segunda-feira, 25 de junho de 2007


SUA EXCELÊNCIA, O CARNEIRO.

Quarta-feira é dia de feira na cidade de Ipirá,é dia de botá pirão no prato e cum aligria trabaiá.O catingueiro pergunta avexado: "Muié o qui tá em farta?".Responde a muié sem pestanejá: "Tá in farta de tudo". O catingueiro dá uma paulada im sua excelença, qui cai sem bodejá.Arranca o couro de lado; puxa o bofe e a triparia;em duas banda vira a carcaça e os miúdo vira iguaria,prus barrigudim sustentá. O catingueiro vai à feira e leva a pele e duas banda desua excelença pra niguciá.Pode paricê primitivismo, mas há uma fila de gente isperando prá levá um taco de carne, sinônimo de boa qualidade, pra quem tá isperando pra fome amenizá. Essa é uma imagem que se encontra em milhares de povoados e cidades deste Nordeste sem par, inclusive em Ipirá.Com dinheiro comprá açúcar, café, farinha e outras necessidades;além de pagá a quem deve e deixá o nome limpo, no comércio de Ipirá. Sua excelença tá nu coração, na barriga e na razão do povo alegre do sertão,que sabe que sua excelença é, portanto, moeda de troca,e que vale mais que uma dúzia de doutor incambitado com juiz, delegado e promotô. Sua excelença não permite mão de catingueiro estirada,pedindo em nome do Senhor uma esmola abençoada.Quem tá vendo e nada faz, não perde por esperá,seja prefeito, governador, deputado ou vereador. Deus no céu é tistimunha da lambança aprontada,por quem não tem o qui fazê,perseguindo sua excelença,para o nosso disprazê.

Quero chamar sua atenção para a difícil encruzilhada em que se encontra a ovinocultura em Ipirá.
Temos um mercado interno que necessita do abate de mais de 500 carneiros por semana e envolve mais de mil pessoas nessa atividade, tornando-se, desta forma, uma questão social relevante.
Na medida em que se exige uma abate diferente sem fornecer a infra-estrutura necessária, cria-se uma dificuldade em larga extensão no campo social, com a exclusão de milhares de pessoas e este fato é preocupante.
A ovinocultura de Ipirá tem necessidade urgente de um matadouro e de um campo de venda decente, organizado e estruturado, para uma comercialização diária, permanente e geradora de emprego e renda.
Que o "causo" acima tenha tocado teu coração, porque abater carneiro em Pintadas ou Feira de Santana não é solução, é atrapalhação

Nenhum comentário: