segunda-feira, 3 de outubro de 2016

URNA FRAUDADA EM IPIRÁ.

DENÚNCIA: URNA FALSIFICADA EM IPIRÁ – Não tenho dúvida, a urna que depositei meu voto era do Paraguai. O meu voto de vereador foi tranqüilo, o problema foi o voto do prefeito pois, depois de digitar o número não saiu a foto do meu candidato e eu queria visualizá-la. Tornei repetir o processo, digitei 99 e nada de foto. A fila aumentava e as pessoas estavam aguardando a liberação da urna. Digitei com a maior calma do mundo 9 depois 9; nada de foto. As pessoas começaram a ficar impacientes, eu queria ver a foto do meu candidato a prefeito, porque a minha consciência já tinha determinado não votar nem no jacu nem no macaco, meu voto era do jumento e a sua foto não aparecia.

Tentei bater uma self para provar que a urna estava contaminada, o mesário proibiu-me: ”isso não pode!” As pessoas já estavam impacientes, pediam que eu agilizasse, coloquei o 99 e a foto insistia em não aparecer, ouvi: “desembaça isso aí, já tem meia hora nessa leseira!” A foto não saiu, estava escrito VOTO NULO, devido a pressão de uma fila de setenta pessoas, ‘incarquei’ o confirma e a urna fez a musiquinha. Fui pegar meu título, mas deixei meu protesto: “Essa urna está adulterada, não saiu o retrato do meu candidato!” Aproveitei e fiz uma boca de urna: “Coloquei 99 e não apareceu a foto do jumento” Já fui.

ABSTENÇÃO – Ipirá tem 46.069 eleitores inscritos, compareceram para votar 37.250 eleitores, uma participação excelente. Tem gente que fica chiando: “mas faltou foi eleitor!” Mais do que isso, os candidatos vão ter que fazer uma publicidade em outdoor sobre as eleições dos bichos jacu e macaco (Ipirá), em Salvador, nos canaviais de Mato Grosso, etc. Tem mais, vão ter que colocar um outdoor no Jardim das Flores (cemitério): “Você está inscrito(a) na lista do eleitorado de Ipirá, levanta daí preguiçoso(a) e  vai votar!”. Sem a propaganda, como é que a pessoa vai adivinhar que tem que votar obrigatoriamente? Bota outdoor candidato, senão o povo não aparece.

VOTO NULO – Nestas eleições municipais foram 2.426 (6,51%) de votos nulos e 565 (1,29%) votos brancos. Somando teremos 2.991 (8,03%), bem mais do que a frente de Marcelo 1.651 votos. Comparando com a última eleição municipal, temos agora, mais de 500 votos nulos em protesto aos dois candidatos.

PARABÉNS – Ao vereador Caryl Oliveira pelo êxito eleitoral no pleito para a vereança. É a semente de luta, ética e esperança do Renova Ipirá para esta Legislatura. A chapinha fez um vereador, se caísse na lábia de Diomário (que queria eleger a vereadora Nilzete) e participasse do chapão não faria nem o quarto suplente. A chapinha teve 3.987 votos para um coeficiente eleitoral de 2.311 votos, ficando uma sobra de 1.676 para fazer o segundo, não deu. Se essa coligação tivesse saído com candidatura própria para prefeito, com essa votação teria feito um vereador. (assunto de outras postagens)

PESQUISAS – Eu cantei a pedra, essas duas oligarquias (jacu e macaco) não perdem a mania de ludibriar a população com pesquisas montadas, manipuladas e falsas, sendo que, na maior descaração fazem a divulgação das mesmas. Nunca lançaram uma pesquisa que batesse com a realidade. A do macaco deu 4% para Aníbal. O jacu divulgou algumas pesquisa com 10%, 11% até 15% para Marcelo. Resultado: um conhecido nosso foi na conversa, deu dois mil votos sendo o jacu e caiu na mão do pilão. Perdeu 12 mil reais. Pesquisa dos grupos políticos não passa de um grande blefe, que a justiça não vê. O resultado de 4,82% desmonta a farsa.

O CANDIDATO ANÍBAL – Ninguém pode negar que foi um gigante nestas eleições, obtendo 16.304 votos (47,59%). Participou de duas eleições este ano, perdeu as duas. A indireta, considerada um Primeiro Turno, caiu na ripa. A direta, o Segundo Turno, pelo voto popular, perdeu, mas foi bem respaldado pelo voto popular. A indireta (da Câmara) deve ter doído muito mais, porque a pancada foi na moleira e, não tenha dúvida, foi uma das causas mais relevantes para a segunda paulada.

O PREFEITO ELEITO MARCELO – tirou da garganta uma espinha de 49 cm que ficou encravada por quatro anos, foi o candidato que mais teve votos em Ipirá, 17.955 (52,41%). Agora virou prefeito e aguarda a posse. Ipirá perdeu um grande locutor e ganhou um prefeito que vai usar um capacete de operário. Taí uma foto que eu quero ver! Pago para ver uma foto do prefeito com capacete.

O PAPO – No domingo, pela manhã, no dia da grandiosa carreata da macacada. Ouço uma voz: “Agildo, como vai?” Era o grande Diomário. “Como vai Dió?”, indaguei. “Estou com uma gripe me aborrecendo”, respondeu. Falei: ”Você só anda falando de doença. Deixa isso prá lá, como vai a campanha?”, perguntei 

Ele respondeu: “Eu estou sentido é que uma pessoa de minha inteira confiança, que tem uma capacidade muito grande de conversar com o eleitorado ficou doente e isso é um prejuízo muito grande, mas pensávamos que íamos perder de muito, mas o nosso candidato (44) cresceu muito; se saiu muito bem no debate, que o candidato (25) achava que ia ser uma lavagem e não foi, muito pelo contrário, o candidato (44) deitou e rolou, tanto que nós estamos aí para uma disputa muito difícil, mas em eleições as coisas podem acontecer e não é nenhuma novidade se o resultado não for esse que muitos estão esperando.” Diomário seguiu seu caminho e eu fiquei pensando: “Se esse Diomário entrar nessa parada e jogar dinheiro nessa briga, toda frente de 3.000 pra lá, já foi”

CONVERSA MOLE – Em baixo da árvore na Praça do Mercado, encontrei um companheiro do Renova que apoiava o 44 que me disse: “Eu soube que você subiu no palanque do 25 e fez um discurso que o Renova estava ali e que uma minoria com alguns baba-ovo tinha ido para o 44!” 

Que é que é isso companheiro?  Não sei como é que as pessoas, em tempo de politicagem, conseguem dizer tanta bobagem para outras pessoas acreditarem. Palanque de oligarquia não me enche os olhos, não é porque os companheiros subiram no 44 que eu vou subir no 25. O prefeito é Marcelo, poderia ser Aníbal, para mim é indiferente. Preocupo-me com o programa dos dois e aí, eu esquento e afio o discurso.


MAIS CONVERSA – Minha irmã falou-me que meu sobrinho, que mora em Alagoinhas, disse-lhe: ”Estou preocupado com meu tio Agildo!”, minha irmã perguntou-lhe por que e ele disse: “É que ele anda fazendo uma política suja, xingando as pessoas, humilhando todo mundo, de forma preconceituosa, chamando as pessoas de macaco e jacu, dizendo que os candidatos são lisos; onde é mãe, que tem candidato liso? Cada campanha dessa aí não fica por menos de três milhões. Como é que o candidato é liso. Ele tem que parar de xingar as pessoas de jacu e macaco, isso é muito ofensivo.”  

Eu estou aguardando a prestação de contas das duas campanhas (139 mil) para enviá-las para ele tirar uma conclusão definitiva. Quanto ao mais, prometo que vou controlar-me: “nunca mais chamarei ninguém de jacu e macaco.” Até a próxima postagem.

Um comentário:

Unknown disse...

"Agildo Barreto"
Este sim, votaria.
No aguardo de mais postagens.