domingo, 23 de setembro de 2007


ÊTA IPIRÁ PORRETA !.

Dizem que no reino animal é assim: "qualquer ventinho balança o macaco no cipó e ele apanha tanto porque não pensa". Não sei se é desse jeito, mas no reinado da bicharada em Ipirá, a macacada (grupo político) já ganhou o poder municipal por três vezes, sendo duas delas apoiando migrantes da jacusada (outro grupo político).

Atualmente o controle do município é da macacada, mas nos quatro cantos do município a choradeira dos macacos é impressionante e só pode ser por dois motivos: porque não pensam ou porque estão querendo entregar o poder municipal à jacusada.

Saindo do reino animal para o reino coronelístico ipiraense, o chefe da macacada, o médico Antônio Colonnezi , que não é bobo, já declarou nos bastidores, extra-oficialmente, pelo menos é o que comentam as línguas afiadas, que não quer ser mais candidato a prefeito ( se quiser será); quem mais sabe é ele a sangria interminável que sofre um patrimônio particular ou público ao receber uma "facada" do eleitorado esperto. Caso seja uma declaração verdadeira, a sua conseqüência imediata é que ele passa a ser o maior e mais forte apoiador e ponto de sustentação de outras candidaturas que saiam da macacada, dos migrantes ou até da esquerda. Não sei suas pretensões, nem dos seus limites.

Vamos à primeira suposição. Seu apoio a um candidato saído do seio da macacada para ser um candidato forte e com grandes possibilidades de vitória, tem que ter também, além do seu apoio, o aval do outro Dr. Antônio, o Diomário, porque o deslocamento e o retorno do prefeito às hostes da jacusada representa a derrota do grupo. Quem duvidar do estrago que o prefeito Diomário fará se deixar a macacada pensa pouco. Essa unidade é fundamental para a garantia do sucesso dos macacos.

A segunda suposição. Apoiando o candidato que saia do campo dos migrantes, naturalmente que o nome que tem mais potencial é o do prefeito Antônio Diomário de Sá , mas que, neste preciso momento, sofre um desgaste fantástico junto aos seus eleitores do grupo macaco, que querem fritá-lo de qualquer jeito, é um negócio de louco. Só se vê macaco alfinetando o prefeito, que se não tiver o corpo fechado vai virar boneco de vodu de tanta espetada. Se arrependimento matasse em toda encruzilhada ia ter um defunto macaco. Como macaco pensa pouco, a debandada parece que vai ser determinante para a derrota da reeleição do prefeito.

A terceira suposição. Apoiando um candidato de esquerda ! Aqui começa os partidos ( PT – PCdoB), os problemas, as contradições e um esclarecimento: ninguém é dono da esquerda, por melhor articulador ou manipulador que seja. E aqui, também, começa o debate. Uma coisa é certa: a base da macacada nunca foi carlista por vontade própria e chegou a proporcionar a maior vaia que ACM recebeu em Ipirá e foi cara a cara, mas também, outra coisa é verdadeira, a cúpula da macacada sempre foi carlista, mesmo desprestigiada, massacrada, humilhada e esporroteada, nem mesmo assim, deixou de ser carlista. Hoje é muito fácil deixar o carlismo, desde quando o poder estadual é outro e "Toninho Malvadeza" não se encontra mais aqui e está em qualquer alto promontório praticando das suas e tirando o sossego lá de cima ou lá de baixo, pelo menos ficamos livres dele cá em baixo e é um despropósito colocá-lo como argumento justificativo para a formação de compromissos, o que pode conduzir-nos a muito mais equívocos. Além do mais, tem que ficar bem claro que nesta cúpula encontra-se os maiores opositores ao governo Lula aqui em Ipirá.

Tem que se pensar em um monte de coisas, até porque, para quem não tem memória curta, nas últimas eleições municipais em Ipirá, o PT rejeitou a indicação para vice feita pelo PCdoB e, agora, seria muito estranho aceitar na vice o apoiador Dr. Antônio Colonnezi, sem mais nem menos. Com que argumento ? O argumento de estar na cabeça é muito simples, porque existem muitas contradições políticas. Tem que haver um argumento convincente, porque se não for assim, os militantes e eleitores destes dois partidos em Ipirá ficarão na dúvida e pensarão que com seu voto estarão dando um emprego seguro, tranqüilo de quatro anos ou um merecido prêmio ao apoiador, que não vai se preocupar nem precisar trabalhar, porque vice não faz absolutamente nada. O que é que tem que ser feito ? Ocupar os cargos já foi feito. E agora, fazer o quê ? isso talvez seja o ponto primordial e mais importante até do que colocar todo mundo no mesmo bocapio. É sempre bom sonhar, agora quando o sonho é atravessado vira pesadelo.

Enquanto isso acontece, retorno ao reino animal, precisamente ao ninho da jacusada, onde entrava Abelha e deu de cara com uma figura estranha, ele olhou atravessado e espantado, ao virar o rosto viu o grande chefe da jacusada dando uma risadinha disfarçada, foi logo indagando-lhe:
- É mesmo o que eu tô vendo ? esse aí é o Tatuzão que está saindo daqui ?
- É ele mesmo. Os amigos estão voltando para nossa casa – respondeu o grande chefe.
- O senhor chama isso aí de amigo ! isso aí é uma traíra traidora, seu amigo sou eu, que fiquei com o senhor mesmo com o senhor perdendo a eleição.
- Sim, sim, mas não deixa de ser nosso amigo, você sabe... – respondeu o grande chefe.

A jacusada está igual a cobra no bote, só na espera. A jacusada, liderada pelo médico Delorme Martins foi um grupo político cevado no carlismo e hoje depende exclusivamente do retorno dos antigos amigos, os traíras, caso contrário, já entra em campo perdido. Ou não é assim ? Não conta com o apoio do governo estadual, nem federal. Se o projeto do DEMo com Paulo Souto fracassar na Bahia, o que não está difícil, aí adeus Corina, a jacusada vai entra em órbita e girar na política do desespero, e eu vou ficando por aqui, porque em terra de bicho o progresso chega de jegue e ainda querem colocar todo mundo no mesmo balaio de gato.

4 comentários:

Blog do Alonso Oliveira disse...

Agildo,
Cada artigo seu é uma lição política.
Você BRILHANTEMENTE relata os fatos do cotidiano da nossa terra com muita propriedade.
Mais uma vez, parabéns.
Há propósito, alguns macacos pensam, risos.
Alonso Oliveira

Stè disse...

Agildo,


Só agora descobrir este blog, mas to buscado toda publicação que deixei de ler.
Gosto muito dos seus artigos, eles retratam de forma clara as situações vividas, em nossa terra.
Tenho 42 anos, e tive que imigrar para outras terras em busca de sobrevivência, e acima de tudo não ter que depender dessa política porca vivida em nosso município. Mas tenho esperança que um dia essa situação se reverta.
E para que isso aconteça, temos que ter como objetivo, criarmos condições para que as virtudes e as potencialidades dos jovens possam se manifestar e desenvolver na plenitude, direcionadas para as conquistas úteis as suas vidas.
Por isso e mas... Ipirá precisa de você.
Parabéns...

Estevão Antonio do Rosário
estevao.antonio@yahoo.com.br

Fábio Leite disse...

REPARE BEM CAMARADA!!!! A ESSA QUESTÃO DO ABATE DO CARNEIRO EM IPIRÁ, TODA A RIGOROSIDADE DA LEI, PORÉM, NÃO SE VÊ ESSA MESMA RIGOROSIDADE POR EXEMPLO AOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO QUE ACONTECEM EM NOSSO MUNICÍPIO. É UM DESPROPOSITO DA LEGISLAÇÃO. É A LEI!!!! TALVEZ, COMO VC MESMO APONTA, DEVE SER FRUTO DOS INTERESSES DAS CLASSES SOCIAIS DOMINANTE.


ABRAÇO!

Lilian Simões disse...

Ipirá!Ipirá!Ipirá!Entro num "ligeirinho" no Largo do Marajó e pronto.Começou a campanha.No banco traseiro,3 "macacos",1 "jacú" e um "sofrê" (magrinho,ainda bem).Ao volante,um "jacú"(doente)e ao seu lado,esta morena que vos fala,(membro da sociedade protetora dos animais).À uma certa altura em nossa viajem esses "animais" já estavam em verdadeira guerra.Foi muito difícil conter um dos "macacos" que saíu ferido pelas "bicadas" de um "jacú".O "sofrê", o mais contido,reclamava que um dos" macacos",o estava impedindo de abrir as "asas".E gritava insistentemente:"tira teu "rabo" daí,macaco!"E o "macaco" revidava: "te olha,"sofrê!"ainda pegou o boi que a gente deixou tu entrar...cala esse "bico" aê!"Uma "jacú" fêmea, muito nervosa,queixou-se:"Motorista,tem um macaco aki "ozado" toda hora passando a mão no meu peito!"O motorista,energicamente reclamou:" macaco,se vc passar mais uma vez a mão no peito da "jacú",eu vou mandar cortar seu rabo."Venha,venha pra voce ver...eu como seu-- assado!"E aí virou baixaria,esses "animais" trocaram ofensas até a hora em que avistou-se o Pau Ferro e o "sofrê" gritou:"me deixe aki!eu quero ficar na casa de Jan".E saíu capengando de uma asa enquanto a bicharada gritava:"Vai, sofrê!sai de baixo,sofrê!"pouco depois,o jacú-motorista informava:"Mira Burger!quem vai ficar no Mira?"Os macacos pularam:"todos nós,todos nós..."o carro prosseguiu virando à esquina da Praça da Bandeira,pois ainda havia a protetora dos animais a ser entregue em sua residência.Uma nova campanha está começando e os "bichos" já estão soltos.Por favor,não os maltrate, PROTEJA-OS!E lembre-se :Você veio do macaco,por tanto tenha pena!