quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DERROTA À VISTA.























DERROTA À VISTA.

Eram precisamente 7:30 h, quando eu ia chegando à Avenida César Cabral e a turma de Geddel atravessava o carro-baú na avenida. Fecharam a rua. Quem manda nesta joça ? É Geddel.

Eram precisamente 9:30 h, quando eu voltava a passar pela Avenida César Cabral, a confusão estava armada. Os bate-paus da prefeitura queriam tirar o carro-baú, que obstruía a avenida, de qualquer jeito. Quem manda nesta roça ? É o prefeito Diomário.

Polícia de prontidão; a chapa esquentando; nervosismo à flor da pele; a tensão aumentava e o conflito parecia iminente. Fiquei com a máquina fotográfica na posição. Ordem Judicial à vista e nas mãos. Tiraram o carro-baú que embarreirava a via pública. Quem manda nesta província é o prefeito Diomário.

Liberaram a rua. Lá vem a carreata do prefeito: patrol, ônibus escolares, carros pequenos, ambulâncias. Todos lavados e dado polimento. Havia necessidade urgentíssima de mostrá-los na avenida. Esqueci de contar quantos veículos tem a Prefeitura de Ipirá, mas com certeza absoluta não tem nenhuma ambulância do SAMUR. Quem manda nesta quizumba é o prefeito Diomário.

Passou a frota da Prefeitura de Ipirá. Passou a fanfarra comemorando a vitória do prefeito. Volta, novamente, para o mesmo lugar, o mondrongo do carro-baú e fecha a rua. Aí eu não entendi mais nada. Quem manda nesta quitanda é Geddel.

Que ingenuidade a minha! Eu pensei que o pripocó para tirar o carro-baú era para liberar a rua para a passagem do povo, mas não; não era; era só, e somente só, para passar a frota automotiva da prefeitura. Passou. Fecharam a avenida imediatamente com o carro-baú. Está claro que não abriram por causa do povo. Aí, paciência, eu já sei quem manda aqui e eu não posso chegar a outra conclusão: quem manda nessa desgraça é satanás, que só fica botando lenha na fogueira para vê se aparece besta para trocar tapas.

Até que enfim começou o comício que carrega o lema “derrota à vista”. Tinha tudo para ser um fiasco e ter, somente, uma moquequinha de gente. A arrogância, prepotência e a imperícia do prefeito Diomário criou um clima de expectativa favorável, aumentando o número de curiosos, devido à munição cedida ao adversário pela lambança macaco-jacu, que, agora, poderia atirar para o alto. A concentração foi até o INSS, virou uma trempinha de gente. Mostrou a fraqueza dos que estão caindo pelas tabelas. Não tem dois tempos: estão derrotados eleitoralmente.

Luis Carlos saiu da toca com o velho e surrado discurso, que não desgruda de uma tal ingratidão em mão única, só dos outros para com os seus, como se a sua oligarquia fosse de uma lealdade inquestionável. Como se traição e deslealdade política não fosse a pauta e a prática dos seus. Isso é uma roupagem rota de um discurso localizado e de apelo ultrapassado, que perde completamente o foco, que hoje, ganhou amplitude e um caráter nacional que afoga o municipal puro, com a política social do Lula. Só se fala em Lula e isso vai durar um certo tempo. Não renovando o discurso, esse grupo ficará petrificado e qualificado para conservar longos períodos a ver navios com a formosa bandeira “derrota à vista.”

Restava o timoneiro Geddel. Este observava com olhos arregalados de rapina e via o que não queria ver. Em seu discurso, Geddel, mostrou-se cansado e preso a uma realidade que não salta dos olhos e ele deve ficar imaginando: “Com esse bolinho de gente já fui, um grande abraço a todos”. Ninguém é menino.

JAVIER – 65222 ///// DANIEL – 6565. Dilma – Wagner – Pinheiro e Lídice





Um comentário:

adiltondl21@hotmail.com disse...

Olá agildo gostaria de te da os parabéns por fazer postagens de minha cidade e como sempre de olhos vivos sempre questionando e apontando de fatos os problemas da cidade, acredito eu que esse seria uma das soluções para que cada um podesse quebrar o brande problema que assola nossa cidade a paixão politica, devemos sim ter senso critico para zelar pela manutenção do poder e não fazer de politica uma paixão como futebol ou coisa afim, esse é uma doença que não tem cura para os moradores de minha cidade que pena que isso ainda acontecenuma cidade de pessoas tão sofrida, isso é um verdadeiro atraso.Dil Ribeirão Preto, SP.