terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONVERSANDO COM OS NÚMEROS (final)


A votação para deputado estadual foi o primeiro voto. Em Ipirá, foi o que menos apresentou votos nulos, apenas, 922 ( presidente foram 2.680 nulos e governador foram 3.026 nulos) o que significa claramente que o voto nulo vai cair no segundo turno. Dois fatores contribuíram para ter a menor quantidade de nulos: ser o primeiro voto de uma série de seis e pelo fato do voto de legenda absorver 4.073 votos ( legenda federal foram 3.372).

Para deputado estadual foram 1.568 votos em branco(5,06%) somados à legenda dá um total de 5.641 votos, mais os nulos apresenta um somatório de 6.563 eleitores que não quiseram ou não acertaram votar nominalmente para estadual e esse total só perdeu para o deputado Jurandy Oliveira. Em Ipirá, foram votados 232 deputados estaduais. Só quatro deputados tiveram mais de mil votos (53,2%).

Vamos ao que interessa. Começando pelo grande vencedor das eleições: o prefeito Diomário, que ao agradecer os votos foi enfático: “ ademais, liberamos partidários e amigos para, os que quisessem, votassem em Neusa Cadore, ela que é parceira e tem ajudado muito Ipirá, obteve 3.056 votos“. Coruja é quem gaba o toco, o prefeito Diomário, prepara o golpe, hoje, cantarola pelo que tem e pelo que deixa de ter, antes tinha dois votos na cuia, hoje, acha que tem um pote abarrotado. Nessa meia-tijela ele não dá prego sem estopa.

O governador Wagner deu o bote certo, fechou de corpo e alma com a macacada e pulou de 13 para 19. A deputada Neusa deu o bote errado, apoiou a macacada nas eleições para prefeito, caiu de 5 para 3. Mas, no giro que o mundo dá, uma linha torta quando esticada termina certa. O apoio da deputada aos macacos trouxe prejuízo neste momento, mas pensando num futuro próximo, a deputada que errou quando apoiou um grupo que tinha deputado próprio, vai sair ganhando porque esse deputado perdeu e o prefeito Diomário, que não perde tempo, vai correr atrás da deputada que será a nobre representante de Ipirá e do líder Diomário na visão do prefeito. Nada nesse mundo fará o governador deixar a macacada e como ele diz:”a macacada é hegemônica em Ipirá”.

A derrota do deputado Jurandy Oliveira encerra o ciclo de ter ipiraense na Assembléia Legislativa. Observe se tem ipiraense no Congresso Nacional. Henrique Lima Santos foi o único e o último. Todos os políticos ipiraenses comem o sal desta terra, são locais. Só tem um ipiraense (nascido nessa terra) que poderá galgar uma vaga na Assembléia, chama-se Lourival Gusmão, que corre toda a Bahia com um trabalho junto às organizações e tem mais, ainda tem que contar com o apoio do senador Pinheiro, a quem está ligado, caso contrário não vai. Fora do esquema é difícil, dificílimo (como diz seu Vavá da televisão). Jurandy não perdeu só a eleição, perdeu o espaço que tinha na política estadual, agora a voracidade petista abocanhará todos os seus redutos e aquele abraço.

O PT de Ipirá não saiu do lugar, mesmo com duas secretarias. Caiu da votação de Carlinhos para a votação de Ailton (1.770). Mas o azar dos petistas ipiraenses vai mais longe. Deram azar por Jurandy ter sido eleito em 2006, quando Wagner ganhou o primeiro mandato, motivo pelo qual o governador buscou o seu apoio e o deputado ficou prestigiado e com muita média junto ao governo, tendo mais respaldo do que qualquer petista ipiraense. O PT de Ipirá sobrou.

Azar maior do PT de Ipirá foi a derrota do deputado nestas eleições, justamente quando Wagner ganhou um segundo mandato. Sem a Assembléia e na geladeira do esquecimento petista, o ex-deputado virou um potencial candidato a prefeito de Ipirá e o que era dois (Antônio e Dudy) virou três postulantes. E o PT de Ipirá sobrou e sobrou feio. Candidato petista pelos macacos é uma carta fora do baralho.

Nessa situação, nem o governador Wagner poderá implorar ou impor uma candidatura petista na cabeça da chapa dos macacos para a prefeitura. Assim sendo, é aconselhável ao PT de Ipirá, baixar logo a crista e brigar por uma vaga de vice e ajudando nesta proeza impressionante, eu sugiro humildemente, se é que minha sugestão vale alguma coisa, uma chapa formada por Ademildo na vice e Jurandy na cabeça. Quem sabe !

A vice está de bom tamanho, até mesmo porque, a turma da prefeitura, para ficar melhor esclarecido, gente da Prefeitura de Ipirá, já começou a divulgar UM boato ou UMA verdade (não sei se é ou não é) sobre a Secretaria de Saúde, que torra com azeite fervendo na frigideira dos macacos e enterra de vez qualquer pretensão (se é que existe) do secretário Ademildo em ser prefeito dessa terra. Procurem averiguar o que estão espalhando, porque agora, os petistas ipiraenses vão ver a verdadeira face do prefeito que vocês apoiaram, o Diomário, e cobrem dele uma atitude, porque chegou a hora dos petistas ipiraenses perceberem a força da mentira ardilosa e o tamanho do embuste em que vocês se meteram.

O PCdoB em Ipirá ficou do mesmo tamanho. Foram votados em Ipirá vinte deputados do PCdoB. Tivemos na totalidade 580 votos. Javier obteve 218 votos e o professor Rui Oliveira teve 172, somados os dois, dá um total de 390 votos. Agradecemos aos amigos, aos simpatizantes, aos que tiveram a convicção de votar nos deputados estaduais de luta do PCdoB. Resistir, sempre, é preciso. Dilma presidenta.

Um comentário:

Ivo Barretto disse...

O conversando com os números é de muito boa linguagem e sem falsos elogios, não teria sido diferente em se tratando de alguem do quilate de Agildo Barreto.
Espero que sirva para que alguns aprendam a respeitar o povo e fazer política para a coletividade, não apenas em benefício próprio e de familiares.
No contexto geral foi de uma genialidade sem tamanho a explanação feita.
Parabéns Companheiro.