sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CONVERSANDO COM OS NÚMEROS (4)


Nas eleições em Ipirá, para a Câmara Federal, foram votados 163 deputados federais.
Foram 1.769 (5,71%) votos brancos (só perderam para 04 deputados).
Foram 1.252 (4,04%) votos nulos (também, só perderam para o4 deputados).
Somados brancos e nulos, 3021 eleitores não quiseram ou não acertaram votar para deputado federal (esse total só perdeu para Afonso).

O voto legenda federal conseguiu 3.372 votos (só perdeu para Afonso). A maioria desse tipo de voto é, justamente, aquele eleitor que votou na ordem do voto para deputado federal, o 2º., pensando em estar votando para governador ou presidente e o voto foi absorvido para legenda.

Os votos válidos para deputado federal foram 24.599 , para estadual 24.429, apenas uma pequena diferença de 170 votos. Os votos de legenda para deputado estadual (1º. Voto) foram superiores na ordem de 701 votos do que a federal (2º.voto). A legenda aumentou os votos dos deputados, que era o voto mais complicado devido o número de algarismos para serem digitados.

Para federal, o campeão de votos foi o prefeito Diomário, que conseguiu manter a macacada no seu propósito, com o discurso da unidade, garantiu o apoio dos secretários e cargos de confiança, com a caneta na mão, fez uma campanha arrojada, com a máquina municipal na linha de frente, desta forma soube colocar no mesmo balaio, a grande maioria dos vereadores da situação, os cabos eleitorais e apaniguados. Afonso era questão de honra do prefeito, que foi responsável por uma votação expressiva de 9.062 votos, colocando três vezes mais do que Lúcio, o segundo colocado, que ficou com apenas 2.771 votos.

A jacuzada veio pulverizada, com vários candidatos. Essa divisão é o maior sinal para uma evasão do grupo num futuro próximo. Sem uma unidade e fracionada a tendência é ocorrer uma migração para grupos com mais potencialidade. Cabo eleitoral nutrido pelas facilidades e cevado pelo vil metal não fica encostado em árvore que não dá sombra. Não chegou a 3 mil com Lúcio e ACM Neto, outrora, o menino de ouro dos olhos da jacuzada passou apertado pela casa dos mil votos, como dizem os vendedores de farinha, “foi na rasura” 1.004 votos.

O PT de Ipirá aumentou a votação de federal com Rui Costa (1.900 votos nas eleições passada) para 2.221 votos nestas eleições, mas temos que levar em conta que, agora, tiveram o apoio do vereador Eduardo do PSB, do ex-vereador Soares e do secretário Elton.

Sou um atento observador de como o PT de Ipirá canaliza a sua ética. Recentemente, expulsou Tineck e André dos cargos do CIRETRAN-Ipirá, por não votarem em Diomário, que era candidato do PT. Agora, quem tem razão ? O secretário Ademildo que não apoiou Rui Costa, apoiado pelo PT local, para apoiar Afonso, que era o candidato do prefeito ou o secretário Elton, que não apoiou Afonso, que era o candidato do prefeito, para apoiar Rui Costa, que era o candidato do PT local. Não tem complicação. Os dois estão com a verdade. É assim que a coisa funciona. Quem ficou num beco sem saída foi o prefeito Diomário. Se fizer qualquer retaliação ao secretário Elton, estará retaliando, também, o PT local. Neste tema, não posso esquecer de mandar para o grande Alonso Oliveira, aquele abraço, porque, está evidente que secretário do PT é diferente de secretário do prefeito.

O PCdoB em Ipirá, que contou com o apoio de outros setores e de simpatizantes das nossas candidaturas, obteve 325 votos para Daniel; 258 para Alice Portugal e 117 para Edson Pimenta, somando 700 votos, a mesma votação ou equivalente à votação que obtivemos com os nossos candidatos à vereança no último pleito.

Um comentário:

Blog do Alonso Oliveira disse...

Prezado Professor Agildo,
Quero iniciar meu comentário parabenizando-lhe pelo dia do Professor (hoje 15/10).
Com referência ao seu artigo, "conversando com os números (4)" não há se quer uma correção a fazer, posso até descordar de forma pontual, contudo de forma genérica é isso mesmo. risos.
Já com relação ao posicionamento do referido secretário que é do PT e não do Prefeito, como você mesmo afirma, dentro em breve o PT que não é mais desse... é daquele... começará uma disputa interna jamais vista. Um passarinho azul me contou que tem gente no PT querendo lançar candidato a Prefeito, ou seja, carreira solo. Tem outros também no PT que defendem a bandeira de que seguir com a Macacada é muito mais seguro.
O certo é esperar para ver, pois a "panela" está pegando pressão.
Um forte e verdadeiro abraço desse que além de seu leitor, lhe admira muito.
Alonso Oliveira Neto
Twitter: @alonsooliveira
www.blogdoalonso.com.br