sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Léu e Creu.

Tudo começou quando lançaram o adesivo do “macaco, posso sim”. Então, “não podia?” Caso contrário não necessitava da tal afirmação, dizendo a todos: “posso sim.” Dirimida a dúvida, toda a população tem que acreditar com a crença dos que acreditam: o macaco pode ser candidato.




Aí o povo de Ipirá ficou sem a dúvida e toda população ipiraense passou a acreditar que o macaco pode ser candidato. Para aí! Todo mundo não! Tem duas pessoas que não acreditam nisso nem a pau. Quem? O primeiro, o prefeito; o segundo, o deputado. Eles afirmam isso? Não, e precisa? Se pudesse, não estaria acontecendo este puxa e encolhe.





Acontecendo o que? O ex-deputado Jurandy Oliveira afirma que o candidato da macacada será Antônio Colonnezi, caso haja algum impedimento, ele, como bom soldado, está de prontidão para assumir a candidatura. Tem interesse em ser candidato? Tem e não é pouco. Arranjou um advogado para defender o “posso sim”. Se acreditasse nisso, não faria tanta questão em ser o segundo da lista e não teria gostado da chapa macaca “puro-sangue” de 7 de setembro.





Acontecendo o que? O prefeito Diomário contratou o advogado PV para defender o “posso sim”. O prefeito já sabe se sim ou se não. O advogado PV falou com o desembargador, que falou com o irmão, que disse a LC, que contou a C, que espalhou. O prefeito Diomário afirma que o candidato da macacada será Antônio Colonnezi, mas se houver algum impedimento, o segundo da lista será Dudy. Se acreditasse naquilo não faria tanta questão em assegurar e manter o segundo da lista e teria gostado da chapa macaca “puro-sangue” de 7 de setembro.





Se a primeira opção dos dois fosse verdadeira, seria irracionalidade acontecer o que está acontecendo: não se briga pelo primeiro nome, ou seja, Antônio Colonnezi, que os dois apóiam. A discórdia é quanto ao segundo nome da lista.





No episódio do 7 de setembro, o prefeito Diomário bateu com firmeza inapelável na chapa que cogitava Jurandy na cabeça de chapa. Na reunião, o prefeito Diomário desbancou de forma intransigente o deputado Jurandy da condição de segundo da lista. O prefeito foi determinado em sua definição pro Dudy.





Por que essa contenda pelo segundo nome? Porque os dois sabem que o segundo será o primeiro, caso contrário, não faria nenhum sentido esse puxa e encolhe. O prefeito Diomário, com toda a sua empáfia, está determinado a não aceitar o deputado como candidato a prefeito.





O ex-deputado Jurandy, um dos próceres mais respeitado da macacada, sentiu a força da imposição e a mão-de-ferro do novo chefe macaco. Sabe que não conta com o aval do prefeito, mas não se rende ao tacape do novo cacique. Grupo oligárquico é assim, falta democracia e sobra arrogância e autoritarismo. A princípio, o deputado reage e parte em defesa da democracia:”o escritor Paiva Neto afirma: o homem só cresce quando desafiado” e saindo do rígido controle imposto, expõe:”sou candidato a prefeito de Ipirá pelo PRP e conto com o apoio de mais 5 partidos”. É assim que se põe abaixo os pequenos tiranos. Espero que o deputado tenha firmeza.





Podem até pensar que quero ver a derrota do ex-deputado. Até que poderia ser, mas prefiro ver a vitória e a liberdade de todo o povo ipiraense, que vive escravizado, oprimido e enjaulado numa dicotomia política (jacú-macaco), que parte do pressuposto do bem e do mal; do meu ser o divino e do seu ser o demoníaco. Quem não quiser ser jacu tem que ser macaco; quem não quiser ser macaco tem que ser jacu. Por que tem que ser assim? Por que tem que ser sempre assim? O que o povo ipiraense ganha com isso? Quem usufrui e bem usufruído desse esquema?





Nas últimas décadas, Ipirá perdeu espaço de forma acentuada para Feira de Santana, Itaberaba e Santo Estevão. Recentemente está perdendo para municípios novos, como Pintadas, e isso ocorre pelo fator político, ou seja, pela prática política. O município de Ipirá está preso a uma politicagem arcaica, conservadora e atrasada. Enquanto lá se formam as organizações populares, aqui se prima pela pujança grandiosa de lideranças e pelo fortalecimento dos grupos oligárquicos.





A atitude do deputado tem a sua grandeza, na medida em que diz NÃO à imposição pessoal do prefeito. O ato do deputado tem a sua grandeza superdimensionada na medida em que oferece a Ipirá a oportunidade de quebrar efetivamente e concretamente a bipolaridade jacu-macaco, com a multiplicação das opções.





Como seria bom para Ipirá e para a liberdade de sua gente, se para essas eleições municipais de 2012, o povo contasse com uma gama de candidatos para escolher: Antônio ou Dudy pelo PL; Jurandy Oliveira pelo PRP; Marcelo Brandão pelo DEM; Luciano Cintra pelo PTB e o candidato do Renova Ipirá (peço perdão se equivoquei-me quanto aos partidos). Como seria ótimo e benéfico para Ipirá se isso acontecesse . Não haveria derrotados, seria a grande vitória do povo de Ipirá.





Por que eu coloco isso? Não coloco as coisas de forma abstrata. Hoje, para quem analisa além do detalhe, perceberá que o ponto de atraso do município de Ipirá reside justamente nessa politicagem rasteira e mesquinha aqui praticada, que só beneficia meia-dúzia de apadrinhados, que tiram proveitos pessoais.





Este formato bipolarizado (jacu-macaco) é uma camisa-de-força que restringe a cidadania; escamoteia a diversidade; engessa a consciência; sonega as liberdades; retarda o município como se a população de Ipirá só raciocinasse com e por dois parâmetros e tudo isso empobrece a ação política. Além do mais são amarras de um sistema, no qual o povo e a cidadania são os reais perdedores. Ipirá tem necessidade e clama o arejamento das idéias.





A bipolarização se reproduz montado em falácias. Dizem que quem tem voto é Antônio e Luiz Carlos. Eu vou mais longe. Eu queria ver se eles seriam donos de voto como dizem, se não tivessem sendo sustentados a vida inteira por pessoas como Benedito do Leite, Aníbal, Deteval, Mundinho de Nova Brasília, Mundinho do São Roque, Divanilson, Weima, Jaildo, Edgar, Heckel, Felipe, Roque do Garrote, Raimundo que são vereadores e cabos eleitorais, esses sim, são esses que transferem os votos para os que ganham fama de possuir o que não possuem. São eles que amarram os votos. Quem tiver essa turma trabalhando na busca de votos sairá com a votação lotada. É essa diversidade de pessoas que possuem os votos de Ipirá e se quisermos mais ainda, é uma diversidade grande de eleitores que possuem os votos de Ipirá, cada cidadão tem o seu.





Sintetizando, eu digo o seguinte: essa coisa infame de jacu e macaco significa os grilhões que aprisionam, amordaçam e tiram a liberdade do povo de Ipirá, tudo em benefício de alguns poucos espertalhões, que impedem a aplicação de políticas públicas voltadas para a emancipação da nossa gente ipiraense.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Agildo, a democracia sugere liberdade de escolha. A democracia sugere amplos questionamentos e razões para ser exercida e respeitada. Acredito que, mesmo o coronelismo de antigamente, ainda assim, era movido por uma democracia embutida, onde a auto escolha do seu partido, nascia do fator família, simpatia ou mesmo temor. Hoje, mais liberdade de expressão e de pensamento, a democracia vem se implantando e se concretizando nos ideais de cada um e na identificação de cada um também, de forma a poder, um dia,firmar-se. Por isso, acho que não devemos desprezar qualquer tipo de "querer", de "preferir", de "torcer" ou de ser "qualquer bicho", se não estaremos contribuindo para sufocar, de novo, a democracia que ora floresce dentro de cada um de nós mais velhos e, principalmente, nos corações dos mais jovens. Não desprezemos os que estão e, sim, busquemos afirmar o novo como uma nova escolha, preferencia ou vontade. Vamos cultivar a liberdade e respeitar as escolhas. Abraços.

Rogerão da tora disse...

Agildo, a "ppeferência" do (P)Diomario para que Dude seja o 2º, é bem simples, porque no seu pensamento a macacada vai descer ladeira abaixo pelo pouco potencial eleitoral que Dude representa e aí se consolidaria a candidatura de Luciano Cintra que ao meu ver é válida como as demais.Se consolidada como quer o malvado prefeito Piomario,ele respirará aliviado por ver Antonio Colonnezi fora da disputa e se o ex-Dep.Jurandy não se manifestar, com certeza "SEU DIÓ", O PIÓ, vai dar o golpe fatal na macacada, apoiando por "baixo dos panos" Luciano Cintra isto se a Dep. Neuza Cadore não tiver transferido seu domicilio eleitoral para Ipirá pois se transferiu, fatalmente será candidata do PT,com o apoio do RENOVA,deixando o Prefeito Piomario na situação se SE CORRER, O BICHO PEGA E SE FICAR,O BICHO COME.Acho válida sua idéia de ter vários candidatos a Prefeito de Ipirá, inclusive a própria Câmara de Vereadores ter um candidato pois o último que saiu daquela casa, foi Dr. Humberto Colonnezi em 1966 e depois nunca mais.Aliás poucos sabem que em 2008, NÃO VOTEI COM A PESSOA DO PIOMARIO COMO FIZ EM 2004, POIS ERRAR É HUMANO, AGORA PESSISTIR....... Um grande abraço.

Edilberto Lima Dultra disse...

Léu e Créu assim é esse bando de urubús, sanguessugas do dinheiro público, a cada dia crio mais hojerizah a essa turma, uma classe baixa da sociedade:POLITICOS. Porcos que não chafurdam na lama(uma pena. Ontem fiquei chocado ao vê que uma ONG recebeu R$28 milhões e o que vimos? Crianças de sanadálias de dedo, num campo de barro, jogando com uma bola de plástico e roupas rasgadas....que absurdo!!!!! As ONGs que são entidades representativas de contribuição como terceira via, virou caso de Policia no Brasil. Uma Vergonha.
Portanto VOTEM NULO!!!! Não contribua com essas gangues, bandidos travestidos de bons moços.
Pelo fim dos Partidos Politicos, pelo fim dos cargos comissionados, pelo fim da Corrupção, Pelo fim dos Salários aos Politicos(Trabalhem como Voluntários, quem se habilitaria????) Vamos começar fazendo valer o nosso voto. Qual a melhor resposta? VOTAR NULO, não tem melhor opção!

Anônimo disse...

algido é muito bom que Ipirá tivesse varios candidaros pois mostraria a liberdade do povo.Mas o que vemos que temos um prefeito que nao considera e nem ouvem niguém,só ele fala quem nao gostar vai ter quer aguentar.É inlovalvel você como politico de liberdade,fica elogiando o prefeito algumas vezes.Se antigamente erá ditadura mais Ipirá recebia obras de grande relevancia exemplo a fabrica pakta varias barios e povoados calçados .E hoje nao existem ditadura e Ipirá nao rece obra nenhum, alem do programa di governo federal ,pois é um dever do gestor aceitar o programa.Eu lhe pergunto se essa liberdade é tao pregada nesse governo porque a faculdade foi para em Pintadas.

Abraço