O Programa de um candidato, constava assim para a Educação:
“Implantação das ações do Plano de Ações Articulada – Par
2016-2019
Implantação e implementação do Programa Todos Pela
Alfabetização – TOPA, objetivando a alfabetização de jovens e adultos;
Ampliação das turmas do Programa EMITEC, em atendimento a
oferta do Ensino Médio com intermediação nos Povoados que ainda não possuem o
atendimento;
Implementação do Programa PACTO-PNAIC, em fortalecimento da prática alfabetizadora
nas turmas do 1º. Ao 3º. Ano, com projeção para 4º. Ao 9º. Ano, assim como,
formação continuada para os professores alfabetizadores;
Implantação e implementação do Programa Mais Educação nas
Escolas Municipais nas áreas urbana e rural: O Programa Mais Educação, ofertado
às escolas públicas de ensino fundamental, consiste no desenvolvimento de
atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o
mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos
estudantes.
Implantação do Programa Educacional de Erradicação das Drogas
– PROERD, uma parceria com a Companhia da Polícia Militar, nas Escolas
Municipais da Educação Infantil, turmas do 5º. Ano e 7º. Ano;
Implantação do Projeto PORTUMÁTICA, uma proposta de intervenção
dos Professores e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática – EAD/UFRB, do
Polo UAB de Ipirá-Ba;
Articulação de ações de Avaliações da Aprendizagem para
assegurar o desempenho dos educandos nas Avaliações Internas e Externas como:
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – Prova Brasil, Provinha
Brasil e ANA;
Articulação das Instituições Escolares na Olimpíada
Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas – OBMEP;
Articulação das Instituições Escolares na Olimpíada Língua
Portuguesa para as Escolas Públicas;
Implementação e manutenção de ações nos Laboratórios de
Informática, nas Instituições Escolares da Rede Pública Municipal;
Reestruturação das Salas de Recursos Multifuncionais em
atendimento aos educandos com necessidade ao Atendimento Educacional
Especializado;
Articulação com ações voltadas à gestão Educacional em
parceria com o Governo Federal, como PDE – Escola, PDDE, PDE Interativo, Escola
Acessível, PRADIME, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos
Escolares, dentre outros.”
O Programa do outro candidato, constava assim: “Educação –
fator essencial do crescimento”
“A nova administração de Ipirá vai criar um serviço móvel de
reparos exclusivo para a educação. Dotado de profissionais das áreas de
construção hidráulica, elétrica e marcenaria, o serviço visitará constantemente
as escolas executando de pronto os serviços necessários, sem qualquer
burocracia para que não haja queda na qualidade do serviço de educação
prestado, ou qualquer atraso no ano letivo.
A administração vai prestigiar o mérito dos estudantes. Será
lançado o projeto “VALEU”. Com ele, ao final do ano letivo, serão destacados os
melhores alunos de cada colégio para uma viagem cultural e de lazer para um
ponto da Bahia e do Brasil.
Será também ampliado e melhor estruturado o curso de
alfabetização de adultos. É nosso interesse estimular esse serviço para que a
incidência de analfabetismo em Ipirá seja cada vez menor.
O centro do Praça São José, pela característica tranqüila do
lugar, abrigará a nova Biblioteca Eugênio Gomes, onde com certeza a leitura se
tornará agradável. Cuidaremos de nos conveniar com as mais variadas
instituições ligadas à educação e cultura, no sentido de ampliar o acervo em
qualidade e quantidade, inclusive no
âmbito da informática. Para melhor atender os que anseiam um futuro mais digno.
Esse local vai abrigar também, o Museu da Imagem e do Som, com foco na
educação.”
Minha opinião: Observaram quanta coisa aí em cima, pura
burocracia e bologodório. Observe esse trecho da ‘Educação para Toda a Vida’
projeto executado na cidade de Macaíba, Rio Grande do Norte: “Para implementar
o projeto de transformação social por meio da prática científica, essa utopia
nordestina propôs construir um “Campus do Cérebro” na zona rural da pequena
cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal. Nesse Campus do Cérebro
seria a filosofia de usar a neurociência como foco de um programa educacional,
começando no pré-natal das mães dos seus futuros alunos e continuando, com uma
escola de tempo integral, a seguir seus pupilos, desde o nascimento até o final
do ensino médio.” Miguel Nicolelis – Made in Macaíba.
Opinião popular, dos alunos: “ O que minha cidade precisa é
de um bom prefeito, que bote ordem de melhorias na cidade, que ponha ela no
alto, arrumando toda a bagunça que os outros prefeitos fizeram, e terminar os
outros não terminaram, deixando a população orgulhosa.” Alex Santos de Oliveira
2º. MBM
“Para Ipirá sair do buraco temos que tirar os ratos que
querem comer mais uma fatia da prefeitura, que se chama dinheiro público.”
Pedro Henrique 2º. B / MBM
“Ter Projetos Estruturantes e ações que possam ajudar os mais
necessitados com mais investimentos na saúde e educação.” Daniel Carvalho
Oliveira 2º. A
“Eu acho que a cidade poderia se desenvolver melhor,com mais
escolas, com mais hospitais de boa qualidade, mais lugares de lazer, com mais
trabalho para as pessoas e, principalmente, acabar com as paixões políticas,
porque isso faz com que eles pensem mais nos grupos do que na população.”
Brenna Almeida 2º. A
“Construir mais condomínios, mais oportunidades de emprego e
escolas.” Nalmy Santos 2º. A
“Parar de ter muita disputa entre os partidos políticos;
investir mais na educação e na saúde, ter mais emprego.” Perla Araújo Santos 2º.
A
“Gostaria que tivesse mais segurança, educação, emprego e
lazer.” Kássia Souza Silva 2º. A
“Ter uma saúde e educação melhor e ter mais investimento na infra-estrutura
da cidade.” Júlio Victor S. Marques 2º. A
“Para o desenvolvimento da minha cidade precisa além de
melhorias na educação e área de saúde, além da mudança na política em relação a
jacu e macaco.” Brenda Millena Batista da Silva 2º. A
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