A
Estrada do Feijão é uma das mais importantes rodovias estaduais da Bahia, não
resta a menor dúvida. A notícia a seguir é uma bomba ou bombástica para a
região. O governador Rui Costa enviou em regime de urgência à Assembleia
Legislativa da Bahia (AL –BA) um projeto de privatização da BA – 052, a
Estrada do Feijão.
Um
deputado oposicionista acha que o chefe do Executivo quer aprovar a proposta na
“calada da noite” sem discutir com a população. Não vi nenhuma propaganda do
governo alardeando este projeto.
Diz um deputado oposicionista que é: "Muito estranha essa pressa em uma questão tão delicada,
que envolve muito dinheiro e municípios importantes, como Feira de Santana,
Irecê e Morro do Chapéu.” Esqueceu de citar Ipirá como importante, ou tem razão?
Não o é?
Continua
o oposicionista: “Não é possível pensar em um projeto como esse sem que haja
uma discussão prévia com os principais envolvidos. Talvez isso seja medo da
repercussão que a medida terá." Vê lá se governante está preocupado com
discussão prévia para tomar decisão, decidiu no balcão de negócios e já foi.
Segundo
o oposicionista: “A proposta do governo repercute ainda nos municípios de
Ipirá, Baixa Grande, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Irecê e Xique-Xique.” Eu
mesmo não tinha nenhum conhecimento desse projeto e não vi ninguém com essa informação,
até lê essa notícia no site Bahia Notícias.
O
papo é o de sempre: privatizada, a estrada vai ficar em ótimas condições de
tráfego. Chupe uma laranja e pense que está comendo uma banana. A BR-324 (Salvador-Feira)
tem dois pedágios em 100 km de estrada. A Estrada de Feijão tem 459 km de
extensão, para manter essa malha em perfeito estado de tráfego, serão
necessários quantos pedágios?
Para
manter uma extensão asfáltica de 459 km em boas condições, quanto será cobrado
nos pedágios? O tráfego na BR-324 é denso, pesado e movimentado. Na Estrada do
Feijão o movimento é bem menor. Os empresários da Estrada do Feijão aceitarão
os mesmos valores cobrados nos pedágios de lá para trechos equivalentes aqui
(100 km)? Tenho a impressão que o preço aqui vai ser mais salgado.
O que
eu quero ver mesmo é: como vai votar o deputado Jurandy Oliveira? Nascido em
Ipirá, o deputado vai ficar a favor ou contra? A estrada pode ser de alta
qualidade e ter o controle do Estado, é possível. Para ser estrada boa, não tem
que ser necessariamente privada. O Estado quer lavar as mãos e sair de problema
e responsabilidade.
Privatizada, os transeuntes vão ter que pagar. Falando em
pagar, a população sente no bolso, aí geme, porque tem que custear
cotidianamente pela estrada possível. A população é contrária até o acontecimento
virar fato consumado e cair no esquecimento, virando uma coisa banal.
Mas,
até que esse dia chegue, como votará o deputado Jurandy Oliveira? Será
interessante observar o deputado dando pinote na ponta do florete do esgrima.
Se a pessoa for favorável ele vai dizer que sim, se a pessoa for contra ele vai
dizer que não concordou.
O jogo do deputado é semelhante a bola de pingue-pongue,
ninguém sabe para onde vai. Penso eu, que o deputado vai ficar fidedigno ao seu
verdadeiro princípio, é um deputado de um único e eterno partido, o Partido do
Poder, ou melhor, o Partido que estiver no Poder, embora tenha passaporte
carimbado em várias siglas, vai votar com o governo. Vai dizer amém ao governo.
Quem apostar nessa pule ganha, enquanto o povo ipiraense vai ter que pagar a sua parte na
conta da Estrada do Feijão.
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