segunda-feira, 6 de julho de 2020

É DE ROSCA (60)


Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Querendo imitar Malhação, que não acaba nunca, sempre criando uma fase nova, agora é a do prefeito Marcelão.
Capítulo 60 (mês de maio 2019)(atraso de um ano e dois meses) (um por mês)

A sirene tocou na residência do prefeito Marcelão. A secretaria do lar atendeu com a devida desconfiança e sem abrir a porta, escuta:

- Ô de casa! O prefeito Marcelão encontra-se em casa?

- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Quem deseja falar com ele?

- Para sempre seja louvado! Pode dizer a ele que é o Matadouro de Ipirá, que ele sabe quem é.

- Oxente, meu senhor! Vê lá se eu sou besta ou tenho um ó na testa prá dá trela a uma conversa dessa! O prefeito Marcelão já falou que acabou o Matadouro de Ipirá e se ele falou que acabou é porque acabou.

- Acabou como, dona? Oia eu aqui, de prontidão na casa do prefeito Marcelão querendo ter uma conversa com ele.

- Qui senhor mais insistente! Eu já disse prá vosmicê qui parece sê surdo dus ouvidos, qui o Matadouro de Ipirá já era, depois de vinte e cinco anos o prefeito Marcelão deu um jeito naquele troço, agora é frigorífico, vou dizer bem dito: é FRI-GO-RÍ-FI-CO!

- Mas dona, frigorífico coisa nenhuma! Eu sou é matadouro, eu nasci matadouro e vou morrer matadouro. Será que a dona não compreende isso e fica comendo H do prefeito Marcelão?

- Ora, meu senhor! Vosmicê tá pensando o quê? Qui eu sou uma pessoa à-toa, qui come com a boca dos outros; eu vi com esses dois olhos, o empresário do frigorífico dizer ao prefeito Marcelão qui ele conhece o boi pur dentro e pur fora, mais ainda, que ele tem frigorífico em todo o Nordeste, intonce, dá prá vê qui u homem tem bala na agulha.

- Mas dona, é isso que eu quero conversar com o prefeito Marcelão! Esse empresário só tem um matadouro em Senhor do Bonfim e outro que vai inaugurar em Irecê, como é que está em todo o Nordeste?

- Meu senhor! Ele não tem matadouro, o senhor tem que compreender que esse empresário é dono de frigorífico e não de matadouro; prá ele ter interesse em Ipirá, o prefeito Marcelão teve que acabar o matadouro e fazer o frigorífico. Entendeu agora?

- Mas dona! Só mudou o nome, eu tô do mesmo jeito; agora, ele vai ser responsável pela boiada que esse empresário comprar?

- Mas menino, só faltava essa! Tá no teu haver que o prefeito Marcelão vai vender boi? Quem pariu o bezerro que balance! Agora, meu senhor, eu não vou deixar o senhor entrar porque o senhor está sem máscara contra a Covid-19 e por ordem do prefeito Marcelão aqui só entra jacu arrependido pra comer duas colher de farelo e macaco desgarrado. Passe bem, que a panela está no fogo e a comida pode queimar! – disse a secretária que não abriu a porta.

- Suspense: Será que o prefeito Marcelão acabou com o matadouro ou é mais conversa prá boi dormir? Veja que situação: a novelinha tá de correria, querendo chegar ao mês de agosto 20 sem nenhum capítulo em atraso. Um matadouro querendo ser obra e um prefeito querendo não ter problema! Onde vai parar uma desgraça dessa? O que é que eu tenho a ver com o desentendimento do prefeito Marcelão com o matadouro?

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. ‘Inaugurou! Acabou na hora, imediatamente!’ Agora, o artista é o prefeito Marcelão, que foi grande divulgador da novelinha É de ROSCA pela FM.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.

Nenhum comentário: