domingo, 11 de novembro de 2012

É DE ROSCA.


Estilo: ficção
Natureza: novelinha

Capítulo: 47 (mês de agosto 2011) – Essa novelinha só tem previsão de término quando o Matadouro Municipal de Ipirá abater o primeiro carneiro. Estamos na corrida final, porque faltam 49 dias para o atual gestor deixar o poder municipal e a novelinha está no capítulo 47 do mês de agosto de 2011, com simplesmente 16 meses de atraso. Está feito o grande desafio para o blogueiro, escrever em 49 dias, nada mais, nada menos do que 16 capítulos, porque acredito que o prefeito não vá fazer e botar esse matadouro para funcionar em 49 dias.

Era um dia de quinta-feira ensolarado, o prefeito Dió estava felicíssimo em seu AP. em Salvador, é claro. Estava recebendo a visita de alguns amigos e correligionários de seu grupo político e não perdia tempo: cantava através do assobio a sua música preferida e, também, falava do final de seu mandato de oito anos:

- É 22, é 22, 22,22,22,22 uiuiuiuuuuuuuuuuuii! – ainda em clima de euforia e certeza dizia para os seus seguidores – esse 22 é um detono. Eu garanti a vitória da mulher e eu digo de forma bem clara: se ela fazer o que eu fiz, ou melhor, se ela fizer a metade do que eu fiz será uma boa prefeita, porque ótima como a minha administração é difícil, principalmente, porque ela não tem experiência com a coisa pública e temos que considerar isso, agora uma coisa é certa, basta ela seguir os meus conselho para que seu governo seja bom. Vou orientá-la para que ela coloque minha vereadora na Câmara, pois ela vai precisar de apoio do legislativo. Vamos assistir televisão.

O programa do Varelão balançava geral e legal, ao tempo em que ele dava murro na mesa, e esbravejava:

- Veja o que esse prefeito fez: deixou o Centro de Abastecimento da cidade virar um piscinão e não fez nada, não tomou nenhuma providência. Esse prefeito Dió é um bostético.

- Veja, prefeito Dió! Varelão chamou o senhor de bostético – comentou um advogado amigo

- E o que é que eu tenho com isso? A culpa é de Luizinho do Demo que foi quem fez aquele troço num buraco – argumentou o prefeito Dió na maior paciência do mundo.

- Quem já viu isso? Esse prefeito Dió cortou salário de funcionário. Isso é crime seu prefeito Dió. Esse prefeito Dió é um sacrotrapa – berrou Varelão dando um murro na mesa.

- Vixe, prefeito Dió! Varelão chamou o senhor de sacro não sei o que – disse o puxa Jojó de Dió.

- Eu não tô nem aí prá esse Bocão do Varelão. O que importa é que eu pago em dia, tiro metade do salário, mas o que vale é que eu pago em dia – comentou o prefeito Dió na maior tranqüilidade.

- Esse prefeito Dió dispensou um bocado de funcionário da prefeitura, até Bitonho ele tirou da folha, isso é inconstitucional, seu prefeito. Esse prefeito Dió é um friribundo – disse Varelão na telinha da TV.

- Poxa, prefeito Dió! Ele disse que o senhor é um friri... que palavra mais horrível, o que é isso? – indagou novamente o puxa Jojó de Dió.

- Deixa esse Varelão bocudo falar, o que importa é minhas contas fecharem e serem aprovadas, deixa ele falar, até cansar a língua – disse o prefeito Dió com toda a tranqüilidade.

- Ainda bem que esse prefeito Dió já está arrumando as malas para deixar a prefeitura, só falta um mês e meio, um cartão vermelho para ele, ainda bem que o povo vai ficar livre desse ovelhudo – gritou Varelão.

- Ovelhudo é sua mãe, seu falastrão! Me segura senão deu dou um pontapé na boca desse Bocão – gritou o prefeito Dió irado.

Os amigos pegaram o prefeito Dió que se debatia querendo soltar-se e ainda deu uma cusparada no Varelão, que tirou o rosto e o cuspe pegou na telinha. O advogado amigo indagou:

- O que é isso prefeito Dió! Só porque ele chamou-o de ovelhudo, você perdeu a estribeira?

- É porque eu não sou ovelhudo e ele tem que me respeitar. Ovelhudo vem de ovelha, que é a fêmea do carneiro, e eu não agüento essa ovelhação e já disse que não vai ter matadouro de carneiro nessa terra, e não é esse Bocão, nem esse Varelão que vai fazer eu mudar de idéia. Aqui não vai ter matadouro nem com faltando 49 dias nem com 49 de frente. Aqui não vai matar carneiro, quem quiser fazê-lo que vá matar lá em Pintadas. Amanhã mesmo vou abrir um processo contra esse Varelão. Quem falar de mim eu processo.

Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? O prefeito Dió está faltando 49 dias para deixar o mandato. O sujeito do blog está com a novelinha atrasada 16 meses. Mandato para terminar daqui a 49 dias. A novelinha para empatar tem que correr, ou seja 16 capítulos em 49 dias. Quem vai terminar primeiro? Quem vai levar a melhor: o prefeito Dió ou sujeito do blog?  Agora é o de rosca contra a certeza absoluta é que a novelinha não acaba nunca e Ipirá vai se lascar. Duas coisas de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.

Leia o capitulo 46 (julho 2011) bem abaixo.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

Nenhum comentário: