terça-feira, 25 de novembro de 2008

A TRAVESSURA.


Em nota pública do dia 12 de novembro 2008, o prefeito Diomário deixa explícito que: "é uma travessia penosa, dura, difícil e cruel, mas temos que fazê-la". Demonstra que está vivendo um grande momento de angústia e pesar. Só faltou chorar.

Eu digo que é muito mais uma travessura e que esse negócio de "penosa, dura, difícil ..." são expressões usadas para fingir que está sentindo no fundo d’alma, mas a decisão que tomou foi a desejada no fundo d’alma, senão jamais seria tomada. Vamos aos equívocos de um sofredor.

O que ganha saliência na nota do gestor do município de Ipirá é a sua rigorosa devoção e desmedida intransigência ao cumprimento da LEI. Esclarecendo com um dito popular, seria o seguinte: "o prefeito se pela diante da LEI". Mas, nem tanto assim.

É notório que o gestor público tem que está no limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e disso o prefeito Diomário não abre mão. Afirma, na nota, que ocorreu uma queda na arrecadação municipal, fato que deixou as despesas com o pessoal acima do limite legal. Parece que não despencou tanto assim, por isso estou preparando uma nota com toda arrecadação municipal deste ano, mês a mês. Mas, o fato é que este acontecido vem do mês de AGOSTO 2008 e neste caso, fica necessário um grande esclarecimento: ou o prefeito não percebeu na época, ou apenas três meses fora-da-lei não é problema para quem tem tanto medo da Justiça, ou o prefeito foi de uma sagacidade política brilhante, ao ponto de não tomar uma atitude que lhe prejudicasse eleitoralmente, pois a LEI..., não mete tanto medo assim.

Certo que o prefeito Diomário é um aficionado pela LEI e às vezes até exagera nessa busca obsessiva pela legalidade, chegando ao ponto de ameaçar demitir servidores estáveis. Isso é ilegal e é abuso de poder. O gestor municipal tem que cortar e enxugar a folha é nos seus excessos administrativos e eleitorais, que incham o quadro funcional municipal com contratados e ocupantes de cargo de confiança. Está claro que o prefeito de Ipirá quando diminui as despesas exonerando o excesso de funcionários admitidos em sua administração em determinado momento, está tendo que compactuar muito mais com o interesse político do que com o cumprimento da lei, até então negligenciada.

A exoneração de secretárias e de ocupantes de cargos que são necessários e indispensáveis às ações administrativas demonstra a habilidade política de quem deseja abrir os espaços para o novo mandato que começará em 2009 e preenchê-los com o novo arco de aliança eleitoral. Se não for por isso, não vai contratar mais ninguém, porque a crise é profunda e longa, além do mais, a arrecadação municipal não vai subir messes poucos meses, se é que caiu. O prefeito Diomário demonstra que não vacila na hora que lhe interessa.

A adequação orçamentária levou à suspensão temporária dos serviços com as Clínicas. Uma medida temerária, porque canaliza para duas situações: ou gasta mais do que gastou com as clínicas para que o Hospital de Ipirá torne-se eficiente ou a população de Ipirá tem que deixar de ficar doente por esta, sei lá quanto, temporada.

Eu não acredito que um prefeito do quilate do administrador Diomário, que é temente à LEI, que só faz tudo nos limites da LEI, tenha deixado a Prefeitura de Ipirá gastar mais de um milhão e meio de reais A MAIS do que a LEI determinava. Não foi ele, foi o sistema eleitoral de Ipirá.
Entre o choro do prefeito e a sua compreensão, que ele solicita; eu espero que você compreenda que a crise financeira do capitalismo faz os seus estragos em todo o mundo e, o desemprego é a sua face mais cruel. Também se faz necessário que o prefeito de Ipirá implemente as suas medidas e o seu programa para desenvolver este município, se é que os têm, caso contrário, ficará a gerir uma receita que é a conta de atender a uma folha funcional. E neste caso terá que "adotar as providências que a LEI impõe ou sofrerá sanções da Justiça". Mesmo sofrendo muito, o prefeito Diomário mostrou que é político e determinado, porque "não resta outra alternativa ao gestor senão cumprir a LEI e obedecer as ordens do TRIBUNAL", até que a crise mundial termine no início ou meados de 2009, se não no mundo, pelo menos em Ipirá.

2 comentários:

Lilian Simões disse...

!!!!! Agildo,vc colocou a "Lagoa do Fedor" (como diz o povo), de cabeça pra baixo ??!!! Desvira isso menino! Se essa água cair na tua cabeça vais ficar fedendo a peixe podreeeee!!

Unknown disse...

Caro Agildo, é muito gratificante ler matérias postadas por você. Gosto do seu jeito de fazer política e tenho certeza que você aplaudiria qualquer atitude tomada acertadamente, independente de grupo A, B ou C. A sua luta não busca o pessoal e sim o coletivo...
Apesar de não acreditar em nosso atual prefeito Diomario, estou torcendo para que ele possa tomar decisões que leve nosso município a crescer...
Espero esta enganado, mas acho que vem chumbo grosso por ai. E se vim, o chicote vai estalar no lobo dos, mas fracos. Ou seja, no lombo dos que acham que esta com tudo e não esta com nada.
Bola para frente, o resto só o tempo dirá...