quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CONVERSANDO COM OS NÚMEROS.



Não gosto de Matemática, mas aprecio escutar a fala dos números. Ipirá tem 39.550 eleitores. Só compareceram 30.992 no dia das eleições.
8.558 (21,64%) do eleitorado não pisaram os pés por estas bandas ou na beira das seções.

Por qual motivo? As duas maiores possibilidades são: uma, a precariedade do transporte, para a qual não vejo muita substância, desde quando, não houve tumulto nem reclamações na Praça do Mercado.

A outra, a grande maioria dos faltosos deve estar em outras paradas, pelo fato de Ipirá não ter emprego ou trabalho. Checando a abstenção com mais apuro, haverá condições de se delinear melhor a realidade de Ipirá (que muita gente faz questão de escamotear); se a grande maioria for da zona rural, significa que a economia agrária de Ipirá está um fracasso.

O fato da queda ser bem acentuada (votaram menos do que na última eleição), talvez tenha sido, devido a exigência do documento de identidade, nesse caso, eles não puderam comparecer. Se fosse só o título, quem sabe, se a presença não chegaria na casa dos quarenta.

764 (2,47%) votos brancos. A sua maioria pode ser um ato voluntário, mas uma parte considerável poderá ter sido um escorregão no dedo e cravou a tecla branco. O segundo turno o branco ficará no patamar de 2% (o seu natural).

2.680 (8,65%) votos nulos. Em sua grande maioria é fruto do erro. Não souberam pegar a sequência do 6º. Voto. No segundo turno, com um voto só, o nulo ficará em torno de 2,5%, é esse o seu patamar.

83 votos para Plínio, que somados aos outros cinco candidatos tiveram 128 votos. Foram votos de quem sabe o que é que quer. Um voto que fugiu ao esquematizado e poderá ser nulo.

2.285 (8,29%) para Marina. A onda verde passou por aqui. Dá para imaginar que essa onda vá desaguar 80% em Dilma.

Agora os dois pólos. Quem escolheu essas duas candidaturas dificilmente terá um motivo para uma reversão extrema do voto.
6.539 (23,74%) para Serra. Não há porque Serra ter um volume de crescimento surpreendente em Ipirá. Poderá ter um pequeno crescimento, se chegar a muito atingirá 30%.

18.596 (67,5%) para Dilma. Pela tendência, pela amarração que existe em Ipirá e pela composição das forças está mais para a manutenção e crescimento dessa tendência, que dará outra cacetada no Serra. O trajeto em Ipirá não é de reviravolta.

Segundo turno. Pelo sussurro dos números, em Ipirá vão votar 30.500 eleitores.
Serão 775 nulos e brancos ficarão na casa dos 629.
Dilma terá 21.948 votos contra 7.148 de Serra.

Para esta vitória, em Ipirá, não tem cacique local responsável. É a vontade do povo. A próxima conversa com os números será em torno do resultado dos governadores e depois com a complexa numerologia dos deputados. AGUARDEM.

Nenhum comentário: