quinta-feira, 15 de março de 2018

O PREFEITO CORRENDO ATRÁS DO GOVERNADOR


O prefeito ia, o governador vinha e eu estava de olho nos dois. A BR-324 (Feira – Salvador) está intiguijada de outdoor. QUATRO NOVOS HOSPITAIS / OBRA DO GOVERNO DO ESTADO1 Km depois 12 POLICLÍNICAS PELO GOVERNO DO ESTADO A enxurrada de outdoor continua na beira da estrada: CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA // METRÔ // ANEL VIÁRIO DE CANDEIAS – GOVERNO DO ESTADO NÃO PÁRAfiquei com água na boca.

Eu juro que vibrei: O governador da Bahia está trabalhando, o homem está brocando.Alto lá, pense bem! Parei para pensar: Realmente, Ipirá não comeu nem um caroço de jaca nessa propagandeada toda, nessa abundância outdooriana!

O prefeito Marcelo Brandão também foi. Só vou realizar essa audiência por sua causa, deputado Bacelar, o homem é ruim de prosa.” Disse o governador. O prefeito Marcelo Brandão levou um catatau de Pastas Reivindicatórias, que tomou metade da mesa da governadoria:

- Governador! Estou aqui, mas quero deixar bem claro que não existe nenhum acordo com o governo do Estado – afirmou o prefeito Marcelo.

Suas reivindicações desceram para o porão, que fica no segundo subsolo no CAB, área de reciclagem. É assim que se tritura uma administração municipal.



Lauro de Freitas – Ba, qualquer hora do dia e da noite, é impressionante a quantidade de faixas agradecendo ao Governo do Estado. Parece um festival de faixas; é faixa de tudo quanto é jeito; de banda, de lado, é faixa por baixo e por cima, à torto e a direito, Tem faixa de frente, por trás, inteira, em pé, deitada, esticada, amarrotada; é tanta faixa que parece um quaradouro de abadá do bloco OBRIGADO GOVERNADOR.

Por riba dos trilhos do Metrô, que se encontra na boca de entrada de Lauro, uma faixa: OBRIGADO GOVERNADOR.” Aí, justifica. Justiça seja feita, um agradecimento mais do que justo e necessário, tem mais é que agradecer e bem agradecido ao governo do Estado. Ipirá nesse bloco não tem como vestir esse abadá e cantar esse samba enredo. Lauro de Freitas é diferente, tem os trilhos do Metrô debaixo do nariz. Lauro de Freitas é agradecida por merecimento. Ipirá, não! Ipirá não tem o que agradecer ao governo do Estado, seria uma faixa de bajulação.


A turma da macacada vai fazer sala, com grande cortesia, ao senador Otto Alencar, tendo em vista 2020. Tudo o que essa gente presta-se a realizar tem um olho na prefeitura em 2020. Essa gente não dá prego sem estopa. Faltando tanto tempo, já aplicaram um canto de carroceria em Aníbal, que não foi nem lembrado para assinar o convite, imagine para ser o futuro candidato do grupo. Nas últimas eleições municipais Aníbal serviu de bucha de canhão, perdeu, já foi. Agora, que a coisa está ficando na manteiga, os pretendentes verdadeiros são do alto clero. É assim que se tritura um candidato do baixo clero no jogo oligárquico.

Na Paralela, qualquer dia ou noite, tome-lhe outdoor de todo tamanho;  um monte de outdoor luminoso, nas alturas e na cara dos passantes: NUNCA UMA PREFEITURA FEZ TANTO POR SALVADOR.” na sequência, outro monte de outdoor: O GOVERNO DO ESTADO MUDOU SALVADOR” Ipirá não tem um outdoor com vergonha na cara, quando aparece é meia-boca. Salvador tem governador e prefeito fazendo pela cidade. Ipirá não tem nem uma coisa nem outra. Tanta obra, tanta coisa e nada daquilo chegou à Ipirá.

Paralela na hora do rush. Tudo travado, parado, engarrafado, encasquetado. Um outdoor, meio sem vergonha, olhou pra minha cara e sugeriu: PENSE EM SALVADOR SEM METRÔ / GOVERNO DO ESTADO” Eu pensei, bem pensado! Seria uma miséria, uma desgraça, um quinto dos inferno. É barril. Nem quero ver o casqueiro.

Chega de pensar no que não presta, vamos pensar em coisa boa; bote o outdoor na fita. Olhei para o outdoor e viajei, tudo ficou diferente: PENSE EM IPIRÁ COM (leia com) HOSPITAL, U.T.I., SAMU, UPA com medicamento, EDUCAÇÃO de qualidade, FACULDADE de Direito, ASFALTO nas ruas, ILUMINAÇÃO tirando a cidade da escuridão, ÁGUA na torneira o dia todo e todo o dia, TRANSITO organizado; ÁREA DE LAZER, CENTRAL DE RECICLAGEM DE LIXO, MATADOURO funcionando // GOVERNO DO ESTADO / GOVERNO MUNICIPAL / GOVERNO FEDERAL ou melhor, qualquer governo com vergonha na cara e disposição política para realizar o que Ipirá precisa.

Aí sim, cabra-véio! Nunca uma prefeitura fez tanto por Ipirá. Aí, meu rei! O governo do Estado mudou Ipirá. Que orgulho de morar aqui. Aí, o outdoor, deu um sorriso, botou a mão no queixo, malicioso e cheio de malandragem foi dizendo: Fica na tua gente-fina, isso aí é Ordem de Serviço.Eu sabia, deu gorgulho!

O governador Rui Costa virá a Ipirá, dia 21 deste. Vai assinar Ordem de Serviço. Isso me faz lembrar o ex-vice prefeitoin memoriam’ Vavazinho, que em suas andanças e encontros com o ex-governador João Durval na governadoria do CAB, não agüentou e indagou ao governador:

- Sua caneta de ouro tem tinta, governador?

- Como? Não entendi a sua pergunta.

- Eu quero saber, governador, é se seu autorizo nessa Ordem de Serviço tem garantia e merece credibilidade?

O governador olhou, fixou um olhar impávido, intrépido, agudo e rancoroso na direção de vice-prefeito Vavazinho. O governador não deu uma palavra, baixou a cabeça, assinou e deu por terminada a audiência. Era Ordem de Serviço. As obras não chegaram a Ipirá.

O governador Rui Costa estará em Ipirá rubricando Ordem de Serviço faltando sete meses para as Eleições. Quando começarão as obras? Essa obras estarão prontas antes das Eleições? Governador seu autorizo vai funcionar? Ano de Eleições e reeleição dá para deixar muita desconfiança. Será inaugurado um anexo no Cetep (não é lá essa coisa toda); retomada do saneamento básico (tem quase 10 anos de iniciado); extensão de água canalizada para várias localidades no interior do município (obra de grande importância). Aguardamos.

O governador Rui, V. Exa., esteve ausente da nossa terra. V. Exa., tem que assumir compromisso com o povo de Ipirá de forma verdadeira e clara, porque com essa oligarquia que V. Exa., abraça em Ipirá não dá para acreditar que tudo isso não passe de simples Ordens de Serviços entregues em tempos de Eleições.

O voto para a sua reeleição será político, com o debate aberto sobre o golpe  que tirou a presidente Dilma do poder e na evidência de que um  candidato de outro partido poderá ser uma alternativa real e concreta para a esquerda, desde quando é muito frágil sustentar uma candidatura que não seja efetivada legalmente. Quando se abraça a macacada, fica claro que se está aceitando votos dos que apoiaram o impedimento da presidente Dilma e do antipetismo. Oh, novidade! Em Ipirá, o voto pela reeleição  não será por serviço prestado.


Governador, diga-me com quem andas e direi quem és. Aqui em Ipirá, o governador tem preferência pelo grupo dos macacos, que está na oposição ao prefeito jacu. Aí o governador não vem ao encontro do prefeito municipal, vem em atendimento à meia dúzia de reivindicações da macacada, que de olho na prefeitura em 2020, pede pouco e pede mal, como se fosse uma prefeitura paralela. Tudo isso deixa o prefeito Marcelo Brandão chupando dedo.

Em Ipirá, o governador tem os olhos voltados para a alta cúpula da macacada, o deputado Jurandy Oliveira; o grande líder e águia do grupo Diomário Sá; o líder Antônio Colonnezi. Basta-lhe esse pessoal da alta cúpula. Basta-lhe esse pessoal da foto, a mais digna e representativa comissão de Quinta-Coluna desta terra.

Como fica a administração do prefeito Marcelo Brandão nesse balaio de gato? Perdido num mato sem cachorro. Se comparecer e ficar junto ao governador vai receber uma sonora vaia da macacada (para quem não é de Ipirá entender direito o que se passa nessa terra, observe bem, em Ipirá não tem partido, isso é cartorial, tem grupos, jacu e macaco; dá para imaginar o tamanho do atraso em todos os sentidos).

Se o prefeito Marcelo Brandão não comparecer, perde a credencial e a credibilidade que o cargo de prefeito pressupõe e transmite, aí deixará a impressão que o município está entregue às baratas e sem representante à altura do poder municipal;


Não se avexe não, prefeito Marcelo Brandão! Siga meu conselho, tome duas talagadas de whisky, se apresente, fique lá por dois minutos, dê um migué e peça licença e desculpas por ter que sair, porque V. Exa., vai inaugurar obras. Todo mundo vai ficar de boa, porque as inaugurações do prefeito e as Ordens de Serviços do governador estão amarradas na mesma natureza da dúvida futurística, enquanto Ipirá permanece adormecido nas suas necessidades concretas.



Nenhum comentário: