terça-feira, 14 de agosto de 2012

ACREDITE SE QUISER.

A his

A história da administração petista na Bahia começou em Jaguaquara, o primeiro município a ter vivido essa experiência administrativa na Bahia e tem continuidade na pequena e aguerrida Pintadas, que sofreu todo tipo de retaliação e perseguição dos governos carlista, tornando-se um centro da resistência democrática ao autoritarismo, em pleno sertão.

O povo soberano de Pintadas elegeu um governo petista para administrar o município; foi o suficiente para sofrer o rancor do carlismo que governava e dominava o estado. O carlismo não admitia essa ousadia e Pintadas passou a sofrer um cerco e uma perseguição maldita junto às esferas administrativas mais elevadas. Tudo parecia perdido, era só dificuldade.

O bloqueio e o desprezo por Pintadas agigantou essa gente simples da caatinga, que ficou destemida, resistente, insistente, determinada, valente e partiu para a luta disposta. Pintadas estava estrangulada e precisava de apoio para dar continuidade aquela experiência de governo popular. Os ventos da solidariedade e do humanismo começaram a soprar e uma nova aurora despontou sobre as terras do bem-virá. A sensibilidade humanística tocou muita gente e veio apoio da Europa; de ONGs; de professores e estudantes da UFBA e UEFS; de democratas baianos, como o médico Luís Humberto e outros mais, que no esforço gigantesco de uma corrente de solidariedade se dedicaram de forma voluntária, humana e de grandiosa generosidade em dar apoio técnico, moral e substancial para a manutenção e sustentação da vontade soberana, cidadã e democrática do povo de Pintadas.

Essa história recente e digna de Pintadas não foi construída do nada; foi fruto de uma sensibilidade humanística e de uma solidariedade que foi avivada e ativada com grande esforço e pelas mãos dadas de muitos. Foi o esforço e a bravura de um povo humilde para soerguer e garantir de forma viva a dignidade de sua gente. Foi uma luta de bravos que deram sua parcela de contribuição e sustentação na esperança de manter vivo o sonho e a grandeza humana de uma comunidade. Essa é a grande marca e exemplo de Pintadas. A generosidade humana foi a fiel escudeira da esperança de um povo simples.

Os poderosos que dominavam o governavam a Bahia enfrentaram o destemor de uma gente. Pintadas construiu e tem uma história de resistência; esse é seu grande tesouro e é isso que diferencia Pintadas de Ipirá. Pintadas não é um município qualquer. Pintadas carrega na alma de sua gente simples a bravura de uma resistência. Pintadas não se vendeu, não se rendeu e não se dobrou à opressão, à discriminação, à prepotência e à arrogância do carlismo na Bahia. Pintadas tem um povo destemido, que os poderosos não conseguiram reduzir, nem diminuir, muito menos decompor. O povo de Pintadas não se deixou submeter. Essa história tem que ser respeitada por todos os combatentes, principalmente pelos petistas. Infelizmente não é isso que acontece.

Tem petista em Ipirá que estufa o peito e fica por aí gabando-se de ser “petista de luta”. Tem petista em Ipirá que não dá a menor importância a essa história. Isso não é nada, para ele. Abrindo e vasculhando a Internet fiquei surpreso ao deparar-me com um processo 0001559-67.2011.805.0106 na qualificação de REU Município de Pintadas-Ba Rep. Pelo Prefeito Municipal – qualificação AUTOR José Carlos Matos de Oliveira. Para! Para aê!

Um presidente petista! O presidente do Diretório Municipal do PT de Ipirá entrar com uma ação judicial contra a administração municipal petista de Pintadas! Na minha consciência isso é uma falta de vergonha na cara, para não colocar uma palavra mais dura e verdadeira, é uma traição.

O presidente do Diretório Municipal de Ipirá, Carlinhos Baiano foi uma pessoa que trabalhou para a histórica e pioneira experiência administrativa petista na Bahia (Pintadas), prestando serviços e foi remunerado (não tenho nada contra isso); foi beneficiado pela oportunidade de trabalhar numa administração petista, junto a uma grande rede de organizações sociais, sindicatos, associações e comunidades. Aproveitou bastante, ganhou visibilidade pessoal e profissional. Não tenho dúvida, que o presidente do Diretório Municipal de Ipirá não enxergou e não viu a grandeza que aquilo representava.

Acionou a administração petista de Pintadas na Justiça. Pode ser e não deixa de não ser um direito seu, por um pleito seu, que não foi atendido como prestador de serviços, como funcionário público, como advogado, como o que quiser ser, desde quando seja prejudicado, não entro no mérito da questão, o senhor pode estar coberto de razão e de direito, mas como presidente do Diretório Municipal de Ipirá, V. Exa. não devia ter feito isso; V. Exa. foi duro e cruel com a administração petista. V. Exa. foi extremamente individualista, só pensou exclusivamente no seu interesse e não levou em conta a história e caráter político dessa administração petista de Pintadas, que tem um valor inestimável, que muito contribuiu para a própria honra, dignidade e amor-próprio do povo de Pintadas.

V.Exa. acionou a administração petista de Pintadas na Justiça. V.Exa. pode até achar que não é nada de mais, que é simplesmente requerer um direito, uma coisinha boba e que eu estou fazendo estardalhaço. É bem possível! Talvez, até eu esteja exagerando nas minha colocações, mas também, eu tenho minhas convicções e não posso deixar de explaná-las, até mesmo, porque não podemos negar a verdade histórica e isso tem peso, assim sendo, é natural que eu pense do jeito que eu penso, e na medida em que, o povo de Pintadas agiu com disposição, empenho, energia, na medida em que foi bravo e corajoso em determinado momento de sua vida, nada mais justo que se valorize isso, nada mais justo que se aja contra essas pessoas, com o máximo de ética, moral e coerência.

Não sou e não quero ser a palmatória do mundo, mas o que me impressiona é que V.Exa. agiu com um sentimento de orgulho e vaidade muito excessivo. Eu acho que V. Exa. não foi elegante, faltou-lhe as qualidades de magnânimo e de  generosidade que um dia, na história, foi a seiva que sustentou o povo de Pintadas. Esse negócio de que “tudo pode” só para uma personalidade cínica. V. Exa. deveria renunciar à condição de presidente do Diretório Municipal do PT de Ipirá. Essa é minha opinião, não sou dono da verdade.

Um comentário:

Rogerão da tora disse...

NAÕ PRECISA SER DONO DA VERDADE AGILDO. ELA ESTÁ AÍ NUA E CRUA. JÁ TINHA VISTO ISTO NA INTERNET E ATÉ COMENDADO COM VC SOBRE OUTRAS AÇÕES Q ESSA FIGURA JÁ BEM DEFINIDA PORVC RESPONDE.TEVE O CASO DE BAIXA-GRANDE ONDE ANTES DO PT CHEGAR AO PODER,ERA ELE O ADVOGADO DAS PESSOAS DEMITIDAS PELO ENTÃO PREFEITOSALVO ENGANO O U O FALECIDO AMADO OU MIMI. ASSIM Q O PT VENCEU, SEM O MENOR PUDOR ABANDONOU AS PESSOAS Q ELE "DEFENDIA" E FOI SER ASSESSOR JURÍDICO DO PREFEITO GILVAN RIOSE COM O AGRAVANTE DE SE VOLTAR CONTRA OS DEMITIDOS. TUDO POR DINHEIRO. A RAIVA DE.LE COM VALCY É Q ENCAMINHEI AO GESTOR DE PINTADAS E TAMBEM DE BAIXA-GRANDE UM VASTO DOSSIÊ MOSTRANDO OS PROCESSOS Q O "CARLINHOS BAIANO" RESPONDIA UM ATÉ POR RACISMO. VALCY O DEMITIU MAIS O GILVAM NÃO. ESTE SENHOR REALMENTE SÓ USOU O PT POR CONTA DE INTERESE PESSOAL, POR "USURA" GANÂNCIA" E "OLHO GROSSO" A AÇÃO Q MOVE CONTRA A PREFEITURA DE PINTADAS É VERGONHOSA. CADÊ O PT? É CASO PARA EXPULSÃO. GILVAN RIOS LAMENTO Q NÃO TOMOU A MESMA DECISÃO DE VALCY E PODE ESPERAR Q ELE FARÁ O MESMO NO DIA Q SAIR DA FUNÇÃO. AGILDO MEU AMIGO, GRANDE ABRAÇO.