sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

É DE ROSCA,




Estilo: ficção


Natureza: novelinha


Capítulo: 40 (mês de janeiro 2011) – incrível, apresentação do novo capítulo da novelinha esculhambada com, simplesmente, um ano de atraso e não acaba. Nem satanás acaba essa novelinha.



O prefeito Dió estava estendido em uma maca, já estava desenganado e pronto para bater as botas. Seu subconsciente começava a visualizar sua trajetória de retorno. Pensava o que tinha sido sua vida e observava o que vinha pela frente: o céu, com aquela paz, tranqüilidade e monotonia celestial, de um lado; do outro, o inferno, com aquele alvoroço, puxa-encolhe, arranca-rabo e sacode a peteca. “Agora não adiantava mais nada” pensava ele, estava nas mãos de Deus. Não tinha feito muita desgraça na vida, embora na questão política, sempre tinha enterrado uma peixeira no pescoço de alguém e, quase sempre, por trás. Mas, talvez, Deus nem levasse isso em consideração, porque política tem essa inclinação para o lado sombrio do espírito. “Seja lá o que Deus quiser, estava em suas mãos” confortou-se.



O médico encostou, abriu o olho esquerdo do prefeito Dio e balançou a cabeça negativamente e balbuciou: “ de esquerda esse nunca teve nada, infelizmente não tem mais jeito, vou fazer por fazer” e ordenou alto:


- Vá para a UTI-lidade rápido. Enfermeira entube o homem.



-Entubar é comigo mesmo – disse a enfermeira que foi pegar os tubos.



A enfermeira voltou com um tubo de esgoto de 4”, fedorento que nem buraco de esgoto e foi abrindo as pernas do prefeito Dió e quando ia entufando, ouviu aquela voz grossa:


- Espere um instante, a enfermeira é formada onde? – indagou o prefeito Dio.



- No CETEP.



O prefeito Dio deu um salto, caiu dois metros da maca e foi dizendo, ao tempo que saiu da UTI-lidade.


- La ele é quem fica aqui, não eu!



O comentário foi geral. Dispenso-me de escrevê-los na totalidade, não que não tivessem a mais profunda relevância, mas pelo fato de que seriam dez capítulos no mínimo só para postá-los, assim sendo, vão somente dois deles:


- Êta UTI-lidade boa essa do Hospital de Ipirá! O prefeito Dió chegou mais indo do que ficando e já está em pé – comentou o maqueiro.



- O prefeito Dió chegou nesse hospital pra lá de Bagdá, já tinha dobrado o quebra-mola de Paraíba e ia de ribanceira abaixo, não é que a UTI-lidade ressuscitou o defunto! – comentou o recepcionista.



Na portaria o prefeito Dió só fez sacudir a poeira, gesticulou e disse:


- Mas, menino! Só se eu fosse besta pra ficar num rabo de foguete desse, eu vou é mim distrair na minha Câmara de Vereadores.



Chegando à Câmara, o prefeito foi bem recebido. Sentou-se e ouviu o discurso do vereador Edu: “ É preciso que se faça uma CPI sobre o Matadouro de Ipirá, para se vê onde foi enterrado tanto dinheiro”.



O prefeito Dió fez que não ouviu. O vereador Edu repetiu, ai o prefeito Dió teve que interferir:


- Não vou nem pedir aparte a V. Exa, democraticamente o prefeito tem direito de falar na hora que bem quiser. Eu só quero salientar a V.Exa. que os nossos nobres vereadores não sabem o que é CPI, então não faz sentido V. Exa. ficar aí propondo uma coisa sem cabimento. Quer ver? Vereador no. 1, o que é CPI?



- Só pode ser cobra picando ipiraense.



- Essa foi boa! Mas é verdade! Não deixa de ser interessante soltar uma cobras no jardim para envenenar quem não enxerga as minhas obras. Vereador no. 2, o que é CPI?



- Só pode ser, cavalo pangaré inglês.



- Essa não foi boa, foi mais ou menos! Realmente, faz sentido, mas um cavalo inglês é muito caro e em Ipirá ninguém tem dinheiro para comprar um. Eu não gosto de cavalo, eu odeio cavalo. Vereador no.3, o que é CPI?



- Deve ser: coelho, paca e iguana.



- Como seria bom que Ipirá produzisse coelho e paca, iguana não, que eu não sei o que é isso. Vereador no. 4, o que é CPI?



- Com certeza, é cachorro pastando em Ipirá.



- Ô seu jegue! V. Exa. já viu cachorro comendo capim, se não tem, como é que ccc pode ser CPI? Vereador no. 5, O que é CPI?



- CPI, só pode ser caçando prefeito impostor.



- Essa foi péssima! Mas, pensando bem, V.Exa. não deve estar referindo-se ao grande prefeito Dió, que sou eu, mas ao próximo. Essa foi ótima. Vereador no. 6, o que é CPI?



- É Carneiro e a Pergunta do Ipiraense: onde é que vai matar esse bicho?



- Carneiro na balada, o que é que tem; ai, ai, assim você me mata; ai ai assim eu não agüento, se eu te pego, eu te mato, eu te acabo – cantava o prefeito Dió.



“carneiro, carneiro, na balada! Nossa, nossa! Assim você me mata, ai se eu te pego; delícia, delícia, assim você me mata, ai, ai se eu te pego” cantavam os vereadores.



Com a coreografia tornou-se o show do ano e nada da delícia do carneiro no Matadouro de Ipirá.



Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? Em quem o prefeito Dió vai dar a próxima facada? Na macacada ou no irmão? Será que não vai ter sangue e morte nessa novelinha? Ou vai ser tudo de mentirinha para aumentar a audiência. Agora é que essa novelinha vai ter briga de irmãos e não acaba nunca. Duas coisas de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.



Leia o capitulo 39 (dezembro 2010) bem abaixo.



Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

Rogerão da tora disse...

Agildo, não deixe que essa sua novelinha FICTÍCIA acabe com a morte do DIÓ.Seria o 2º a suncumbir nos dramalhões e vc desagradaria DIAS GOMES, autor de O BEM AMADO no qual o Prefeito ODORICO PARAGUASSU foi o 1º a bater as botas. O DIÓ seria o 2º, mas para onde ele iria depois de se escafeder? pró Céu é fria pois ele tentou subir demais passando por cima de tudo e de todos aqui na Terra senão vejamos:DELORME MARTINS,(seu criapolítico),ROBERTO CINTRA(que sempre lhe deu apoio elegendo-o Vereador em 1996 Roberto morreu em 99 e em 2000 não foi candidato a reeleição pois seria derrotado nas urnas com certeza já que não tinha mais seu protetor prá lhe ajudar), LUIS CARLOS MARTINS(fez dele Presidente da Câmara,Líder do seu Governo e seu GURÚ em seu 2ºmandato)HUMBERTO COLONNEZI(Que o lançou candidato a Prefeito com uma faixa postada em sua residência com os seguintes dizeres"DIOMÁRIO,SIM! e depois de eleito e reeleito com seu apoio, foi traído pelo Alcáide)ANTÔNIO COLONNEZI(usou do seu grande potencial político para elege-lo Prefeito e foi apunhalado pelas costas diversas vezes fatoo que já narrei em outros comentários),JURANDY OLIVEIRA(perdeu sua reeleição),DR JOSÉ RICARDO(foi demitido ao vivo na Rádio Ipirá FM),ANÍBAL VEREADOR(foi usado por Diomário para ser presidente da Câmara e depois recebeu um ponta-pé nos fundilhos),ROGERÃO DA TORA(em 2004 deu um duro danado e nem seu trabalho profissional no valor de R$ 15.100,00 quis pagar só recebeu 6 mil em 2010 graçaS A INTERFERÊNCIA DE AMIGOS. em 2008, ROGERÃO JÁ NÃO VOTOU COM A PESSOA DO DIOMÁRIO POIS NÃO SERIA BURRO PELA 2ª VEZ).Aí se ele quizer ir pro Céu, SÃO PEDRO vai fechar-lhe as portas pois Dió vai querer passar a perna em todo mundo, até no próprio DEUS NOSSO CRIADOR.Pro inferno é complicado pois iria criar atrito com o CAPETA,
LÚCIFER,SATANÁS E O DIABO A QUATRO, poii se aqui na Terra PINTOU O SETE, no inferno PINTARÁ O QUATORZE ao ponto de querer se tornar O REI DAS TREVAS, DEMÔMÁRIO I(PREMEIRO E ÚNICOque nem Rei momo de carnaval).Agora Agildo(NOSSO DIAS GOMES), se vc decidir que o Dió deve morrer no final da novela tú já pensou prá onde vai a ALMA PENADA DO DEFUNTO?. Agora como toda novela tem TRILHA SONORA,essa fica por minha conta.Título:O CAPETA.Autor:ROGERÃO DA TORA. CON-HE-CI/DIÓCAPETA EM FORMA DE GURI/DE UMA FAMÍLIA/NÃO TRADICIONAL/NASCEU DEMÔMÁRIO/UM GAROTO INFERNAL/NOS PREMEIROS PASSOS/AINDA NENÉM/JÁ FAZIA MMALDADE/PRÁ GANHAR UM VITÉM/EU CON-HE-CI.../QUANDO ERA JOVEM/RESOLVEL SE FORMAR/E DE MALA E CÚIA/VEIO MORAR EM IPIRÁ/SENTIU-SE EM CASA/ESTAVA FELIZ/POIS GANHAVA BOM DINHEIRO/NAS COSTAS DOS MARTINS/EU CON-HE-CI.../DEPOIS DE ALGUM TEMPO/NA POLÍTICA ENTROU/PELAS MÃOS DE ROBERTO/ELEGE-SE VEREADOR/ROBERTO SE FOI/DEMÔMÁRIO SORRIU/POIS LOGO EM POUCO TEMPO/A JACUSADA TRAIU/EU CON-HE-CI,,,/E DE PÁRA-QUEDAS/NA MACACADA ENTROU/E EM MENOS DE UM ANO/PREFEITO SE TORNOU/EU CON-HE-CI.../E EM POUCO TEMPO/A MACACACA ENGANOU/POIS FOI ELE E A MULHER/QUE NA VIÚVA MANDOU/PASSADOS QUATRO ANOS/OS COLONNEZI ATRAIU/GANHOU E MANDOU TODOS/PRÁ FUTA QUE FARIU/EU CON-HE-CI/DIÓCAPETA/EM FORMA DE GURI/E EU CON-HE-CI.......
ROGERIO PIRES SANTOS-RG- 01331013-55 CPF-113261665-49