segunda-feira, 28 de março de 2011

TA NO GARGALO.


2012 vem ai, teremos eleições municipais. Em Ipirá, tem grupo político que está mais perdido do que urubu na hora do almoço e terá de comer muito capim para reunir condições de competir, olha bem, de competir, não é de vitória. Adivinha qual é? Terá que enfrentar os poderes municipal e estadual. Vem de duas derrotas consecutivas e a conjuntura atual está totalmente desfavorável para os seus propósitos. Não tem candidato com potencialidade de reverter o quadro sozinho, sem outros apoios e alianças vai nadar e morrer na praia. Já sabe qual é? É a jacuzada.


A jacuzada já deu mostra da dificuldade que está vivenciando. A derrota do carlismo na Bahia foi o que determinou o velório da jacuzada e eles sabem muito bem disso. O apoio explícito do governo petista aos macacos fortaleceu bastante este agrupamento e, para os jacus, ir de encontro a esta situação significa, no mínimo, ter que desprender uma dosagem bem maior de energia, dinheiro, força e outras coisas mais. Eles sabem muito bem disso e não foi à-toa que abandonaram o barco do carlismo quando o corpo do defunto ainda estava intacto da ação dos morotós. Viraram PMDB e o tiro saiu pela culatra. Continuam sem eira nem beira. Isso significa derrota à vista.


Mas, a jacuzada não é boba e sabe que está no espeto. Ardilosamente, puxaram a pré-candidatura de Luciano Cintra como forma de colocar o prefeito Diomário numa situação delicada. A cilada armada embaraça mas, também, demonstra claramente o tamanho do buraco em que a jacuzada está enfiada. Uma possível candidatura de Luciano Cintra só satisfaz à jacuzada se tiver força para arrastar o prefeito Diomário para as bandas do jacu, caso contrário, não terá nenhuma serventia, desde que, o que está bem claro, é que a jacuzada tem que reverter uma vantagem de mais de mil e duzentos votos macacos (metade de dois e quatrocentos) para suas bandas. Luciano Cintra sem trazer o prefeito Diomário não interessa e não resolve o problema da jacuzada, que é maior do que uma carreta carregada de banana.


O PT de Ipirá tinha o peixe nas mãos e por despreparo deixou-o escapar pelos dedos. Não possuem capacidade para assegurar apoio em torno de si, o corporativismo partidário não deixa. Agora, jogam ao vento a idéia de que terão candidatura própria. Você acredita? Eu não. Essa conversinha de candidatura própria é canção de mimar prá boi dormir e quando espremer o bagaço, isso aí, não passa de uma pressãozinha barata para abocanhar uma vice. A vice da macacada? É do PT de Ipirá, isso ninguém tira e não é necessário chantagem. Agora, cabeça de chapa da macacada o PT só vai ter depois da copa do mundo de 2050. A candidatura da macacada dificilmente sairá de Antônio Colonnezi, Jurandy ou Dudy. O PT de Ipirá ao invés de perder tempo escolhendo o nome de um candidato à prefeito é mais prático escolher o do vice e perguntar se a macacada aceita. O PT de Ipirá tem nariz de cera e não quer assumir.


É fácil o PT de Ipirá crescer, basta o prefeito Diomário filiar-se ao partido. O governador e o senador estão doidos para que isso aconteça e para o prefeito Diomário seria a bênção. O PT é o partido da vez e da hora e o que importa é estar por cima. O prefeito Diomário tem nariz de cera calejado, já faz tempo.


O prefeito Diomário é quem tem bagagem com o governo do Estado e sabe que é forte na conjuntura por isso. Enquanto o governo for governo terá o seu apoio, essa é a única certeza que temos, quando se trata do prefeito Diomário. Não nega a ninguém que o candidato da macacada de sua preferência para ser seu sucessor é Antônio, mesmo sabendo que Antônio não é ficha limpa. Dudy é provável. Jurandy com ressalvas, não esqueceu o grande susto do grande salto da eleição passada. Candidatura petista nem o governador querendo. Uma candidatura de Luciano Cintra com amparo do desembargador e do governador? Não. Sim. O prefeito Diomário é um enigma.


Observe bem, isso aí em cima vai dar em que? Em nada. São nomes e uma velha prática. O Movimento Renova Ipirá vem por um caminho diferente. O importante é um projeto para o município e uma discussão aprofundada sobre a nossa realidade. O Jornal A Tarde trouxe a matéria: “Bom desempenho da economia impulsiona setor agropecuário. Agroindústrias em implantação na Bahia geram 3.750 empregos”. Ipirá está fora e não vai receber nada disso. É preciso fazer algo, já abrimos a discussão e um Parque de Vendas de Animais já faz parte de nosso projeto para Ipirá. É assim que o movimento cresce. Que venha 2012.

Um comentário:

Lilian Simões disse...

Agildo,qualquer criancinha ipiraense que ainda nem nasceu os dentes sabe que o próximo prefeito de Ipirá se chama Dude!!E se ele fizer na prefeitura o mesmo que faz em suas padarias,esta cidade vai ser um sonho!!
Abraço!!