sábado, 16 de abril de 2011

Pré, pré, pré, pré-candidatos. Que beleza! É nenhuma.


Pré, pré, pré, pré, pré-candidatos. Que beleza! É nenhuma.


As prováveis pré-candidaturas para 2012, em Ipirá, já se apresentam, não no campo da refrega política, mas posando de porreta no site Ipirá Negócios. Nada de novo. São os mesmos; os de sempre. A política das oligarquias ipiraenses é bastante previsível. Virou um angu-de-caroço salgado. É a tal previsibilidade do desmantelo. É tudo intriga e nada além. Antônio, Dudy, Jurandir pela macacada; Luiz Carlos, Marcelo e Maurício pela jacuzada e nem uma cabeça-de-prego tem vez. A política oligárquica em Ipirá, na feição de caciques políticos, surgiu e estruturou-se na década de 1950, portanto não é novidade, está velha, mofa e surrada; já deu o que tinha que dar; hoje, sem renovação, não atende à necessidade de progresso e desenvolvimento do município de Ipirá.


A prática política oligárquica em Ipirá permanece fiel a sua lógica de manter um esquema fechado, concentrado e direcionado aos interesses das famílias oligárquicas, de onde, invariavelmente, tem que sair os candidatos e assim perpetuarem a espoliação e o controle da população. Candidato filho do povo? Nem por brincadeira. Em qualquer outro município, um vereador é potencialmente um pré-candidato à prefeito e diga-se de passagem, um nome forte e com respaldo popular, mas, aqui em Ipirá, é um “caburé” fora d’água, excluído e enxotado não tem seu nome lembrado nem atrás do Monte Alto no dia de finados. Só serve para encher a lingüiça das elites dominantes. Observe se não é verdade pelos fatos: Luciano Cintra, que mora em Salvador, foi lembrado e cogitado, simplesmente, por ser interesse das oligarquias locais; simplesmente, porque meia-dúzia de pessoas assim o quiseram. O domínio de Ipirá pelas oligarquias é madeira de dá em doido.


Todo secretário municipal ao desempenhar um bom trabalho torna-se um virtual prefeiturável, com fortes possibilidades de eleger-se, até mesmo, pelo acúmulo de experiência administrativa, isso acontece em outro município; aqui, em Ipirá, o buraco é mais embaixo, esse bom trabalho não é nada e não conta como nada, o que vale é o poder de escolha de um grupinho privilegiado das oligarquias locais. Ninguém do povo tem visibilidade, não é nem lembrado. Essa é a marca do poder oligárquico. Não compreendo como é que o PT de Ipirá sujeita-se a isso.


Na reunião da macacada para promover as pré-candidaturas do grupo, o PT de Ipirá não estava sentado na roda, nem presente, nem convidado foi (isso eu tenho certeza), mas isso não é surpresa, mesmo sendo o PT de Ipirá pertencente ao grupo, simplesmente, por não ser da confiança total dos macacos e não ser um partido com sangue puro, ou seja, oligárquico. Estão lá passando uma chuva.


Lastimamos muito que o PT de Ipirá tenha caído nessa esparrela. Pensar que seria pleiteante ao cargo de prefeito dos macacos só por terem um governador e uma presidente é deixar a farinha cair do saco, porque nem com o apoio divino o PT de Ipirá terá essa chance, isso só acontecerá, quando a galinha nascer dentes. Esse negócio de prefeito é jogo de interesse pessoal, jogo sujo, de corrupção e malversação. Tu topas PT de Ipirá ?


Uma pergunta vem à tona: a que o PT de Ipirá está agarrado? A cargos? Ou a uma possibilidade de desenvolver Ipirá com os macacos? Desenvolvimento com macacos! Até o prefeito Diomário sabe que isso é impossível. O que é a macacada? Um grupo que carrega na alma os mesmos vícios do jacu; irresponsável e pernicioso com a coisa pública; é uma coisa sem princípio e sem programa para Ipirá; metido até o pescoço no compadrio, no atraso, na mesquinharia, que acha que a coisa pública é uma bem pertencente a um grupelho. É nessa árvore que não dá sombra, que o PT de Ipirá está agarrado e amarrado. Cai na real PT de Ipirá, deixa de alimentar o atraso; deixa de embebedar-se pela ilusão vã de que a macacada está fazendo algo diferente para Ipirá. Sai dessa e vem fortalecer e pavimentar a trilha que Ipirá precisa para desenvolver-se.


O Movimento Renova Ipirá concentra seus esforços na formulação de um programa para o município de Ipirá. Discutindo com a população encontraremos meios para fazer uma política diferente, que sirva para o desenvolvimento sustentável e humano do município de Ipirá.

Um comentário:

Ivo Barretto disse...

Agildo, parabéns por mais uma brilhante postagem.
Disse tudo.