terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A MISSIVA


O prefeito Diomário, do município de Ipirá, recebeu uma carta do presidente Lula, deixando bem claro, que está prestigiado e tem média com o "homem de Brasília".

Nas entrelinhas do presidente Lula não houve nenhuma menção à crise internacional do capitalismo, que tanto esquenta a cabeça do prefeito de Ipirá.

O presidente Lula quer que o prefeito de Ipirá seja um parceiro para acelerar investimentos e diminuir a pobreza. Aspectos que o prefeito Diomário é de uma fraqueza de dá dó. Seus investimentos estão dispostos na assistência precária e na maquiagem, não geram e nem garantem o emprego permanente.

O prefeito Diomário não deixa de vangloriar-se com os louros da vitória e insiste que sua proposta é a melhor para Ipirá. Vai ter que provar a veracidade disso e deixar de tanta conversa mole.

A carta do presidente Lula, além de trazer um convite para um encontro de dois dias em Brasília, 10 e 11 de fevereiro, assegura que dez ministros e os presidentes do BB, CEF, BNDES estarão à disposição do prefeito de Ipirá. Não é possível que ele venha com a mala vazia ou traga somente bolacha quebrada.

As obras do prefeito Diomário não significam a criação de empregos continuados e consistentes. Sua administração é fraca nesse aspecto. Não adianta ir para Brasília mendigar a vinda de fábricas para Ipirá, desde quando, a indústria na Bahia está sofrendo com a crise internacional do capitalismo.

Se o prefeito Diomário deixar de lado a empáfia e olhar sem tanta presunção para o município de Ipirá, poderá observar que, aqui mesmo, na nossa realidade, encontraremos meios e recursos para garantir o desenvolvimento e o crescimento do município de Ipirá, na forma auto-sustentável.

Não precisa ir longe e de cuia na mão. É necessário terminar e botar para funcionar essa matadouro de Ipirá, esse é um ponto essencial. É fundamental que construa o Campo de Gado de Ipirá, para a venda de animais. Essas duas obras irão impulsionar a base econômica de Ipirá, que é a pecuária; acelerar investimentos; garantir o crescimento de empregos e reduzir a pobreza, como deseja o presidente Lula.

O prefeito Diomário não trouxe nem trará nenhuma fábrica para Ipirá. Não existe condições objetivas para tal pleito. Vamos deixar de lado esse sonho quimérico. Nessa área, o essencial seria concentrar e organizar o fabrico dos artefatos de couro numa determinada área para impulsionar o setor.

Afora isso, o povo de Ipirá ficará observando a deterioração da Praça da Bandeira, que não absorveu nem o emprego de alguns famélicos vigias noturnos.

Enquanto a economia de Ipirá não sai do buraco, desejamos ao prefeito Diomário uma boa estadia em Brasília e que usufrua dos memoráveis banquetes regados a deliciosos vinhos, mas não esqueça de Ipirá, porque a conta já está paga.

Um comentário:

Lilian Simões disse...

" Fumo pra Ipirá" é o conteúdo desta elegante missiva.Mas lá no meu blog,claro.
Agildo,parabéns pelo post e principalmente por estar sempre "alumiando" nossos passos.Eu posso até brincar com a situação.Mas isso não me impede de saber com quem está a razão.
Um abraço.