domingo, 10 de julho de 2011

2012 ATOLEIROS.



2012 começa em 2011 com as devidas frituras. Quantas vezes o PT de Ipirá foi convidado pela macacada para discutir a próxima sucessão? NENHUMA. Eu respondo essa pergunta com a mais absoluta certeza. NENHUMA. Mesmo totalmente à distância eu digo que o PT de Ipirá não foi nem lembrado, neste momento, que dirá consultado. Mas, não é aliado? É, e daí? O PT de Ipirá deixou de ser protagonista para ser um ator coadjuvante. Quis assim, que assim seja.



A macacada não precisa do PT de Ipirá para definir quem será o candidato sucessor do prefeito Diomário pelo grupo. Nem mesmo de um parecer. Nem mesmo para uma consulta. O candidato macaco será Antônio Colonnezi ou Jurandy Oliveira e isso é coisa estabelecida desde o século passado e o PT de Ipirá vai ter que engolir ou tomar uma atitude diferente.



A macacada precisa é do apoio do PT de Ipirá para a campanha, ou seja, dos votos, da ação, do trabalho na administração com carimbo macaca e muito mais, do silêncio petista. Na última eleição, o prefeito Diomário conseguiu tudo isso. Se o PT não ligar para isso, não tem porque reclamar e exigir dar palpites dentro do recinto macaco. È pegar ou largar, eis a questão.



Conversando com um prócer macaco sobre essa questão, ele mostrou um raciocínio bastante simplista: “o governador quer manter é um esquema eleitoral para o governo petista, sendo assim, vai ver a pesquisa apontando Antônio com mais de 20% e o PT com 1%, aí vai enquadrar os “companheiros” para a realidade, que é aceitarem a vice, duas secretarias e ta de bom tamanho”. O simplismo está evidente no fato dessa pessoa enxergar e enquadrar o PT de Ipirá como chegado a uma boquinha. Acredito que esta pessoa está enganada, mas por outro lado, vejo que o PT de Ipirá tem que fazer algum malabarismo para garantir essa vice, pois corre o risco de perdê-la para a esposa do prefeito Diomário, dependendo muito mais da lei eleitoral do que da vontade dos macacos.



O simplismo dos macacos parece que contaminou um prócer petista ipiraense, que alardeia que o PT de Ipirá terá candidatura própria em 2012. Em 2008, quando era prá ter, preferiram não tê-la e agora voltam a uma posição anterior, só que, desta vez, totalmente desfocada. Uma candidatura petista em Ipirá para as eleições de 2012 não tem força de atração. Será um pólo exclusivo e genuinamente petista. Uma candidatura petista lançada pela cúpula petista não terá capacidade de aglutinar outras forças políticas. Quando não era pra reforçar a bipolarização eles fizeram justamente o contrário, agora querem confrontar com o que eles deram ênfase, no simplismo do “quem faz aliança quando dá na telha, pode muito bem desfazê-la quando der na cabeça” e os tais princípios políticos desmancham-se no saco robusto do oportunismo e do imediatismo. Se pagarem pra ver, vão ver.



O prócer petista começa a sonhar e entorta até o simplismo. Fala pelos cantos, que é burrice da jacuzada não apoiar uma candidatura petista para prefeito, com direito a lançar o vice para ganhar as eleições e que o governador não ficará contra um candidato do seu partido, o PT. Assim chegam ao simplismo simplificado, inocente e infantil. Pensar assim é querer demais. Seria o oceano Atlântico jogando água no rio do Peixe.



A jacuzada é depositária de apoio e dificilmente abrirá mão disso, principalmente tratando-se de um inimigo político declarado, que não seja; tratando-se de um inconfiável coligado político, que não seja; tratando-se de fortalecer e reforçar uma outra liderança, que não seja; tratando-se de transferir poder para um outro agrupamento, que não seja. A troco de que a jacuzada iria dar apoio ao PT de Ipirá? Não dá para entender, desde quando, o prefeito Diomário, que recebeu apoio do PT não tem nenhuma disposição para dar seu apoio a um petista em Ipirá, imagine o grupo da jacuzada, que foi espoliado, hostilizado e fustigado pelos petistas na campanha eleitoral passada!



O que fazer? Isso é um problema do PT de Ipirá. Se não quiserem ser caudatário da manha e manobra da macacada e da sutileza política do prefeito Diomário vão ter que deixar o barco bem antes do período eleitoral, porque no apagar das luzes da administração, cai e cheira mal. Se ficarem vão ter que apoiar Antônio ou Jurandy. Se não vão apoiá-los terão que deixar o governo municipal. A saída do PT de Ipirá da administração dos macacos será o primeiro baque para a pretensão de continuidade desse grupo. Por outro lado, a jacuzada padece na sua via crúcis em direção ao crepúsculo, porque não é fácil enfrentar os três poderes com base nos meandros que implantaram e alimentaram para usufruir do poder local, ou seja, na base do dinheiro. Quanto custa uma eleição em Ipirá? Sem o apoio do governador, quem vai gastar para a jacuzada? Para quem não vai mexer no bolso é fácil ficar fazendo pataquada, mas para quem vai jogar pelo ralo, são mais quinhentos. O que fazer? Isso é um problema da jacuzada.



Ipirá precisa de uma discussão séria, consubstancial e providencial sobre seus problemas e seu desenvolvimento. O RENOVA IPIRÁ se propõe a fomentar esse debate e a criar condições de pautá-lo num projeto de governo. O PT de Ipirá não pode ficar à deriva desse processo, além do mais, já vivenciaram essa experiência junto à macacada e naturalmente sabem bem mais do que a gente se esse importante debate é feito nas hostes macacas. Se esse debate é relevante para o PT de Ipirá e não recebe o tratamento devido da macacada, não tem porque o PT de Ipirá ficar dando guarida a um arremedo de política. Mas, tudo isso, é um problema do PT de Ipirá.




Um comentário:

Fábio Leite disse...

SAUDAÇÕES AGILDO!!!PARABÉNS PELO POST, PELA FIDELIDADE COM QUE COLOCA OS FATOS. LAMENTÁVEL QUE OS MÍOPES DO PT NÃO PERCEBERAM AINDA NO "ATOLEIRO" QUE SE METEU, MAS,COMO VC BEM LEMBROU, ISSO É UM PROBLEMA DELES. RENOVA IPIRÁ!!!