segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AOS 49 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO.


Foi inusitado. A jacuzada pulava feito cavalo bravo recebendo esporada na virilha. Em frente à minha casa, vinha um grupo de jacus pulando e gritando, gritando e pulando; de repente, pararam; os jacus ficaram espantados, engoliram os gritos. Foi o maior espetáculo de impulsividade que já presenciei. A macacada ganhou por 49 votos.

Encontrei Marcelo Brandão em frente ao Eleitoral, sábado 18h, e disse-lhe: “você está numa sinuca de bico, a pesquisa verdadeira mostrou um empate de 34,8 para AV e 34,4 para você, a sua é manipulada” A frente foi de 49 votos e a pesquisa do Renova estava errada, pois o resultado foi 46,62 contra 46,47.

Mas, o que eu quero registrar é a vergonhosa e escandalosa divulgação de pesquisas fraudulentas, manipuladas e falsas, uma com 4,8% (1.533) de diferença para M.B. e a outra com 8,75% (2.794) de frente para A.V. Divulgaram esse embuste manipulado na FM com autorização arbitral, depois, a outra armação foi autorizada a ser divulgada na rua em carro de som, rompendo um acordo, também arbitral, ao fazer a divulgação no centro da cidade.

A pesquisa mentirosa que foi autorizada a divulgar na FM foi suspensa e a outra do carro de som foi autorizada a ser apresentada na FM. Vê se dá para entender uma lambança dessa! Nessa intriga e imundície quem se ferrou foi o Renova, que tinha uma pesquisa de 0,4 % de diferença entre A.V. e M.B. e viu a mentira e o embuste tomar ares de verdade sob o  guarda-chuva arbitral. Equidade entre candidatos é conversa prá boi dormir.

Uma lição de matemática: 14. 842 + 2.205 = vitória que derrubaria a macacada do poder. 17 é maior que 14. Mas, quem tem um patrimônio de 14.842 votos pensa orgulhosamente que o pequeno tem o dever e a obrigação de ajudar o poderoso. Ledo engano. Quem perde com 2.205 votos pode muito bem ver uma derrota do grande aos 49 do segundo tempo. 14.842 também perde; também é derrotado. A jacuzada sentiu o gosto da vitória, sentiu só o gosto, porque a vitória estava na união com o Renova.

Uma lição de humildade que não aconteceu. Marcelo Brandão foi o bicho. Enfrentou uma situação de desagregação interna, conseguiu colocar todo mundo que lhe fazia oposição internamente para comer em sua mão; saiu de uma situação em que a macacada dava 6 mil votos de frente, cresceu, subiu junto ao eleitorado, foi vencendo os obstáculos, aumentou a sua capacidade eleitoral e brigou de frente com os macacos, principalmente depois que o grande estrategista prefeito Diomário começou a aplicar a estratégia do embananamento. Perdeu brigando a briga como cachorro grande. Faltaram só, somente só, 49! O Renova teve 2.205.

A jacuzada perdeu. A oligarquia dos Martins manteve o patrimônio de votos, mas perdeu e sofreu uma baixa no patrimônio material e financeiro. Eleição do jeito que é feita em Ipirá custa dinheiro, que não cai do céu. Marcelo Brandão perdeu e deu a oportunidade do macaco ficar 12 anos no poder. Foi o grande responsável pela vitória da macacada, pois manteve pé firme e não abriu a cabeça para perceber que sozinho seu grupo iria nadar, nadar e morrer na praia aos 49 do segundo tempo. Como ia adivinhar um acontecimento desse? Não tem como. Quase chega, mas morreu na praia. Se tivesse somado, o macaco teria deixado o poder neste pleito, mas não somou e deu a vitória à macacada aos 49 do segundo tempo.

Na matemática não se pode abrir mão da soma, pois 12 + 4 = 16, com mais 4 = 20. Não tem grupo oligárquico que resista a 20 anos fora do poder. Na política, também, não tem mistério, na vitória de um grupo oligárquico, por mais que o povo pule, grite, esbraveje, toque foguete, a vitória límpida, clara e transparente é da oligarquia vencedora.

Nenhum comentário: