domingo, 4 de outubro de 2015

GRANDES EVENTOS, PEQUENAS SOLUÇÕES (2)


Agora, é nóis, Marcelão! Pense numa mega exposição! A de Ipirá? “Oxente, home dessa ‘Luz só pode ser você’, qolé de Ipirá, queta com isso!”  Eu to relembrando a Bahia Farm Show 2015, que movimentou 1 bilhão de reais em volume de negócios, estiveram presentes 210 expositores de novidades tecnológicas, com as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços. Foram vendidos 5 aviões e é considerada a maior feira de tecnologia agrícola de negócios do Norte/Nordeste do Brasil. O número de visitantes ficou em torno de 63 mil pessoas. Êta, Mimoso do Oeste ‘virada do nove novecentos’. Ipirá ainda é ‘zero novecentos’, pelo menos não tem calorias.

Vem mais exposição: essa tem mais de mil animais campeões e mais de três mil animais inscritos de várias partes do país, são os melhores exemplares da pecuária nacional. O número de visitantes fica em torno de 350 mil pessoas. “Êta, festa do bode que levanta a guia de Ipirá!” Segura a onda, gente fina! Isso aí é a Expozebu, em Uberaba, a maior feira de pecuária brasileira e terceira do mundo.

Coisa de peso em Ipirá é pintura de meio-fio, embora seja irrelevante. Eis a questão, Ipirá não tem condição de sonhar com esse tipo de exposição de mega negócio, nossa realidade é outra, completamente distinta. Ipirá tem mais de 6.800 propriedades rurais, sendo que, a grande maioria é pequena propriedade com característica de agricultura familiar e encravada no semi-árido. Nós sofremos e estamos numa indubitável baixa produtividade nesse sistema produtivo rural e isso é, sem dúvida, o gargalo que atravanca Ipirá em todos os sentidos.

Uma exposição luxuosa não atinge esse público real e não potencializa o município nos parâmetros necessários. Qualquer exposição festiva a nível regional, para termos dez mil visitantes, não é o calibre certo e na medida exata dentro do contexto da nossa realidade. É aquele negócio: “mas tinha gente!” Sim, e daí?

Uma festa anual não cheira e nem fede, pois a necessidade de Ipirá é semanal. A prioridade de Ipirá é essa feira de animais nos dias de quarta-feira, no Parque de Exposição, que por incrível que pareça, nem mesmo uma simples contagem de entrada e saída de animais para se ter uma noção clara de como está a movimentação, foi e é feita.

Tem mais! A situação de Ipirá é preocupante, porque é um problema estrutural, de organização da produção e viabilidade econômica. Não adianta pensar nas nuvens, temos que ter um projeto para implementar o desenvolvimento sustentável do município. Uma coisa eu não tenho dúvida. A política do grupismo (jacu/macaco) em Ipirá fracassou e está ultrapassada, é coisa de aproveitadores. Não é nada não! Luis Eduardo e Uberaba estão a mais de mil quilômetros na frente de Ipirá.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom!
Por uma frente da agropecuária em Ipirá.