domingo, 22 de dezembro de 2013

BALANÇO, BALANCINHO, BALANCETE. (parte 1)




Palavras do prefeito Ademildo no último programa do rádio: “Não tem nada mais importante para uma gestão pública do que a retidão e a transparência...” Falou mais: “Estamos exatamente nesse caminho de fazer uma administração extremamente diferenciada, talvez não tenha existido num nível de comprometimento nesse patamar antes”. Falou nestes termos.

Uma coisa é certa, trata-se do balanço de um ano da gestão, que começou com a renunciante e teve continuidade com o vice. Até mesmo porque, essa gestão é um seguimento de oito anos do prefeito anterior, inclusive muitas das obras citadas e inauguradas começaram na gestão de Diomário, assim sendo, o período do ‘incômodo inerente à profissão que se pratica’ também faz parte da gestão. Assim estabelecido, podemos garantir que é um ano de governo.

Isso aconteceu: entrega de quase mil casas populares esse ano, realçou a forma pela qual essas casas foram distribuídas, com a seleção de pessoas ocorrendo na mais absoluta transparência. Eu fico imaginando no tempo de Diomário, foi um panavueiro, até o sorteio era dirigido. Era o maior casqueiro.

Limpeza de inúmeras aguadas de grande porte, que levaram de 10 a 15 dias para serem limpas e foram mais de 50 aguadas públicas. Eu não imaginava que Ipirá tinha tanta aguada pública e ainda existe a necessidade de construir quatro grandes açudes. Essa limpeza foi providencial. No tempo de Diomário era a maior dificuldade para limpar uma aguada, a da Lagoa das Pedras só aconteceu depois da ameaça da perda de votos.

Recuperação de centenas de quilômetros de estradas rurais; vai ter que fazer tudo novamente, porque as chuvas criaram os atoleiros, mas é melhor assim, é o tipo de recuperação que podemos chamar de bem-vinda.

Promoveu a construção de um hipódromo e teve uma corrida de porte nacional, outra só daqui a ... ‘Só Deus sabe quando’. Os outros prefeitos não fizeram nem corrida de jegue.

O sucesso da primeira Feira do Couro, já comentei em dois artigos abaixo.

Conclusão da construção do PSF do Vida Nova; reforma do PSF do  Coração de Maria e do João Velho. Incrível a quantidade de reforma que é necessário se fazer nas obras de Diomário. É inacreditável.

Conclusão da quadra coberta do Pau Ferro. Reforma das quadras do Fomento, do Malhador; construção da quadra de Umburanas. Conclusão da quadra descoberta do povoado Vida Nova.

Foi feito o calçamento das imediações do cemitério; do Paladar; do Centro de Abastecimento, no entorno do mercado de farinha; pavimentação de inúmeras ruas aqui na sede e recuperação de centenas de centenas de milhares de metros quadrado de calçamento. Essas fotos postadas são de um desses calçamentos que não agüentou a primeira chuva que recebeu no meio da testa. A verba para calçamento é algo em torno de R$ 751.494,67 reais.

Compra de três carros estradas para secretarias; presente do governo federal uma patrol, uma retroescavadeira, um caminhão pipa e um ônibus escolar. Compra com recursos próprios de um micro ônibus para a Assistência Social e outro para as pessoas que fazem hemodiálise em Feira de Santana.

Reforma dos sanitários do Mercado de Arte (quanta reforma!); transporte coletivo (é público ou privado?); ciclovia; o calçadão do beco de Hélio; o enlarguecimento da praça São José; o enviesado da avenida (rampa embaixo da sinaleira), feio prá burro, mas que tem certa utilidade, lá isso tem.

Colocação de um transporte universitário; compra do terreno para o Campus Universitário; conclusão do prédio da Coordenadoria da Educação e da Escola do Trapiá; compra de muitos e muitos terrenos para a construção de escola (Ipirá tem tanta necessidade de prédio?) e vai ter inicio muitas reformas de prédio escolares.

Tudo isso aí em cima é concreto e real. É só isso. Até mesmo o bate-cabeça, via rádio, do prefeito: “Vamos dar seguimentos a muitas e muitas obras que já foram iniciadas, outras para serem concluídas” com o locutor: “Uma relação do que já foi realizado e pouquíssimas obras que ainda estão em andamento”.

Na próxima postagem, vou escrever, dando continuidade, sobre as obras em andamento e as promessas, com destaque para o SAMU e Agência do INSS.  Também vou fazer a postagem de duas fotos de uma obra pública em Ipirá que um cara quase me bate porque eu tirei as fotos, a palavra menor que me atirou foi “cachorro” e disse que se eu publicasse iria preso. Só estou preocupado com a duração da pena.

Nenhum comentário: