domingo, 5 de fevereiro de 2012

ESTACA ZERO




O que é ESTACA ZERO? Alguém poderá responder: é uma banda de forró. Acertou. Mas, falando sério, estaca zero é a condição dos pré-candidatos à prefeitura de Ipirá. Zerou tudo, novamente. Eu não disse que eram coelhos. Era uma corrida de coelhos.



Mas o fato concreto é que estamos em fevereiro e, até agora, nada, vai começar tudo novamente, sempre dentro dos conformes, pelos nomes. Nomes e nada mais.



Quem não se lembra do nome de Luciano Cintra, um pré-candidato que veio lá de cima, das nuvens, dos pináculos do poder, parecia um vendaval estabanado que ia encharcar Ipirá, pelo menos, pelas bocas dos seus, era o que diziam, encharcar Ipirá de dinheiro. Notícia alvissareira, que levanta até candidato-defunto.



- Só a Odb vai dar a Luciano, quinhentos mil reais, o homem vem com muita bala na agulha – diziam eles de boca cheia, sem constrangimento, nem pedindo segredo.



Os seus, nem pensavam e muito menos, preocupavam-se com a esparrela em que estavam botando o pré-candidato. Naturalmente, estavam bem intencionados quando procuravam projetar o candidato a uma condição de um Bill Gattes na política ipiraense, com tanta bufunfa seria imbatível. Seria a verdadeira vitória realíssima, ou da realeza, ou da realidade, sem disfarce, do real. Sem intenção, nem maldade colocaram o pré-candidato num ninho de vespa.



O pré, em uma reunião no vespeiro, sentiu que arroz doce na boca de menino tem gosto de papa de farinha, o primeiro vereador foi logo mostrando o enredo do samba:


- Minha campanha é cem mil reais.



O pré deu um salto e mostrou-se estupefato:


- Quanto! O quê? Cem mil!



- Não! Pode ser cinqüenta no início e cinqüenta no meio – disse o futuro correligionário, na mais pura inocência, como se duas de cinqüenta não fosse cem mangarotes.



Foi isso o que plantaram o Sr. Diomário, o Sr. Antônio, o Sr. Luiz Carlos, o Sr. Jurandy e outros mais, nessa terra. Criaram um monstrengo gelatinoso que passa a excrescência gordurosa em todos eles. Contudo, eu estava aguardando para ver na prática como ia ficar um candidato, irmão de um desembargador, com pretensões de presidir o TRE no Estado da Bahia, com a função de coibir e fazer valer a LEI contra o crime de compra de voto, tendo no irmão-candidato, um verdadeiro campeão de arrecadação de contribuição para a campanha (alardeado pelos seus), o que é permitido por LEI, mas com contribuições oriundas de fontes absolutamente alheias e sem nada, nada mesmo ter, nem um interessezinho bem pequenininho, por Ipirá, a esmola ia fica maior do que a capacidade milagrosa do santo nessas terras longínquas do Ipirá . São essas coisa que fazem o céu desabar e depois fica todo mundo gaguejando, com voz presa e com cara de sabido-trouxa, que pensa que o mundo das pedras não desaba de vez em quando.



Até então, o maior lançador de nomes é o prefeito Diomário. Tanto lança como deslança e cortando pelo pescoço. O ex-deputado Jurandy Oliveira é um dos decepados. Muito entusiasmado e animado, Jurandy lançou seu nome no dia 7 de setembro, no dia seguinte o prefeito passou o cutelo, já foi. Pensa em Antônio e Dudy. Pensa e não pensa. Pensa mais no governador. Agradar o governador é mais compensatório e como seria do agrado do governador um candidato do seu PT com o apoio da macacada. Seria a maior vitória do grande articulador Diomário em todos os tempos: a apresentação de um petista na cabeça da chapa dos macacos. Valeria dois litros de whiski, um para o prefeito e outro para o governador, depois, só risos.



O macaco se pensar um pouco mais do que o que pensa, deve ficar igual a jegue quando vê rodilha de cascavel na beira do caminho. Diomário diz dizendo para desfazer desfazendo. Diomário ainda espera fritar lideranças macacas na manteiga, sem triturá-las, para em cima da hora apresentar um nome petista, para ser acatado pela cúpula macaca. Um bom sinal para o governador. Os macacos continuam lambendo as benesses do poder e Diomário consagrado: o líder que entregou o poder municipal ao petismo em Ipirá.



Por isso que as coisas não vão se desdobrar por estes meses. Para tudo acontecer, é melhor esperar pela prorrogação do jogo. Se o candidato do macaco sair agora, o PT de Ipirá cai fora. Por falar em PT de Ipirá, é bom que se diga que continua encalacrado. Continua porque quer. Para se juntar ao macaco perdeu uma banda. Para deixar a macacada perde outra banda. Tinha tudo para ser o partido com maior poder de atração de pessoas em Ipirá, devido ao presidente Lula, Dilma e governador Wagner, mas preferiram entrar num barco furado e vão ter que assumir o passo em falso, mas não da forma como estão querendo fazer, lançando um nome para prefeito. Não é por ai, um nome petista não contagia nem o seu coligado macaco, imagine a população de Ipirá. Este momento é de estaca zero, os petistas têm que compreender isso.



O Movimento Renova Ipirá tem que entrar em campo. É chegado o momento da mobilização, da discussão sobre os inúmeros e graves problemas do município de Ipirá. É chegado o momento de entrar em campo. Ipirá tem necessidade de um programa de políticas públicas para o município. Isso é o mais importante. Ipirá precisa de um projeto de governo para viabilizar o município de Ipirá como um município próspero, justo e humano para sua gente. Aguardamos o PT de Ipirá para essa construção.



O nome do candidato do Renova? Nossa preocupação é o nosso debate para construirmos, juntamente com as pessoas, o nosso projeto para Ipirá. Nosso nome será escolhido, democraticamente, dentro desse processo de cinco meses (para o nome), com o maior elenco possível de nomes, inclusive dos companheiros do PT de Ipirá, coisa que não acontecerá, por hipótese alguma, nas hostes da macacada. Petista ser candidato na cabeça dos macacos é mais do que estaca zero, é um zero do tamanho, não de uma estaca, mas do buraco negro que ameaça chafurdar a vida no planeta Terra. Ipirá necessita de ser pensada, caso contrário, a estaca continuará zero.

Um comentário:

Ivo Barretto disse...

Muito profunda a sua reflexão camarada Agildo. Por isso, nos orgulhamos de poder participar de um projeto efetivamente voltado para a população como um todo.
RENOVA IPIRÁ..........

Ivo Barretto