quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VOCÊ SOFRE DE AMNÉSIA?


“Ganha eleições quem tem dinheiro”. Por causa dessas idéias compram-se votos em grosso e a varejo, assim sendo, isso virou uma exigência da economia que gira em torno das eleições, que envolve muitas atividades especulativas do mais alto grau de esperteza. O município de Ipirá tem 83,2% da sua população com renda de um salário mínimo para baixo. A carência das pessoas é o melhor cliente dessa especulação eleitoral. Na medida em que você sofre de amnésia não lembra e nada disso importa.

O prognóstico de gasto de cada uma das duas oligarquias que pretendem governar a prefeitura de Ipirá é de 500 mil. Não deve causar espanto anunciarem tanto dinheiro para conquistar uma prefeitura minúscula e inexpressiva como a de Ipirá, não está posto que: “ganha eleições quem tem dinheiro”. Tratando-se da prefeitura de Ipirá, o que está em jogo não são inexpressivos 100 mil reais mensais, mas uma bolada gorda de quase 6 milhões mensais. Não tem nada a ver com o interesse público ou amor a Ipirá, por mais que sua amnésia não permita que você visualize essa demanda.

“O pessoal acaba esquecendo”, essa é a esperança da cúpula da politicagem.  É bem provável que o indiciado, munido de um punhado de ordens judiciais, se eleja prefeito novamente, afinal de contas, você sofre de amnésia. Ao final das contas, as pessoas acabam esquecendo e nada melhor do que o esquecimento para que a encenação da politicagem atinja o seu apogeu na intensidade máxima do seu sentimento e emoção, leitor e eleitor, que nada tem a ser afetado pelo fato de Ipirá ter 83,2% de sua gente em estado de pobreza e abaixo da linha de pobreza. A amnésia não deixar ver essa chaga.

Se existe um inocente útil e ingênuo por natureza é o portador de amnésia. Seis milhas mensal é um oásis em meio à pobreza. No capitalismo, as pessoas querem ser ricas, bilionárias, trilionárias, é a essência do sistema. Para ficar rico em um lugar de pobreza o caminho mais pavimentado é a prefeitura. As oligarquias locais colocam-se como as únicas com pleno poder, capacidade e condições de governar o município de Ipirá. Os sofredores de amnésia comem esse H.

As oligarquias locais apresentam-se divididas em duas chapas: a “chapa branca” (oficial) e a “chapa da família real”. Embora, ambas, sem gozar de confiança e credibilidade, devido a uma prática espúria e um passado tenebroso, acham-se investidas de uma missão especial “salvar Ipirá”. Mas é jogo de poder, que envolve cobra criada e lacaios de toda ordem.

A Oligarquia controla o grosso do dinheiro público e tenta driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Meia-dúzia de cupinchas apresentam-se como empreiteiros nas licitações públicas (construções, transporte, lixo, merenda, etc.), para darem uma bocada no bolo; outra meia-dúzia, como comerciantes atrás do cliente prefeitura, para darem a sua mordida. Uma parcela mínima do grupo vende a alma em busca de uma pequena oportunidade junto ao poder (emprego assalariado, aluguel de um carro, de uma casa, etc). 83,2% do povo de Ipirá continua vivendo na pobreza e abaixo da linha de pobreza, necessitando de assistencialismo de toda ordem. Essa é a espinha dorsal do esquema político numa localidade pobre.

Para chegar ao poder a oligarquia tem que ludibriar o povo. O vereador e o cabo eleitoral são os elementos mais importantes no esquema. São os controladores dos votos dessa população que vive na pobreza e tem que ficar na pobreza para serem objetos de manipulação eleitoral. Os vereadores são os vaqueiros do rebanho da oligarquia. Não é à-toa que os oligarcas dizem que possuem um patrimônio de treze mil votos. O vereador quer o seu quinhão no sistema e nada mais. Estão no seu limite como bons serviçais das oligarquias.

É um jogo de interesse. Os interesses das oligarquias e sua turma contra os interesses públicos da população. A parcela de pessoas conscientes e independentes em Ipirá toma corpo, resiste e atua contra esse esquema oligárquico. É uma pena que o petismo local tenha embarcado nesse jogo de “farinha pouca, meu pirão primeiro”, esquecendo inclusive o bravo tempo em que seu vereador “Buscando a Cidadania” numa atuação exemplar, de vigilância e defesa do bem público, combatia as mazelas de prefeitos do tipo LC e AC, dignos representantes das nefastas oligarquias locais, inclusive, dando origem aos processos que os tornaram fichas sujas. Querer negar isso, só se a população tivesse esquecimento congênito. Dizer que não foi assim, só tendo muita cara-de-pau para achar que a população de Ipirá sofre de amnésia.


Nenhum comentário: