segunda-feira, 1 de junho de 2020

SÃO JOÃO FOI ATROPELADO EM IPIRÁ


São João foi atropelado! Você é testemunha ocular deste fato não usual para o mês de junho. Nunca aconteceu isso, nunca!

Todos os anos, no início de junho começam os preparativos para os festejos juninos. Em Ipirá, o prefeito Marcelo Brandão, dando mostra de que é prevenido e organizado, há um ano atrás, construiu uma casa de adobe, com um fifó de Itu em cada lado, para os ‘São João 19 / 20’; agora, a sua obra magnífica e muito bela deu chabu, igual ao São João.

São João está em quarentena, quer distância de aglomeração. Este ano, não haverá o ‘São João meia-boca’ do prefeito MB na Praça da Bandeira. Faça o seu São João em sua casa, não saia, não entre em aglomeração. Fique de olho aberto para os três perigos:

A pandemia do coronavírus. No Brasil chegamos a mais de 500 mil casos, com mais de 30 mil mortes, ou seja, a morte de toda população urbana de uma cidade como Ipirá em três meses. É brincadeira?

Temos em Ipirá 555 casos monitorados, ou seja, no sinal amarelo, entre o vermelho e o verde. Isso coloca nosso município na linha do corona, se brincar ele passa por cima. O prefeito MB tem tomado medidas importantes para conter o avanço do bicho em nosso município. Não ficou de braços cruzados. Embora tenha demorado pra desmontar aquele aglomerado de gente da Praça do Mercado, levando-o para o Centro de Abastecimento e que não seja atirado ao léu; é obrigação do poder municipal organizar e manter todo o distanciamento social necessário para evitar-se o ajuntamento de pessoas.

Apesar de tudo, Ipirá continua resistente e mantendo pontos de multidão nas ruas, significativamente, a feira livre das quartas-feiras; as filas da CEF, das lotéricas e das farmácias que fazem pagamentos e recebimentos. Parece coisa do outro mundo.

Penso eu, que a distribuição de senhas em papel de ofício resolveria o problema. Como? É só distribuir senhas com horário definido. A feira semanal das quartas-feiras vai ter que ser diluída para outros dias da semana. A população vai ter que participar e contribuir para tudo dar certo e evitar-se a trajetória indesejável por todos: a contaminação; a piora; a ala do hospital municipal; a regulação, que significa entrar num corredor da morte e a morte propriamente dita.

Outra questão é o fato da economia ser colocada na boca da recessão, um bicho perigoso, que representa dificuldade, falência, desemprego, necessidade, fome, miséria. Essa situação de queda da produção e do PIB mundial atingirá o mundo todo. Ipirá entrará nessa bolha. Existe a possibilidade do município de Ipirá perder a fábrica de calçados, que isso não aconteça, porque seria muito ruim.

A questão política é outro problema grave. Infelizmente, o Brasil caiu no controle da extrema-direita com o presidente Bolsonaro e seus filhotes, que com uma atuação política inconseqüente, incendiária e de ruptura institucional poderá levar esse país para um buraco sem tamanho, com uma ruptura com a democracia e a implantação de uma escalada do autoritarismo. Uma lástima.

A democracia é o caminho apropriado. Temos que valorizar e fortalecer as instituições que representam as características e a formatação da democracia,

A Câmara de Vereadores de Ipirá é um poder independente do Executivo. Era pra ser, mas tornou-se um poder submisso ao prefeito de plantão, tanto faz macaco ou jacu. O que você acha da Câmara de Vereadores de Ipirá?

Você acha que a Câmara de Vereadores de Ipirá realiza bem o seu papel? Se você não vê a nossa Câmara de Vereadores como algo positivo, então chegou a hora de você tomar uma atitude verdadeira e concreta para modificar essa situação e isso passa pelo seu voto; pelo direcionamento do seu voto; por um novo valor ao seu voto.

Não adianta você ficar indignado, insatisfeito e ficar falando mal da Câmara de Vereadores de Ipirá. Não adianta.

Vale mais, muito mais uma atitude para a mudança e transformação daquela instituição. Acredite e construa uma nova dimensão para a Câmara de Vereadores de Ipirá. Este é um chamamento para um compromisso e para sua participação na construção de um novo caminho. O Movimento 65, formado pelo PCdoB e PDT, lançará uma chapa de pré-candidatas(os) (jovens, primeira candidatura, muita vontade de lutar em benefício de Ipirá), para as próximas eleições municipais.

Temos que valorizar a Câmara de Vereadores de Ipirá na sua representação popular, valorizando o seu papel de fiscal legal e independente  do Executivo.

Por isso, buscamos o apoio do povo ipiraense para o fortalecimento do nosso quadro de pré-candidatos à vereança em nosso município. Apresentando os seguintes pré-candidatos(as) para a Câmara de Vereadores de Ipirá.
01.Deliane Santos – Secretária Acadêmica.
02.Jeane Alencar – Professora / Sindicalista.
03.Lucivone Moraes – Func. Pública / Sindicalista.
04.Luma Gusmão – Psicóloga
05.Marina Sodré – Educadora / Ativista social.
06.Mary Soares – Pedagoga / Ex-coordenadora do CIRETRAN de Ipirá
07.Mônica Freitas – Bibliotecária.
08.Selma de Bibao – Produtora Rural

Observação: pela Lei Eleitoral é obrigatório a apresentação de 30% da chapa composta por mulheres. Uma agravante: colocar candidatas só para preencher as vagas (candidata-laranja). Acredite se quiser, nenhum outro partido conseguiu formar uma chapa de mulheres sem a utilização de laranjas.

09.Binho de Vavazinho – Mestre em Educação / Pedagogo
10.Carlos (Cal da Antena) – Eletrotécnico.
11.Emerson de Aníbal – Contador.
12.Josué Santana (Thor) – Enfermeiro.
13.Valter Jr. – Contador.
14.Edmilson Freire (Ed Freire) – Funcionário Público

Atenção: Temos mais dois filiados que estão para decidir se serão ou não pré-candidatos. Estamos aguardando, até com certa ansiedade, pois a perspectiva da soma dos dois representa mais de mil votos. Terei a imensa satisfação em anunciá-los em breve, assim espero.

Adiantando as novidades desse quadro de ‘possíveis candidatos,’ que com apoio do povo, vamos eleger vereadores(as), estão o CONSELHO DE MANDATO e as ASSEMBLÉIAS DE MANDATO, que serão uma abertura para a participação popular e contribuirão para o aprimoramento e um bom mandato do vereador(a) eleito(a), com apoio popular.

Para prefeito, o apoio será dado à coligação denominada: ‘Ipirá Livre”, a tão necessária 3ª. Via, com a coligação PT, PDT e PCdoB. O apoio da população é importante nesta trajetória complicada que estamos vivendo.

O mundo depois dessa pandemia será diferente. A Alegria aberta do São João está suspensa no Nordeste brasileiro.

Observe que os Estados Unidos estão se aproximando de dois milhões de infectados pelo coronavírus; com mais de cem mil mortos; com 40 milhões de desempregados; com mais de 40 milhões de pessoas pedindo ajuda do Estado. Com toda essa problemática, um policial branco mata um negro algemado e dominado; a reação popular é imediata, o protesto avança pelo país e perdurará por semanas. O presidente Trump, um direitista despreparado, acusa a China. São tempos de estrago.

Nenhum comentário: