! Vê lá se eu vou querer um trem rúim na minha cola! Tu tens que ficá é aqui no teu pijí e, tem mais, eu tenho três anos para dá um jeito em você, seu dia vai chegar Matadouro de Ipirá. Aqui não é macaco não, aqui é jacu e jacu sabe administrar. É nóis.

- Qolé, prefeito Marcelão! Seu primeiro ano de gestão V. Exa. não chutou no gol uma só vez, não atacou, não botou uma bola na trave, foi tudo chute fora com uma légua de distância, ficou só destruindo no meio de campo com uma marreta e passando o pau no que tinha o cheiro de macaco. Não bote seu capacete pra meu lado não, que não dá certo.

- Fique na sua, seu Matadouro de Ipirá, eu já estou pensando no ano que vem, vou fazer o maior campeonato de futebol que já teve em Ipirá, o prêmio vai ser uma Ferrari que eu vi lá em Roma. O time que quiser contratar Neymar vai ter todo o meu apoio. E você seu Matadouro de Ipirá, vá se preparando que sua batata está cozinhando!

- Êta, que V. Exa., fala muito, seu papo é reto!

- Eu que não fizesse isso, não estaria onde estou hoje e você vai ser inaugurado no ano que vem; da Micareta você não passa.

Suspense: Vixe, e agora? Veja que situação: Um matadouro querendo ser obra e um prefeito querendo não ter problema! Onde vai parar uma desgraça dessa?  O que é que eu tenho a ver com o desentendimento do prefeito Marcelão com o matadouro? A novelinha chegou a fevereiro de 2017 agora e o prefeito Marcelão já está completando 2017, e até agora nada.

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente! Agora, o artista é o prefeito Marcelão, que foi grande divulgador da novelinha É de ROSCA pela FM.


Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.

Nenhum comentário: