segunda-feira, 9 de julho de 2007


O CARNEIRO E O PREFEITO.

Ipirá está num beco sem saída, com esta questão do abate de bovinos e ovinos fora do nosso município. É um problema sério e que afeta de forma violenta a nossa economia, com repercussões avassaladoras na questão social, com a exclusão de milhares de homens, mulheres e seus filhos. Trata-se do desmonte de uma estrutura de "abate tradicional" sem dó, nem piedade ou sensibilidade humana e sem ao menos dar a menor chance. Quem vai alimentar essa gente ?
É bom reviver um pouco o passado histórico. A grande questão social que aconteceu no município de Ipirá foi o conflito entre os criadores de bode contra os fazendeiros que criavam boi. Foi um período quente, com discussões, tiros e mortes. O prefeito daquela época, Edson Pires (1954-1958) não ficou em cima do muro, tomou posição a favor dos criadores de bode, de forma clara, aberta e transparente, sem subterfúgio, vacilo ou morosidade. Partiu para cima e foi o grande baluarte daquele movimento.
Nos dias atuais, vivemos um problema de largas proporções econômicas e sociais: o abate de carneiro e bovinos fora de Ipirá. É necessário que as instituições locais digam ao povo de Ipirá de que lado estão. A Câmara de Vereadores de Ipirá já se posicionou favorável a Ipirá. A rádio Ipirá FM está do lado do povo de Ipirá. Diante dos fatos queremos fazer as seguintes perguntas ao prefeito de Ipirá, Diomário Gomes de Sá, que como democrata não se furtará de responde-las publicamente, desde quando, referem-se a um problema social do nosso município e não ao desejo do missivista.
O prefeito acha que o abate de ovinos deve ser feito em Ipirá ou Pintadas ?
O prefeito acha que o abate de bovinos deve continuar do jeito que está sendo feito hoje em Feira de Santana ou deve ser em Ipirá ?
Qual é a proposta imediata do prefeito para a solução deste problema ?
O drama dos machantes de bovinos em Ipirá já está completando 4 anos e até agora não saiu o matadouro em Ipirá. Na opinião do prefeito, quais são os setores sociais beneficiados com essa demora ?
Por que o dinheiro ( + de 800 mil reais) que veio para o matadouro de bovinos de Ipirá não saiu ainda da gaveta da Caixa Econômica, afinal de contas fazem mais de 9 meses ? É a morosidade do governo municipal ou são erros técnicos no projeto ?
Por causa dos equipamentos necessários os custos do matadouro subiram para aproximadamente 1 milhão e 800 mil reais. A Prefeitura de Ipirá tem 1 milhão de reais para suprir esses custos ? O que a prefeitura vai fazer ?
O prefeito é o representante público mais importante do município diante dos órgãos governamentais e neste momento de grande dificuldade esperamos que a ação do prefeito de Ipirá seja em prol de sua comunidade trabalhadora e não outra, e neste sentido, salientamos que o prefeito de Ipirá tem que estar à frente dessa movimentação, liderando e buscando atender duas reivindicações importantes para o município de Ipirá: o matadouro de bovinos acoplado ao de ovinos e um campo de vendas de animais estruturado, organizado e decente, para alavancar o desenvolvimento da pecuária de Ipirá. Abater o boi em Feira de Santana e o ovino em Pintadas não é solução, é atrapalhação.

Nenhum comentário: