domingo, 15 de novembro de 2015

É DE ROSCA (16).


É DE ROSCA. (16)
Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Não sei se vale a pena ver de novo
Capítulo: 16 (mês de setembro 2015)(atraso de 2 meses) (um por mês)

O ex-prefeito Dió assobiava alegremente, ao tempo que ia em direção ao Centro Administrativo do Município, mais conhecido como prefeitura, quando, observou e viu, com os olhos que a terra haverá de comer, em plena estrada de feijão, uma Hilux da PF e uma S-10 do MP.

Êta, que o dia já prestou! Virou sexta-feira 13 do PT, dói até na cabeça do dedão do pé. O ex-prefeito Dió correu, acelerou e emburacou no túnel da prefeitura e, esbaforido, agoniado, apressado, sentou-se na primeira cadeira que encontrou, suava feito cuscuz quente na manteiga, começou a falar:

- Óóó...cicici...pepepe...

- Êta, que o ex-prefeito Dió tá de gagueira! Chama o prefeito Bal para socorrer o homem; vai ligeiro, que não se pode perder tempo.

O prefeito Bal levou o ex-prefeito Dió a um médico, especialista neste tipo de problema, que ao observar cuidadosamente a aparência de medo e pânico em que estava o ex-prefeito, indagou o seu nome.

- Óóó...cicici...pepepe...

O médico botou a mão na cabeça e exclamou:
- Vixe, que esse troço é sério! Isso é encrenca das brabas, daquelas que não tem jeito, nem rejeito. Isso aí se trata do Transtorno Neuro-linguístico provocado pelo estado psíquico esquizofrênico desintegrador de todo dorso parental esquerdo em face da psicose endógena cujo sintoma fundamental aponta a existência de uma sintomatologia variada, com delírios persecutórios de grande potencialidade, principalmente a sensação de carência do lenitivo vitamínico PT. Aqui é caso perdido, não tem retorno, no máximo, pode-se impedir o avanço devastador. O único remédio existente só tem nos Estados Unidos e custa 15 milhões de reais a caixa e não tem nenhuma garantia de que vai dar certo.

O ex-prefeito Dió fez um negativo com a cabeça e com o dedo. O prefeito Bal pensou sem externar o que pensou: “será que esse sujeito quer ser candidato e tem quinze milhões para gastar?” De volta, o prefeito Bal pensou internamente: “Esse ex-prefeito é o melhor pensador e orador do nosso grupo. Só tem um jeito de botar esse ex-prefeito Dió para falar: é ligar para o Conexão que anda fazendo milagres.”

- Alô, quem fala?

- Óóó...cicici...pepepe...

- Alô, aqui é MB! Você fala de onde?

- Óóó...cicici...pepepe...

- Caiu a linha! Você entendeu AJ? Parecia o Una.

- Não, MB! Esse vozeirão não é de Una. Eu não entendi o que ele queria, mas eu acho que ele queria um fonoaudiólogo.

- É verdade, AJ! Alô, seu Óócicipepe! Passe aqui na rádio que já está agendada uma consulta com o fonoaudiólogo para você. Aqui é o Conexão, aqui o povo fala.

Aquela gagueira do grande líder estava preocupando o prefeito Bal, que pensava no vexame do seu grupo ficar sem discurso no pleito de 2016. Saiu pelas ruas da cidade e dos povoados, mostrando as realizações e nada era nada. A gagueira não queria ir embora. O prefeito Bal rumou para o Matadouro de Ipirá, entrou na majestosa obra, olhou para todos os lados, arregalou os olhos, e disse:

- Não conte para ninguém o que eu vou dizer agora, essa obra aqui vai fazer 25 anos de construção e até agora nada de conclusão, não se matou um bengo nesse elefante branco e eu vou deixar bem claro agora, vou terminar essa obra e vai ter abate de boi e carneiro nessa geringonça de vocês.

- Óóó...cicici... se pepepe... pelo visto você fizer uma coisa desta, você estará sendo excomungado, porque eu agora só vou falar a verdade e aqui, neste matadouro, estaremos implantando a universidade do ex-prefeito Déo; a fábrica de carro elétrico; a cobertura da feira livre, com os refletores do estádio; a Samu, com UTI; uma escola de SENAI, e tan... tan... tan... tan... tanta coi... coi... coi... coisas mais, que eu vou precisar de 2016 para dizer tudo.

Suspense: e agora, o bicho pega? esse matadouro vai ou não vai? Êta novelinha complicada e chata. Tem gente que já cansou dessa novelinha. Fica aquela coisa repetitiva. Eu não agüento mais escrever esse troço. Será que o prefeito Bal não vai ficar com a gagueira do ex?

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles.

Nenhum comentário: